8. Matéria Prima/Mercadoria
A
gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta
e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de,
entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
- Giro dos estoques: o giro dos estoques é um
indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é
recuperado através das vendas. Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas
dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos
estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.
- Cobertura dos estoques: o índice de cobertura
dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado
momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.
- Nível de serviço ao cliente: o indicador de
nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega.
Demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo
fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço
com prontidão.
As
principais matérias-primas utilizadas por uma empresa de marketing digital são:
- A internet de alta velocidade;
- Materiais de escritório e computadores com boa
capacidade de processamento de informações gráficas;
- Além dos equipamentos de informática, o grande
diferencial para as empresas desse ramo é a diversidade de softwares para a
elaboração das mídias digitais que serão usadas no marketing digital;
Principais softwares utilizados pelo setor: DreamWeaver, FrontPage, NVU,
FireWorks, PhotoShop, Corel Draw, Gif Animator, Diniz Gif Animator, Flash.
9. Organização do Processo Produtivo
O
processo produtivo é a combinação de fatores de produção que proporciona a
realização e obtenção de um determinado produto/serviço.
O
processo produtivo de uma empresa de prestação de serviços de marketing digital
é bastante simples. Deve-se em primeiro lugar contatar o cliente e fazer uma
visita ao local, ou recebê-lo no próprio estabelecimento, para identificação do
trabalho a ser realizado. Esta etapa é para obter o briefing do serviço a ser
realizado.
O
segundo passo é passar para a área de criação realizar um desenho criativo do
que foi entendido como demanda do cliente constante no briefing.
Posteriormente,
faz-se um escopo ou um prospecto para ser apresentado ao cliente para as
considerações finais e necessidades de ajustes. Estando de acordo com o que o
cliente solicitou, executa-se o produto ou serviço contratado e sua entrega ao
cliente.
Independente
do tamanho, todas essas etapas devem ser cumpridas. A variação dependerá do
tamanho da produção e automação necessária e desejada para um produto de melhor
qualidade.
Cada
etapa mencionada deve ser entendida e pensada antes de iniciar a produção. É
importante destacar que a descrição aqui apresentada é básica, especialmente
para os serviços de criação de campanhas e banners. Outros tipos de serviços
podem ter variações e outras especificidades.
Este
perfil de negócio tem apenas a intenção de informar e direcionar as ações do
futuro empresário. No caso de possuir dúvidas, procure o Sebrae mais próximo.
10.
Automação
Há
no mercado uma boa oferta de sistemas para gerenciamento de empresas dos mais
variados portes e tipos. Esses softwares possibilitam o controle do agendamento
de clientes, cadastro e histórico de serviços prestados a cada um, serviços de
mala direta para clientes e potenciais clientes, controle de estoque de
produtos, cadastro de equipamentos, gerenciamento de serviços dos empregados,
controle de comissão, controle de contas a pagar e a receber, fornecedores,
folha de pagamento, fluxo de caixa, fechamento de caixa, etc.
Internet
de alta velocidade é fator necessário para este tipo de segmento, além de ser
uma excelente ferramenta que pode gerar vários benefícios como permanente
atualização no setor, possibilidade de agendamento de clientes quando for o
caso, facilidade de busca de alternativas de fornecedor e mesmo de efetivação
de encomendas e – até mesmo, eventualmente – se constituir em entretenimento
para clientes em espera.
Portanto,
a automação a ser exigida irá depender diretamente do tamanho do empreendimento
a ser montado, e o uso de sistemas de automação mais complexos e sofisticados
só se justifica para empresas de maior porte. A única automação necessária é a
construção de uma rede lógica para os computadores trabalharem em sintonia,
compartilhando informações, base de dados e impressoras.
11. Canais de Distribuição
O
canal de distribuição é a própria empresa, ao realizar e divulgar os serviços
contratados pelo cliente. Uma alternativa é desenvolver um site na Internet
para apresentar seus serviços.
12.
