2. Mercado
Trabalhar
com marketing digital não significa apenas criar um perfil no Facebook, no
Twitter, ou então colocar um vídeo no YouTube. Uma estratégia eficiente requer
um estudo detalhado das necessidades da empresa, dos canais de divulgação e,
principalmente, do público que precisa ser atingido e conquistado.
Uma
agência de marketing digital deve contar com uma equipe que cuidará do
planejamento, do desenvolvimento e da execução das campanhas na mídia online. A
agência de marketing digital apresenta um plano de marketing com metas,
objetivos e sugestão de ações.
Atualmente,
o Brasil apresenta-se como um excelente país para se investir em empresas
relacionadas ao comércio virtual. Conforme pesquisa realizada pela Razorfish, o
Brasil possui a cultura mais digital do planeta e o maior percentual de pessoas
conectadas à internet no mundo, incluindo a classe C.
"Em
quase todas as escalas, o brasileiro é o povo mais digital do planeta. Com
programas como o novo Plano Nacional de Banda Larga do governo, o acesso se
tornará ainda mais amplo e profundo”, afirmou Joseph Crump, vice-presidente
sênior de estratégia e planejamento da Razorfish, ao ressaltar a importância da
classe C nessa mudança de paradigma. Uma novidade que tem ganhado presença é o
marketing por telefone. O Brasil é o quinto país no mundo em número de
celulares por habitante: para cada 100 brasileiros, 89 têm um aparelho celular,
de acordo com dados do jornal O Estado de São Paulo.
A
internet e o avanço tecnológico trouxeram consigo diversas oportunidades de
negócios para um mercado de possibilidades em franco crescimento. Os principais
exemplos são as empresas cujo foco é divulgar os produtos e serviços por meio
da internet e outras formas de mídia digital.
Conforme
Venkatraman (2000), outra importante característica do mercado virtual é a
inexistência de barreiras à entrada de custos reduzidos de operação,
principalmente se o negócio for de pequeno porte. O papel das agências em uma
ação de marketing digital é fundamental, pois elas possuem ferramentas certas
para medir resultados e profissionais qualificados para analisar o sucesso ou
reparar possíveis falhas nas ações. Assim, a agência tem todo o suporte
necessário para desenvolver uma ação de marketing digital bem sucedida.
Para
uma empresa desse ramo permanecer no mercado é necessário que ela esteja em
constante busca por melhores tecnologias e por novos programas e,
principalmente, que tenha criatividade para empreender as melhores táticas em
marketing para atingir os consumidores.
3.
Localização
Um
ponto comercial ideal atrairá grande clientela para a sua empresa e será uma
forma de divulgação gratuita e constante do seu negócio.
Se
bem localizado, ele pode atrair clientes naturalmente, sem que você tenha que fazer
grandes esforços. Veja o ponto comercial como um cartão de visitas de sua
empresa, que podem atrair ou não novos clientes.
Existem
diversas formas de escolher o melhor ponto comercial para o seu negócio. Para
isso, algumas dicas são importantes no momento desta decisão. Entre as
principais estão:
1-
Analise o seu negócio
Independente
do seu ramo ou segmento, a análise do negócio e vai definir qual a melhor
localização para o seu ponto comercial. É preciso estar perto do seu
público-alvo e para isso é necessário saber qual é este público.Uma pesquisa de
mercado bem feita poderá te dar todas as respostas. Verifique quais serão os
seus principais clientes e veja quais os hábitos de compra dos mesmos. Se eles
costumam frequentar uma certa região ou então preferem fazer compras no
shopping, você deverá estar no shopping ou perto desta região. Já se os hábitos
não são de compras no shopping, você deverá estar na rua.Definindo a região ou
o local mais propício entre shopping e rua, você poderá analisar outros fatores
importantes para a escolha do seu ponto comercial.
2-
Pesquise várias opções
Após
saber a melhor região e se o seu ponto comercial vai estar na rua ou no
shopping, você deve pesquisar quais as opções disponíveis dentro de suas
necessidades.
Jamais
olhe somente um ponto comercial antes de fazer esta escolha, pois você pode
perder grandes chances de conseguir um ponto comercial muito melhor. Vários os
fatores que podem influenciar nesta decisão:
- Concorrência: verifique como é a concorrência
do local em relação ao seu tipo de negócio. Para isso, veja se há concorrentes
diretos ou indiretos que possam representar algum tipo de ameaça à sua
empresa.Lugares onde não há muitas concorrentes são as melhores opções para o
seu ponto comercial.
- Fluxo de pessoas: locais onde o fluxo de
pessoas é maior apresentam mais chances de atrair clientes que estão passando
por ali. Porém, você deve analisar o público que costuma frequentar aquele
local, pois se não for o seu público-alvo, não trará nenhum benefício ao seu
negócio.
- Atratividade: existem locais que são mais
atrativos do que outros, seja devido a uma fachada maior ou então por uma
pintura diferente. Locais que chamam mais a atenção do público podem atrair o
interesse das pessoas mais do que um ponto comercial que não possua nenhum tipo
de atratividade. Observem sempre os mínimos detalhes antes de escolher o seu
ponto comercial ideal.
- Espaço: faça uma comparação entre o espaço
disponível em cada ponto comercial visitado, pois isto pode influenciar na
disposição dos seus produtos. Tente visualizar em cada visita como ficariam
expostos os seus produtos naquele local é vá mentalizando em qual deles
ficariam melhor.
- Preço: o preço também é um fator de influência
na escolha do seu ponto comercial ideal, já que podem representar uma despesa
fixa para o seu negócio e qualquer economia que possa fazer já ajudará nos
lucros da empresa. Lógico que devem ser levados em consideração todos os
aspectos que elevam esse ponto comercial a ter esse preço maior ou menor do que
os demais.
3-
Repare na higiene do local
Um
fator que muitas vezes passa despercebido quando você vai escolher um ponto comercial
é a questão da higiene do local.Você deve estar atento se o material utilizado
na construção do local está de acordo com as necessidades do seu negócio. Este
fator deve ser observado ainda mais no caso do segmento de alimentação, já que
deverá ter um cuidado redobrado para manter o ambiente limpo o tempo todo.
Paredes
e pisos que sujam facilmente devem ser observados na hora de analisar o ponto
comercial, pois de mandaram mais mão de obra de manutenção e limpeza.
4-
Verifique a segurança
Todo
ponto comercial deve estar adaptado de acordo com as normas de segurança para
que evitem acidentes e também para o caso de acontecer possíveis tragédias.Além
de uma saída de emergência, o local deve ter um extintor de incêndio, bem como
um acesso facilitado para pessoas portadoras de deficiência, o que mostra um
ambiente mais responsável socialmente e também aberto a receber um maior
público.As documentações devem estar em dia e você pode pedir para verificar
antes de assinar qualquer contrato.Repare também quanto à segurança da região,
ou seja, se possui e iluminação adequada ou grandes índices de roubo, pois isto
também pode comprometer o sucesso e a segurança do seu negócio.
5-
Instalações
Verifique
se tem acesso a internet, telefone, energia elétrica em boas condições; Em caso
de prédios se possuem geradores de energia em caso de queda por períodos
prolongados,para que você não corra o risco de parar seus trabalhos por um dia.
6-
Espaço Físico
Por
se uma agência de marketing digital e ser venda de serviço e não produtos, o
espaço interno pode ser reduzido, mas não significa que pode ser uma simples
porta de fundos.
O
espaço pode variar de 35 a 100 metros quadrados. Para espaços pequenos o
cuidado com a divisão deve ser bem estudada; Para uma agência de Marketing
digital é necessário: uma recepção, um escritório administrativo que pode ser
integrado com planejamento, produção e arte. O uso de divisórias otimiza e
organiza bem áreas de pequena metragem.
Dessa
forma, a localização de qualquer empreendimento deve ser analisada com cuidado.
Deve-se
verificar também questões legais como:
- O imóvel deve estar legalizado e regularizado
junto aos órgãos públicos municipais.
- A planta do imóvel deve estar aprovada pela
prefeitura.
- Os pagamentos do IPTU referentes ao imóvel
devem estar em dia.
Pode-se
observar que as informações descritas acima são de caráter mais abrangente,
isto é, servem para qualquer tipo de negócio. Visto que uma empresa de
marketing digital não possui venda de produtos e sim de serviços e a escolha da
empresa, na maioria dos casos, é realizada por meio de indicações, a
localização não é considerada fator determinante para o seu sucesso. Contudo,
vale a pena destacar que, quanto mais o ponto estiver próximo a centros
comerciais e melhor for a facilidade de acesso, mais clientes poderá ter a
empresa.Como o foco dos serviços de uma agência de marketing digital é, de
forma geral, a internet, também é importante que a empresa seja encontrada no
ambiente virtual, posicionando-se facilmente em mecanismos de busca, como o
Google. A empresa deve possuir um site claro e que transmita confiança ao
cliente.
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