sábado, 6 de junho de 2015

Como montar uma agência de marketing digital - PARTE 5

15. Diversificação/Agregação de Valor





A diversificação de um produto ou serviço deve sempre ser buscada pelo empresário, seja para em momentos de recessão poder escoar e vender seus produtos, seja para aproveitar momentos e processos ociosos, ampliando assim sua receita, sempre complementado o serviço principal ofertado. Não basta ao empresário apenas possuir algo que os produtos concorrentes não oferecem. É necessário que esse algo mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem competitiva e aumente o seu nível de satisfação com o produto ofertado.

No caso do negócio aqui apresentado - marketing digital -, há inúmeras outras possibilidades de diversificação, pois a empresa pode funcionar como uma agência de publicidade, ofertando serviços de comunicação visual, criação de marcas e logos, estruturação de campanhas de publicidade e a construção de websites.


16. Divulgação

A propaganda é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços e produtos conhecidos pelos clientes potenciais. O objetivo da propaganda é construir uma imagem positiva frente aos clientes e tornar conhecidos os serviços oferecidos pela empresa.

A primeira regra a se seguir antes de divulgar uma empresa de serviços como uma agência de marketing digital, é fazer a definição de seu público-alvo e isso varia bastante conforme o serviço a ser prestado. O seu consumidor meta pode ser uma pessoa, empresa ou um grupo. Definido o seu público-alvo, o próximo passo é partir para a divulgação de fato, fazendo investimento em dinheiro e contratando mão-de-obra para a ação.

Existem diferentes tipos de mídia para divulgação e cada uma é mais apropriada para uma determinada classe social a ser atingida.

A lista telefônica é a mídia que não fala. O hábito do brasileiro de consultar as páginas amarelas é antigo e certeiro, então seja para o público de classe alta ou baixa, não deixe de anunciar na lista. Muitas vezes, esta forma de procura é mais rápida que na Internet, que vai te dar resultados nacionais sobre o termo pesquisado, mas a lista limita-se à sua cidade e ao seu bairro.

Para esse segmento de agência de marketing digital de todas as opções para campanhas o que realmente vai fazer o grande diferencial é o investimento pesado no próprio serviço, um bom site, uma rede social bem alimentada, mostrar que sua empresa também utiliza seus próprios serviços como canal de vendas.

A melhor forma de usar a rede mundial de computadores a seu favor é investindo em um site com os serviços prestados, cartela de clientes, endereço e telefone. Seja claro e objetivo na página e coloque a possibilidade de pedir um orçamento virtual, porque o mundo hoje em dia é bastante informatizado e a maioria das pessoas dispensa um orçamento por telefone, preferindo receber a proposta por email.

Fazer a divulgação em redes sociais com atenção à abrangência que espera atingir: local, regional ou nacional.

Colocar ações no Facebook, Instagram ou Twitter é uma boa para a imagem da empresa. O mesmo vale para o email marketing, também conhecido como newsletter. Para essas ações tenha em mãos um grupo de emails bem definido.

Uma das formas bem usadas para divulgar o empreendimento novo é o envio de representantes comerciais até os clientes. Eles agem como negociadores, fechando contratos e os encaminhando até a empresa. Nesta forma de divulgação a vantagem do cliente está em seu local de trabalho ou em casa, o que facilita a negociação, pois ele se sente mais confortável e aberto a propostas.


17. Informações Fiscais e Tributárias

O segmento de AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7319-0/03 como a atividade de serviço de marketing promocional direto, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa, R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.

Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):

•  IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
•  CSLL (contribuição social sobre o lucro);
•  PIS (programa de integração social);
•  COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
•  ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza);
•  INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 6% a 17,42%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.


Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual) . Para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII (http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm ). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores fixos mensais conforme abaixo:
I) Sem empregado
•  5% do salário mínimo vigente - a título de contribuição previdenciária do empreendedor;
•  R$ 5,00 a título de ISS - Imposto sobre serviço de qualquer natureza.

II) Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de um salário mínimo ou piso da categoria)
O empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:
•  Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;
•  Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do empregado.
Havendo receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.


Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.


18. Eventos





Estar sempre alinhado com seu segmento, aperfeiçoar seus produtos e serviços, aumentar vendas com qualidade e não perder o foco em sua especialização são metas que uma agência de marketing digital deve colocar no seu planejamento. Tendo em vista que este mercado esta ligado a tecnologia, e, a mesma apresenta mudanças constantes.

No contexto da economia mundial, as feiras e demais eventos que reúnem conhecimento e inovação são importantes, em cada um dos setores, dada a relevância atribuída às exportações, muito valorizada para a imagem e o crescimento das corporações. Se bem escolhidos, os eventos empresariais, como por exemplo, as feiras, representam o caminho mais rápido e eficiente para conquistar importantes espaços no mercado externo, traduzindo os investimentos em crescimento.

Segue alguns dos principais eventos da área:

Brazil Summit: Taking Off: How to Sustain Success
http://www.braziltakesoff.net/
China-LAC Summit

Conferência Anual sobre o Futuro da Tecnologia

Congresso Brasileiro de Marketing

Congresso Crime Eletrônicos e Formas de Proteção FECOMERCIO

Congresso de Comunicação Empresarial Aberje Rio de Janeiro

Fórum IBM


Seminário TelComp


19. Entidades em Geral

ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade
Tel.: (11) 3074-2160
http://www.abap.com.br

ABDOH – Associação Brasileira de Mídia Digital Out-of-Home Rua Prof. Carlos de Carvalho 164, cj 21
Tel.: (11) 3078-8311 http://www.abdoh.com.br

ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial Av. Angélica, 1757 - 12º andar - Higienópolis - 01227-200 - São Paulo - SP Tel./fax: (11) 3662-3990
http://www.aberje.com.br

ABRAT_ Associação Brasileira de empresas de tecnologia da informação Tel./Fax: (11) 5904-2544
http://www.abrat.com.br/


20. Dicas de Negócio

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento.

Assim, também em qualquer negócio, o tempo que se gasta antes de começar é dinheiro que se deixa de perder: os problemas, prováveis ou meramente possíveis, já foram pensados e a solução equacionada antes que ele vire perda. Entretanto, de nada vale planejar se não for para cumprir o planejamento. Muito importante: isto não significa um engessamento das ações. Significa, sim, não fugir do plano inicial, muito embora ao longo do processo algumas das coisas que se planejou tenham que ser revistas e/ou adaptadas. Ou seja, o planejamento é um instrumento dinâmico, mas o foco não deve ser perdido.

Outro cuidado relevante é com o foco da empresa: é fundamental evitar a tentação de improvisar para agregar valor e acabar fazendo muitas coisas, por vezes mal feitas. Sempre seguir planejamento e simulações. Outros pontos importantes:

-  Avaliar permanentemente a receptividade da clientela ao atendimento dos serviços na qualidade global de atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente, além de comodidades adicionais com respeito a estacionamento, facilidade de agendamento de horário, cumprimento de horário ou prazos, etc;
-  Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como envio de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços ofertados, etc;

O empreendedor deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes, em face das novas tendências que surgem dia a dia.


21. Características

O empreendedor envolvido com atividades ligadas a este setor precisa adequar-se a um perfil fortemente comprometido com a evolução acelerada de um ramo altamente disputado por concorrentes dinâmicos e atualizados. Algumas características desejáveis ao empresário desse ramo são:

- Ter uma boa comunicação e criatividade;
 - Pesquisar e observar permanentemente o segmento de mercado onde está competindo, promovendo ajustes e adaptações no negócio;
-  Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias;
-  Saber administrar todas as áreas internas da empresa;
-  Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos;
-  Ter visão clara de onde quer chegar;
-  Planejar e acompanhar o desempenho da empresa;
-  Ser persistente e não desistir dos seus objetivos;
-  Manter o foco definido para a atividade empresarial;
-  Assumir riscos calculados;
-  Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças;

-  Ter habilidade para liderar sua equipe de profissionais.

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