Investimento
Investimento
compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o
momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- Investimento fixo: compreende o capital
empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, decoração, utensílios,
instalações, reformas etc.
- Investimentos pré-operacionais: são todos os
gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da
empresa, honorários profissionais e outros.
Os
investimentos necessários, em média, para uma empresa de pequeno porte são:
- Instalações / reformas e adaptações no prédio
: R$ 8.250,00
- 1 Impressora Fiscal : R$ 1.300,00
- 3 Computadores de alta capacidade - Valor
total : R$ 18.000,00
- 2 Televisor digital de 50 polegadas - Valor
total : R$ 6.000,00
- 1 Impressora laser colorida : R$ 1.700,00
- Softwares diversos - Valor total : R$ 6.800,00
- 2 Impressora jato de tinta - Valor total : R$
1.200,00
- 1 Rede lógica e cabeamento - Valor total : R$
5.800,00
- Móveis e Utensílios de Escritório: 4 Estação
de trabalho (mesa + cadeira) - Valor total : R$ 5.000,00
- 1 Conjunto: Mesa e cadeira para recepção -
Valor total : R$ 600,00
- 1 Jogo de sofás para recepção - Valor total :
R$ 2.500,00
- Utensílios diversos para escritório - Valor
total : R$ 2.850,00
TOTAL
GERAL = R$ 60.000,00
Há
ainda custos relacionados à montagem de um site na internet para divulgação dos
serviços, que devem ser orçados se oportuno. Os valores acima descritos servem
apenas como referência para o empreendedor, pois variam de acordo com fatores
como a região onde o empreendimento se localiza e os tipos de serviço
oferecidos.
13.
Capital de Giro
Capital
de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para
garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia
imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações
de caixa.
O
capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles:
prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME)
e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).
Quanto
maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior
será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos
regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a
necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.
Se o
prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão- de-obra, aluguel,
impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao
prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital
de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro
disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de
vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto,
o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para
complementar esta necessidade do caixa.
Se
ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem
maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes
para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso,
deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para
honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto,
retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a
ter problemas com seus pagamentos futuros.
Um
fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na
empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as
variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com
precisão.
A
previsão de necessidade de capital de giro para uma empresa de marketing
digital é alta, visto que não depende de insumos em seu processo produtivo, mas
de seus funcionários e despesas mensais com energia, água, limpeza, manutenção
dentre outros. Um bom número, que pode ser mais bem definido pela elaboração de
um projeto mais detalhado, é reservar em torno de 30% do montante investido na
instalação do empreendimento para garantir o equilíbrio de contas do negócio,
enquanto não possui nenhum serviço contratado. Para uma estrutura como a aqui
apresentada, com investimento da ordem de R$ 60.000,00, serão necessários, em
termos de capital de giro, um valor total de R$15.000,00.
14.
Custos
São
todos os gastos realizados na produção e que serão incorporados posteriormente
no preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz,
salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos
consumidos no processo de produção.
O
cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra,
produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio indica que o
empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto
fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle
de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de
ganhar no resultado final do negócio.É importante notar que, quanto menores
forem os custos, menor também será a necessidade de disponibilidade de capital
de giro, liberando recursos para novos investimentos produtivos ou aumentando a
lucratividade do empreendimento. Os custos típicos deste tipo de empreendimento
devem ser estimados considerando pelo os itens básicos descritos abaixo:
- Salários, comissões e encargos - Valor mensal:
R$ 13.000,00
- Aluguel, taxa de condomínio, segurança - Valor
mensal: R$ 2.500,00
- Água, Luz, Telefone e acesso a internet -
Valor mensal: R$ 600,00
- Limpeza, higiene, manutenção - Valor mensal:
R$ 500,00
- Assessoria contábil - Valor mensal: R$ 550,00
- Propaganda e Publicidade da empresa - Valor
mensal: R$ 850,00
- TOTAL MENSAL: R$ 18.000,00
Obs.:
Valores de referência para uma empresa com as dimensões apresentadas aqui.
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