domingo, 7 de junho de 2015

Como montar um call-center - PARTE 3

Equipamentos





Os equipamentos básicos para o funcionamento de uma empresa de call center são:• Microcomputadores e acessórios;• Headphones;• Scanners;• Mesas e cadeiras;• Armários para arquivos;• Software de gestão.

Ao fazer o layout da empresa, o empreendedor deve levar em consideração a ambientação, decoração, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros e estacionamento.


Matéria Prima/Mercadoria
A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.
Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento. Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.Uma empresa de call center é tipicamente uma prestadora de serviços. Portanto, como não há venda de mercadorias, o consumo de produtos resume-se à manutenção e limpeza do parque tecnológico.

Organização do Processo Produtivo
O processo produtivo de uma empresa de um call center varia muito de acordo com o tipo de serviço contratado, podendo variar do telemarketing ativo (quando os operadores ligam para os telefones dos clientes potenciais) ou telemarketing passivo (quando os operadores atendem as ligações). As principais aplicações são:• Venda de produtos e serviços.• Agendamento de visitas.• Confirmação de presença em eventos.• Cobrança de inadimplentes.• Atualização de cadastros.• Reativação de clientes.• Serviços de Atendimento ao Cliente.• Suporte técnico.• Pós-venda.• Pesquisas.• Central de e-mail.

Automação
A automação faz parte da composição do serviço prestado por uma empresa de call center. O empreendedor deve procurar no mercado os principais fornecedores de sistemas informatizados (softwares) de CRM (Customer Relationship Management). Deve avaliar o preço cobrado, o serviço de manutenção, a conformidade em relação à legislação fiscal municipal e estadual, a facilidade de suporte e as atualizações oferecidas pelo fornecedor, verificando ainda se o aplicativo possui funcionalidades, tais como:• Controle dos dados sobre faturamento/vendas, gestão de caixa e bancos (conta corrente);• Acompanhamento de manutenção e depreciação dos equipamentos;• Organização de compras e contas a pagar;• Emissão de pedidos;• Controle de taxa de serviço;• Lista de espera;• Relatórios e gráficos gerenciais para análise real do faturamento da empresa.

Canais de Distribuição







Como o próprio nome diz a prestação do serviço aos usuários finais de um call center é feita via atendimento telefônico. Já o processo de contratação dos serviços de um call center demanda reuniões presenciais com a empresa contratante, assim como a maioria das negociações corporativas.

Investimento
O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento. Uma empresa de call center com cinco estações de trabalho, estabelecida em uma área de 50 m², exige um investimento inicial estimado em torno de R$ 40 mil, a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens: • Reforma do local: R$ 8.000,00;• Estações de trabalho: R$ 20.000,00;• Armários para arquivo: R$ 3.000,00;• Mesas e cadeiras: R$ 5.000,00;• Capital de giro: R$ 4.000,00.


Capital de Giro
Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.
O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).
Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.
Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão-de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta necessidade do caixa.
Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.
Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.

Geralmente, a necessidade de capital de giro para a operação de uma empresa de call center é baixa, em torno de 10% do investimento inicial.


Custos
São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção.

O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

Os custos para abrir uma empresa de call center, com faturamento médio mensal de R$ 30.000,00 devem ser estimados considerando os itens abaixo:• Salários, comissões e encargos: R$ 13.000,00;• Tributos, impostos, contribuições e taxas: R$ 4.000,00;• Aluguel, taxa de condomínio, segurança: R$ 1.000,00;• Água, luz, telefone e acesso a internet: R$ 5.000,00;• Manutenção de equipamentos: R$ 2.000,00;• Produtos para higiene e limpeza da empresa e funcionários: R$ 250,00;• Assessoria contábil: R$ 500,00;• Propaganda e publicidade da empresa: R$ 500,00;• Aquisição de matéria-prima e insumos: R$ 500,00.

Seguem algumas dicas para manter os custos controlados:• Comprar pelo menor preço;• Negociar prazos mais extensos para pagamento de fornecedores;• Evitar gastos e despesas desnecessárias;• Manter equipe de pessoal enxuta.

Diversificação/Agregação de Valor
Agregar valor significa oferecer produtos e serviços complementares ao produto principal, diferenciando-se da concorrência e atraindo o público-alvo. Não basta possuir algo que os produtos concorrentes não oferecem. É necessário que esse algo mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem competitiva e aumente o seu nível de satisfação com o produto ou serviço prestado.

As pesquisas quantitativas e qualitativas podem ajudar na identificação de benefícios de valor agregado. No caso de uma empresa de call center, há várias oportunidades de diferenciação, tais como:• Realização de contratos corporativos com percentual de desempenho, que permitem o compartilhamento de riscos juntamente com a empresa contratante;• Prestação de serviços remodelagem de processos de negócio (BPO – Business Process Outsourcing);• Oferta de serviços de implantação tecnológica de URA (Unidade Resposta Audível) e treinamento de operadores.


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