sábado, 6 de junho de 2015

Como montar uma agência de marketing digital - PARTE 2

2. Mercado






Trabalhar com marketing digital não significa apenas criar um perfil no Facebook, no Twitter, ou então colocar um vídeo no YouTube. Uma estratégia eficiente requer um estudo detalhado das necessidades da empresa, dos canais de divulgação e, principalmente, do público que precisa ser atingido e conquistado.
Uma agência de marketing digital deve contar com uma equipe que cuidará do planejamento, do desenvolvimento e da execução das campanhas na mídia online. A agência de marketing digital apresenta um plano de marketing com metas, objetivos e sugestão de ações.
Atualmente, o Brasil apresenta-se como um excelente país para se investir em empresas relacionadas ao comércio virtual. Conforme pesquisa realizada pela Razorfish, o Brasil possui a cultura mais digital do planeta e o maior percentual de pessoas conectadas à internet no mundo, incluindo a classe C.
"Em quase todas as escalas, o brasileiro é o povo mais digital do planeta. Com programas como o novo Plano Nacional de Banda Larga do governo, o acesso se tornará ainda mais amplo e profundo”, afirmou Joseph Crump, vice-presidente sênior de estratégia e planejamento da Razorfish, ao ressaltar a importância da classe C nessa mudança de paradigma. Uma novidade que tem ganhado presença é o marketing por telefone. O Brasil é o quinto país no mundo em número de celulares por habitante: para cada 100 brasileiros, 89 têm um aparelho celular, de acordo com dados do jornal O Estado de São Paulo.
A internet e o avanço tecnológico trouxeram consigo diversas oportunidades de negócios para um mercado de possibilidades em franco crescimento. Os principais exemplos são as empresas cujo foco é divulgar os produtos e serviços por meio da internet e outras formas de mídia digital.
Conforme Venkatraman (2000), outra importante característica do mercado virtual é a inexistência de barreiras à entrada de custos reduzidos de operação, principalmente se o negócio for de pequeno porte. O papel das agências em uma ação de marketing digital é fundamental, pois elas possuem ferramentas certas para medir resultados e profissionais qualificados para analisar o sucesso ou reparar possíveis falhas nas ações. Assim, a agência tem todo o suporte necessário para desenvolver uma ação de marketing digital bem sucedida.
Para uma empresa desse ramo permanecer no mercado é necessário que ela esteja em constante busca por melhores tecnologias e por novos programas e, principalmente, que tenha criatividade para empreender as melhores táticas em marketing para atingir os consumidores.

3. Localização
Um ponto comercial ideal atrairá grande clientela para a sua empresa e será uma forma de divulgação gratuita e constante do seu negócio.
Se bem localizado, ele pode atrair clientes naturalmente, sem que você tenha que fazer grandes esforços. Veja o ponto comercial como um cartão de visitas de sua empresa, que podem atrair ou não novos clientes.
Existem diversas formas de escolher o melhor ponto comercial para o seu negócio. Para isso, algumas dicas são importantes no momento desta decisão. Entre as principais estão:

1- Analise o seu negócio
Independente do seu ramo ou segmento, a análise do negócio e vai definir qual a melhor localização para o seu ponto comercial. É preciso estar perto do seu público-alvo e para isso é necessário saber qual é este público.Uma pesquisa de mercado bem feita poderá te dar todas as respostas. Verifique quais serão os seus principais clientes e veja quais os hábitos de compra dos mesmos. Se eles costumam frequentar uma certa região ou então preferem fazer compras no shopping, você deverá estar no shopping ou perto desta região. Já se os hábitos não são de compras no shopping, você deverá estar na rua.Definindo a região ou o local mais propício entre shopping e rua, você poderá analisar outros fatores importantes para a escolha do seu ponto comercial.

2- Pesquise várias opções




Após saber a melhor região e se o seu ponto comercial vai estar na rua ou no shopping, você deve pesquisar quais as opções disponíveis dentro de suas necessidades.
Jamais olhe somente um ponto comercial antes de fazer esta escolha, pois você pode perder grandes chances de conseguir um ponto comercial muito melhor. Vários os fatores que podem influenciar nesta decisão:

-  Concorrência: verifique como é a concorrência do local em relação ao seu tipo de negócio. Para isso, veja se há concorrentes diretos ou indiretos que possam representar algum tipo de ameaça à sua empresa.Lugares onde não há muitas concorrentes são as melhores opções para o seu ponto comercial.

-  Fluxo de pessoas: locais onde o fluxo de pessoas é maior apresentam mais chances de atrair clientes que estão passando por ali. Porém, você deve analisar o público que costuma frequentar aquele local, pois se não for o seu público-alvo, não trará nenhum benefício ao seu negócio.

-  Atratividade: existem locais que são mais atrativos do que outros, seja devido a uma fachada maior ou então por uma pintura diferente. Locais que chamam mais a atenção do público podem atrair o interesse das pessoas mais do que um ponto comercial que não possua nenhum tipo de atratividade. Observem sempre os mínimos detalhes antes de escolher o seu ponto comercial ideal.

-  Espaço: faça uma comparação entre o espaço disponível em cada ponto comercial visitado, pois isto pode influenciar na disposição dos seus produtos. Tente visualizar em cada visita como ficariam expostos os seus produtos naquele local é vá mentalizando em qual deles ficariam melhor.

-  Preço: o preço também é um fator de influência na escolha do seu ponto comercial ideal, já que podem representar uma despesa fixa para o seu negócio e qualquer economia que possa fazer já ajudará nos lucros da empresa. Lógico que devem ser levados em consideração todos os aspectos que elevam esse ponto comercial a ter esse preço maior ou menor do que os demais.

3- Repare na higiene do local

Um fator que muitas vezes passa despercebido quando você vai escolher um ponto comercial é a questão da higiene do local.Você deve estar atento se o material utilizado na construção do local está de acordo com as necessidades do seu negócio. Este fator deve ser observado ainda mais no caso do segmento de alimentação, já que deverá ter um cuidado redobrado para manter o ambiente limpo o tempo todo.

Paredes e pisos que sujam facilmente devem ser observados na hora de analisar o ponto comercial, pois de mandaram mais mão de obra de manutenção e limpeza.

4- Verifique a segurança

Todo ponto comercial deve estar adaptado de acordo com as normas de segurança para que evitem acidentes e também para o caso de acontecer possíveis tragédias.Além de uma saída de emergência, o local deve ter um extintor de incêndio, bem como um acesso facilitado para pessoas portadoras de deficiência, o que mostra um ambiente mais responsável socialmente e também aberto a receber um maior público.As documentações devem estar em dia e você pode pedir para verificar antes de assinar qualquer contrato.Repare também quanto à segurança da região, ou seja, se possui e iluminação adequada ou grandes índices de roubo, pois isto também pode comprometer o sucesso e a segurança do seu negócio.

5- Instalações

Verifique se tem acesso a internet, telefone, energia elétrica em boas condições; Em caso de prédios se possuem geradores de energia em caso de queda por períodos prolongados,para que você não corra o risco de parar seus trabalhos por um dia.

6- Espaço Físico

Por se uma agência de marketing digital e ser venda de serviço e não produtos, o espaço interno pode ser reduzido, mas não significa que pode ser uma simples porta de fundos.

O espaço pode variar de 35 a 100 metros quadrados. Para espaços pequenos o cuidado com a divisão deve ser bem estudada; Para uma agência de Marketing digital é necessário: uma recepção, um escritório administrativo que pode ser integrado com planejamento, produção e arte. O uso de divisórias otimiza e organiza bem áreas de pequena metragem.

Dessa forma, a localização de qualquer empreendimento deve ser analisada com cuidado.

Deve-se verificar também questões legais como:

-  O imóvel deve estar legalizado e regularizado junto aos órgãos públicos municipais.

-  A planta do imóvel deve estar aprovada pela prefeitura.

-  Os pagamentos do IPTU referentes ao imóvel devem estar em dia.

Pode-se observar que as informações descritas acima são de caráter mais abrangente, isto é, servem para qualquer tipo de negócio. Visto que uma empresa de marketing digital não possui venda de produtos e sim de serviços e a escolha da empresa, na maioria dos casos, é realizada por meio de indicações, a localização não é considerada fator determinante para o seu sucesso. Contudo, vale a pena destacar que, quanto mais o ponto estiver próximo a centros comerciais e melhor for a facilidade de acesso, mais clientes poderá ter a empresa.Como o foco dos serviços de uma agência de marketing digital é, de forma geral, a internet, também é importante que a empresa seja encontrada no ambiente virtual, posicionando-se facilmente em mecanismos de busca, como o Google. A empresa deve possuir um site claro e que transmita confiança ao cliente.


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