quinta-feira, 4 de junho de 2015

Como montar uma academia de ginástica - PARTE 5


MATÉRIA PRIMA








A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda.

Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
- Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.
Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.

- Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.

- Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.

Como se trata de uma prestação de serviços, as mercadorias ou matérias- primas envolvidas na atividade não são muito relevantes em termos de volume e custo, mas são muito importantes nos aspectos de higiene e conforto para os clientes.

Atenção a materiais de banheiro, toalete, higienização pelo uso dos equipamentos, limpeza geral das instalações, entre outros, requer acompanhamento constante e seleção adequada de fornecedores, ambiente e local adequado para seu armazenamento, além controle de uso e reposição.

Se a academia possui uma lanchonete, mesmo que terceirizada, a disponibilidade, armazenamento e manipulação dos alimentos, requerem atenção redobrada, pois podem comprometer a saúde dos clientes, além de estarem sujeitas à fiscalização da ANVISA e das Secretarias Municipais de Vigilância Sanitária.

Para a definição do mix dos produtos/serviços a serem oferecidos, o empresário deverá visitar concorrentes, ouvir permanentemente seus clientes e ir fazendo adaptações ao longo do tempo.


Organização do Processo Produtivo






Como em todo negócio, o primeiro passo é conquistar o cliente: mostrar a academia, seus equipamentos, facilidades, serviços, e a atenção que o aluno terá dos seus profissionais habilitados. A apresentação dos preços, modalidades e formas de associação e pagamento, também fazem parte dessa etapa inicial.

Conquistado o cliente, o próximo passo é a matrícula e avaliação física. O exame médico pode ser obrigatório ou não, dependendo da legislação específica do Estado ou Município, mas entendemos que sua realização seja uma boa prática e deve ser mantida.

O serviço oferecido vai muito além da disponibilidade de equipamentos e professores. A orientação profissional, de acordo com as necessidades e objetivos do cliente, passa por um acompanhamento inicial para o perfeito usos dos equipamentos, seqüências de exercícios mais apropriadas, posturas, graus de dificuldade e esforço aplicáveis a cada aluno.

Também é importante a apresentação aos novos alunos as instalações e facilidades existentes, como os vestiários, lanchonete, loja, etc., quando for o caso.

O acompanhamento dos progressos obtidos, de forma periódica e profissional, bem como novas orientações e correções de rumo, completam o ciclo de procedimentos voltados ao bem estar e satisfação do cliente.

Outros processos administrativos e gerenciais, bem como as áreas de apoio e administrativa, têm papel importante no bom andamento da academia, abrangendo as áreas de faturamento, marketing, informática, compras, financeira e administração de pessoal, além da manutenção dos equipamentos e a limpeza do local.



Automação






A automação das academias de ginástica é utilizada também como um elemento de diferenciação e agregação de valor, dependendo da segmentação e público alvo. É empregada com maior ou menor intensidade na atração de clientes, mas principalmente como elemento de gestão e controle da freqüência e uso dos equipamentos.

Em academias mais sofisticadas a automação vai desde o ingresso dos freqüentadores através de equipamentos biométricos (ex: leitores de digitais), passando pela escolha dos aparelhos altamente digitalizados e integrados a televisores, monitores, etc., até a integração destes aparelhos com softwares de acompanhamento físico individual de cada freqüentador.

Na parte administrativa a automação se dá através do emprego de softwares (pacotes) especiais para gestão de academias com módulo de cadastro, matrícula, cobrança, dentre outros.

A escolha dos equipamentos e software adequados ao porte e proposta da academia é um passo importante, e seu custo pode variar bastante, seja pela qualidade, sofisticação ou mesmo pela localização do estabelecimento.


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