quinta-feira, 4 de junho de 2015

Como montar uma academia de ginástica - PARTE 2

 
MERCADO
 



O mercado para as academias de ginástica é grande e apresenta crescimento constante.

Estima-se que existam no país cerca de 24.000 academias de ginástica, sendo o Brasil o maior mercado de academias de ginástica da América Latina e o segundo país do mundo em número de academias, perdendo apenas para os Estados Unidos.

As academias de ginástica geram hoje um faturamento próximo aos R$ 3 bilhões ao ano, segundo a ACAD - Associação Brasileira de Academias, e cresce a um ritmo de 10% ao ano, segundo especialistas do setor.

Esse crescimento deve ser confirmado nos próximos anos, pois apenas 3% da população brasileira está matriculada ou frequenta academias, e somente 13% da população pratica alguma atividade física.

O crescimento econômico do Brasil nos últimos anos, com reflexos na expansão do poder aquisitivo das classes C, D e E, trouxe para o mercado um contingente enorme de potenciais clientes para as academias. Além disso, com os grandes eventos esportivos que estaremos sediando, Copa do Mundo FIFA 2014 e as Olimpíadas Rio 2016, é esperado um aumento ainda maior dos praticantes de esportes e atividades físicas em geral, trazendo um número adicional de novos clientes.

As oportunidades estão em todas as regiões do pais e em todas as cidades, não importa seu tamanho ou a população da mesma. Apesar do crescimento das redes de academias nas grandes cidades, há ainda muitas oportunidades para os pequenos empreendimentos, pois a capilaridade, ou seja, a necessidade que esses estabelecimentos estejam próximos aos clientes, nos bairros e nas pequenas cidades, é uma característica importante desse setor, onde 90% dos estabelecimentos são pequenos negócios.


LOCALIZAÇÃO







A escolha do local de instalação da academia é, seguramente, um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um empreendimento deste tipo.

Para a definição do local o empreendedor deverá considerar alguns fatores relevantes, dentre os quais: concentração e poder aquisitivo dos potenciais frequentadores, e concorrência de clubes e outras academias que exploram o mesmo segmento de público.
Conhecer bem o local, seja a cidade, bairro ou microrregião onde se pretende abrir a academia, incluindo o perfil econômico dos potenciais clientes, seus hábitos, cultura, locais de concentração ou movimentação de pessoas, assim como as opções de lazer e esporte já existentes, podem ajudar a definir o tipo de serviço ou atividade física que se vai oferecer.

Antes de se definir por um imóvel para abertura e montagem de uma Academia de Ginástica, deve-se observar os seguintes detalhes:
- Certifique-se de que o imóvel em questão atende as suas necessidades operacionais quanto à localização, capacidade de instalação, características da vizinhança, e se é atendido por serviços de água, luz, esgoto, telefone, etc.;

- Avalie as comodidades que possam tornar mais atrativa e conveniente à presença dos frequentadores, tais como facilidade de acesso e estacionamento para clientes;

- Cuidado com imóveis situados em locais sujeitos a inundações ou próximos às zonas de risco. Consulte a vizinhança a respeito.

- Atente para os aspectos de acesso e acessibilidade dos clientes;

- Avalie as condições de conservação e segurança do imóvel, bem como os aspectos legais e de zoneamento urbano junto à prefeitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário