15. Diversificação/Agregação de Valor
A
diversificação de um produto ou serviço deve sempre ser buscada pelo
empresário, seja para em momentos de recessão poder escoar e vender seus
produtos, seja para aproveitar momentos e processos ociosos, ampliando assim
sua receita, sempre complementado o serviço principal ofertado. Não basta ao
empresário apenas possuir algo que os produtos concorrentes não oferecem. É
necessário que esse algo mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem
competitiva e aumente o seu nível de satisfação com o produto ofertado.
No
caso do negócio aqui apresentado - marketing digital -, há inúmeras outras
possibilidades de diversificação, pois a empresa pode funcionar como uma
agência de publicidade, ofertando serviços de comunicação visual, criação de
marcas e logos, estruturação de campanhas de publicidade e a construção de
websites.
16.
Divulgação
A
propaganda é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços e
produtos conhecidos pelos clientes potenciais. O objetivo da propaganda é
construir uma imagem positiva frente aos clientes e tornar conhecidos os
serviços oferecidos pela empresa.
A
primeira regra a se seguir antes de divulgar uma empresa de serviços como uma
agência de marketing digital, é fazer a definição de seu público-alvo e isso
varia bastante conforme o serviço a ser prestado. O seu consumidor meta pode
ser uma pessoa, empresa ou um grupo. Definido o seu público-alvo, o próximo
passo é partir para a divulgação de fato, fazendo investimento em dinheiro e
contratando mão-de-obra para a ação.
Existem
diferentes tipos de mídia para divulgação e cada uma é mais apropriada para uma
determinada classe social a ser atingida.
A
lista telefônica é a mídia que não fala. O hábito do brasileiro de consultar as
páginas amarelas é antigo e certeiro, então seja para o público de classe alta
ou baixa, não deixe de anunciar na lista. Muitas vezes, esta forma de procura é
mais rápida que na Internet, que vai te dar resultados nacionais sobre o termo
pesquisado, mas a lista limita-se à sua cidade e ao seu bairro.
Para
esse segmento de agência de marketing digital de todas as opções para campanhas
o que realmente vai fazer o grande diferencial é o investimento pesado no
próprio serviço, um bom site, uma rede social bem alimentada, mostrar que sua
empresa também utiliza seus próprios serviços como canal de vendas.
A
melhor forma de usar a rede mundial de computadores a seu favor é investindo em
um site com os serviços prestados, cartela de clientes, endereço e telefone.
Seja claro e objetivo na página e coloque a possibilidade de pedir um orçamento
virtual, porque o mundo hoje em dia é bastante informatizado e a maioria das
pessoas dispensa um orçamento por telefone, preferindo receber a proposta por
email.
Fazer
a divulgação em redes sociais com atenção à abrangência que espera atingir:
local, regional ou nacional.
Colocar
ações no Facebook, Instagram ou Twitter é uma boa para a imagem da empresa. O
mesmo vale para o email marketing, também conhecido como newsletter. Para essas
ações tenha em mãos um grupo de emails bem definido.
Uma
das formas bem usadas para divulgar o empreendimento novo é o envio de
representantes comerciais até os clientes. Eles agem como negociadores,
fechando contratos e os encaminhando até a empresa. Nesta forma de divulgação a
vantagem do cliente está em seu local de trabalho ou em casa, o que facilita a
negociação, pois ele se sente mais confortável e aberto a propostas.
17.
Informações Fiscais e Tributárias
O
segmento de AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação
Nacional de Atividades Econômicas) 7319-0/03 como a atividade de serviço de
marketing promocional direto, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime
Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME
(Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei
Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não
ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa,
R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno
porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.
Nesse
regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições,
por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do
Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional
(http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):
• IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
• CSLL (contribuição social sobre o lucro);
• PIS (programa de integração social);
• COFINS (contribuição para o financiamento da
seguridade social);
• ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer
natureza);
• INSS (contribuição para a Seguridade Social
relativa a parte patronal).
Conforme
a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse
ramo de atividade, variam de 6% a 17,42%, dependendo da receita bruta auferida
pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção
pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês
de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao
número de meses de atividade no período.
Se o
Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios
tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse
imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal
poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.
Se a
receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o
empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá
optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual) . Para se
enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme
a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII
(http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm
). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em
valores fixos mensais conforme abaixo:
I)
Sem empregado
• 5% do salário mínimo vigente - a título de
contribuição previdenciária do empreendedor;
• R$ 5,00 a título de ISS - Imposto sobre
serviço de qualquer natureza.
II)
Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de
um salário mínimo ou piso da categoria)
O
empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes
percentuais:
• Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;
• Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a
remuneração do empregado.
Havendo
receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu
empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.
Para
este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será
muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura
do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.
Fundamentos
Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares
nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples
Nacional nº 94/2011.
18. Eventos
Estar
sempre alinhado com seu segmento, aperfeiçoar seus produtos e serviços,
aumentar vendas com qualidade e não perder o foco em sua especialização são
metas que uma agência de marketing digital deve colocar no seu planejamento.
Tendo em vista que este mercado esta ligado a tecnologia, e, a mesma apresenta
mudanças constantes.
No
contexto da economia mundial, as feiras e demais eventos que reúnem
conhecimento e inovação são importantes, em cada um dos setores, dada a
relevância atribuída às exportações, muito valorizada para a imagem e o
crescimento das corporações. Se bem escolhidos, os eventos empresariais, como
por exemplo, as feiras, representam o caminho mais rápido e eficiente para
conquistar importantes espaços no mercado externo, traduzindo os investimentos
em crescimento.
Segue
alguns dos principais eventos da área:
Brazil Summit: Taking Off: How to Sustain Success
http://www.braziltakesoff.net/
China-LAC Summit
Conferência
Anual sobre o Futuro da Tecnologia
Congresso
Brasileiro de Marketing
Congresso
Crime Eletrônicos e Formas de Proteção FECOMERCIO
Congresso
de Comunicação Empresarial Aberje Rio de Janeiro
Fórum
IBM
Seminário
TelComp
19.
Entidades em Geral
ABAP
– Associação Brasileira de Agências de Publicidade
Tel.:
(11) 3074-2160
http://www.abap.com.br
ABDOH
– Associação Brasileira de Mídia Digital Out-of-Home Rua Prof. Carlos de
Carvalho 164, cj 21
Tel.:
(11) 3078-8311 http://www.abdoh.com.br
ABERJE
– Associação Brasileira de Comunicação Empresarial Av. Angélica, 1757 - 12º
andar - Higienópolis - 01227-200 - São Paulo - SP Tel./fax: (11) 3662-3990
http://www.aberje.com.br
ABRAT_
Associação Brasileira de empresas de tecnologia da informação Tel./Fax: (11)
5904-2544
http://www.abrat.com.br/
20. Dicas
de Negócio
Independente
do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um
planejamento.
Assim,
também em qualquer negócio, o tempo que se gasta antes de começar é dinheiro
que se deixa de perder: os problemas, prováveis ou meramente possíveis, já foram
pensados e a solução equacionada antes que ele vire perda. Entretanto, de nada
vale planejar se não for para cumprir o planejamento. Muito importante: isto
não significa um engessamento das ações. Significa, sim, não fugir do plano
inicial, muito embora ao longo do processo algumas das coisas que se planejou
tenham que ser revistas e/ou adaptadas. Ou seja, o planejamento é um
instrumento dinâmico, mas o foco não deve ser perdido.
Outro
cuidado relevante é com o foco da empresa: é fundamental evitar a tentação de
improvisar para agregar valor e acabar fazendo muitas coisas, por vezes mal
feitas. Sempre seguir planejamento e simulações. Outros pontos importantes:
- Avaliar permanentemente a receptividade da
clientela ao atendimento dos serviços na qualidade global de atendimento ao
cliente, ou seja: qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais
atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente, além de comodidades
adicionais com respeito a estacionamento, facilidade de agendamento de horário,
cumprimento de horário ou prazos, etc;
- Procurar fidelizar a clientela com ações de
pós-venda, como envio de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços
ofertados, etc;
O
empreendedor deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um
negócio que requer inovação e adaptação constantes, em face das novas
tendências que surgem dia a dia.
21.
Características
O
empreendedor envolvido com atividades ligadas a este setor precisa adequar-se a
um perfil fortemente comprometido com a evolução acelerada de um ramo altamente
disputado por concorrentes dinâmicos e atualizados. Algumas características
desejáveis ao empresário desse ramo são:
-
Ter uma boa comunicação e criatividade;
- Pesquisar
e observar permanentemente o segmento de mercado onde está competindo,
promovendo ajustes e adaptações no negócio;
- Ter atitude e iniciativa para promover as
mudanças necessárias;
- Saber administrar todas as áreas internas da
empresa;
- Saber negociar, vender benefícios e manter
clientes satisfeitos;
- Ter visão clara de onde quer chegar;
- Planejar e acompanhar o desempenho da empresa;
- Ser persistente e não desistir dos seus
objetivos;
- Manter o foco definido para a atividade
empresarial;
- Assumir riscos calculados;
- Estar sempre disposto a inovar e promover
mudanças;
- Ter habilidade para liderar sua equipe de
profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário