sábado, 6 de junho de 2015

Como montar uma agência de marketing digital - PARTE 4

8. Matéria Prima/Mercadoria





A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:

-  Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.

-  Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.

-  Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega. Demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.

As principais matérias-primas utilizadas por uma empresa de marketing digital são:

-  A internet de alta velocidade;

-  Materiais de escritório e computadores com boa capacidade de processamento de informações gráficas;

-  Além dos equipamentos de informática, o grande diferencial para as empresas desse ramo é a diversidade de softwares para a elaboração das mídias digitais que serão usadas no marketing digital; Principais softwares utilizados pelo setor: DreamWeaver, FrontPage, NVU, FireWorks, PhotoShop, Corel Draw, Gif Animator, Diniz Gif Animator, Flash.



9. Organização do Processo Produtivo
   
O processo produtivo é a combinação de fatores de produção que proporciona a realização e obtenção de um determinado produto/serviço.

O processo produtivo de uma empresa de prestação de serviços de marketing digital é bastante simples. Deve-se em primeiro lugar contatar o cliente e fazer uma visita ao local, ou recebê-lo no próprio estabelecimento, para identificação do trabalho a ser realizado. Esta etapa é para obter o briefing do serviço a ser realizado.

O segundo passo é passar para a área de criação realizar um desenho criativo do que foi entendido como demanda do cliente constante no briefing.

Posteriormente, faz-se um escopo ou um prospecto para ser apresentado ao cliente para as considerações finais e necessidades de ajustes. Estando de acordo com o que o cliente solicitou, executa-se o produto ou serviço contratado e sua entrega ao cliente.

Independente do tamanho, todas essas etapas devem ser cumpridas. A variação dependerá do tamanho da produção e automação necessária e desejada para um produto de melhor qualidade.

Cada etapa mencionada deve ser entendida e pensada antes de iniciar a produção. É importante destacar que a descrição aqui apresentada é básica, especialmente para os serviços de criação de campanhas e banners. Outros tipos de serviços podem ter variações e outras especificidades.

Este perfil de negócio tem apenas a intenção de informar e direcionar as ações do futuro empresário. No caso de possuir dúvidas, procure o Sebrae mais próximo.


10. Automação


Há no mercado uma boa oferta de sistemas para gerenciamento de empresas dos mais variados portes e tipos. Esses softwares possibilitam o controle do agendamento de clientes, cadastro e histórico de serviços prestados a cada um, serviços de mala direta para clientes e potenciais clientes, controle de estoque de produtos, cadastro de equipamentos, gerenciamento de serviços dos empregados, controle de comissão, controle de contas a pagar e a receber, fornecedores, folha de pagamento, fluxo de caixa, fechamento de caixa, etc.

Internet de alta velocidade é fator necessário para este tipo de segmento, além de ser uma excelente ferramenta que pode gerar vários benefícios como permanente atualização no setor, possibilidade de agendamento de clientes quando for o caso, facilidade de busca de alternativas de fornecedor e mesmo de efetivação de encomendas e – até mesmo, eventualmente – se constituir em entretenimento para clientes em espera.

Portanto, a automação a ser exigida irá depender diretamente do tamanho do empreendimento a ser montado, e o uso de sistemas de automação mais complexos e sofisticados só se justifica para empresas de maior porte. A única automação necessária é a construção de uma rede lógica para os computadores trabalharem em sintonia, compartilhando informações, base de dados e impressoras.



11. Canais de Distribuição






O canal de distribuição é a própria empresa, ao realizar e divulgar os serviços contratados pelo cliente. Uma alternativa é desenvolver um site na Internet para apresentar seus serviços.


12. Investimento

Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:

-  Investimento fixo: compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, decoração, utensílios, instalações, reformas etc.

-  Investimentos pré-operacionais: são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, honorários profissionais e outros.

Os investimentos necessários, em média, para uma empresa de pequeno porte são:

-  Instalações / reformas e adaptações no prédio : R$ 8.250,00
-  1 Impressora Fiscal : R$ 1.300,00
-  3 Computadores de alta capacidade - Valor total : R$ 18.000,00
-  2 Televisor digital de 50 polegadas - Valor total : R$ 6.000,00
-  1 Impressora laser colorida : R$ 1.700,00
-  Softwares diversos - Valor total : R$ 6.800,00
-  2 Impressora jato de tinta - Valor total : R$ 1.200,00
-  1 Rede lógica e cabeamento - Valor total : R$ 5.800,00
-  Móveis e Utensílios de Escritório: 4 Estação de trabalho (mesa + cadeira) - Valor total : R$ 5.000,00
-  1 Conjunto: Mesa e cadeira para recepção - Valor total : R$ 600,00
-  1 Jogo de sofás para recepção - Valor total : R$ 2.500,00
-  Utensílios diversos para escritório - Valor total : R$ 2.850,00

TOTAL GERAL = R$ 60.000,00

Há ainda custos relacionados à montagem de um site na internet para divulgação dos serviços, que devem ser orçados se oportuno. Os valores acima descritos servem apenas como referência para o empreendedor, pois variam de acordo com fatores como a região onde o empreendimento se localiza e os tipos de serviço oferecidos.



13. Capital de Giro

Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.

O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).

Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.

Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão- de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta necessidade do caixa.

Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.

Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.

A previsão de necessidade de capital de giro para uma empresa de marketing digital é alta, visto que não depende de insumos em seu processo produtivo, mas de seus funcionários e despesas mensais com energia, água, limpeza, manutenção dentre outros. Um bom número, que pode ser mais bem definido pela elaboração de um projeto mais detalhado, é reservar em torno de 30% do montante investido na instalação do empreendimento para garantir o equilíbrio de contas do negócio, enquanto não possui nenhum serviço contratado. Para uma estrutura como a aqui apresentada, com investimento da ordem de R$ 60.000,00, serão necessários, em termos de capital de giro, um valor total de R$15.000,00.


14. Custos

São todos os gastos realizados na produção e que serão incorporados posteriormente no preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção.

O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.É importante notar que, quanto menores forem os custos, menor também será a necessidade de disponibilidade de capital de giro, liberando recursos para novos investimentos produtivos ou aumentando a lucratividade do empreendimento. Os custos típicos deste tipo de empreendimento devem ser estimados considerando pelo os itens básicos descritos abaixo:

-  Salários, comissões e encargos - Valor mensal: R$ 13.000,00
-  Aluguel, taxa de condomínio, segurança - Valor mensal: R$ 2.500,00
-  Água, Luz, Telefone e acesso a internet - Valor mensal: R$ 600,00
-  Limpeza, higiene, manutenção - Valor mensal: R$ 500,00
-  Assessoria contábil - Valor mensal: R$ 550,00
-  Propaganda e Publicidade da empresa - Valor mensal: R$ 850,00

-  TOTAL MENSAL: R$ 18.000,00

Obs.: Valores de referência para uma empresa com as dimensões apresentadas aqui.



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