MERCADO
O
mercado para as academias de ginástica é grande e apresenta crescimento
constante.
Estima-se
que existam no país cerca de 24.000 academias de ginástica, sendo o Brasil o
maior mercado de academias de ginástica da América Latina e o segundo país do
mundo em número de academias, perdendo apenas para os Estados Unidos.
As
academias de ginástica geram hoje um faturamento próximo aos R$ 3 bilhões ao
ano, segundo a ACAD - Associação Brasileira de Academias, e cresce a um ritmo
de 10% ao ano, segundo especialistas do setor.
Esse
crescimento deve ser confirmado nos próximos anos, pois apenas 3% da população
brasileira está matriculada ou frequenta academias, e somente 13% da população
pratica alguma atividade física.
O
crescimento econômico do Brasil nos últimos anos, com reflexos na expansão do
poder aquisitivo das classes C, D e E, trouxe para o mercado um contingente
enorme de potenciais clientes para as academias. Além disso, com os grandes
eventos esportivos que estaremos sediando, Copa do Mundo FIFA 2014 e as
Olimpíadas Rio 2016, é esperado um aumento ainda maior dos praticantes de
esportes e atividades físicas em geral, trazendo um número adicional de novos
clientes.
As
oportunidades estão em todas as regiões do pais e em todas as cidades, não
importa seu tamanho ou a população da mesma. Apesar do crescimento das redes de
academias nas grandes cidades, há ainda muitas oportunidades para os pequenos
empreendimentos, pois a capilaridade, ou seja, a necessidade que esses
estabelecimentos estejam próximos aos clientes, nos bairros e nas pequenas
cidades, é uma característica importante desse setor, onde 90% dos
estabelecimentos são pequenos negócios.
LOCALIZAÇÃO
A
escolha do local de instalação da academia é, seguramente, um dos aspectos mais
importantes para o sucesso de um empreendimento deste tipo.
Para
a definição do local o empreendedor deverá considerar alguns fatores
relevantes, dentre os quais: concentração e poder aquisitivo dos potenciais
frequentadores, e concorrência de clubes e outras academias que exploram o
mesmo segmento de público.
Conhecer
bem o local, seja a cidade, bairro ou microrregião onde se pretende abrir a
academia, incluindo o perfil econômico dos potenciais clientes, seus hábitos,
cultura, locais de concentração ou movimentação de pessoas, assim como as
opções de lazer e esporte já existentes, podem ajudar a definir o tipo de
serviço ou atividade física que se vai oferecer.
Antes
de se definir por um imóvel para abertura e montagem de uma Academia de
Ginástica, deve-se observar os seguintes detalhes:
-
Certifique-se de que o imóvel em questão atende as suas necessidades
operacionais quanto à localização, capacidade de instalação, características da
vizinhança, e se é atendido por serviços de água, luz, esgoto, telefone, etc.;
-
Avalie as comodidades que possam tornar mais atrativa e conveniente à presença
dos frequentadores, tais como facilidade de acesso e estacionamento para
clientes;
-
Cuidado com imóveis situados em locais sujeitos a inundações ou próximos às
zonas de risco. Consulte a vizinhança a respeito.
-
Atente para os aspectos de acesso e acessibilidade dos clientes;
-
Avalie as condições de conservação e segurança do imóvel, bem como os aspectos
legais e de zoneamento urbano junto à prefeitura.
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