Como montar uma confecção de moda praia
Sumário
1. Apresentação
2. Mercado
3. Localização
4. Exigências Legais e Específicas
5. Estrutura
6. Pessoal
7. Equipamentos
8. Matéria Prima/Mercadoria
9. Organização do Processo Produtivo
10. Automação
11. Canais de Distribuição
12. Investimento
13. Capital de Giro
14. Custos
15. Diversificação/Agregação de Valor
16. Divulgação
17. Informações Fiscais e Tributárias
18. Eventos
19. Entidades em Geral
20. Dicas de Negócio
21. Características
Aviso:
Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não
fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o
empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a
seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão
geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais
afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como
levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
O
Brasil é o símbolo da estação verão! E verão significa calor! E nada melhor que
aproveitar os dias quentes de verão na praia ou na piscina para relaxar. É
nessa oportunidade que ficam em evidência os corpos bronzeados, “sarados” e
respirando saúde. O negócio de confecção de moda praia está relacionado à forma
física, saúde e autoestima.
Criado
na década de 40, o biquíni surgiu numa época em que a moral imperava e as
mulheres que se atreviam a usá-lo eram consideradas ousadas demais.
O
biquíni sofreu proibições em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Com o
passar do tempo, o biquíni foi diminuindo de tamanho, e no final dos anos 60
surgiu uma peça de vestuário chamada de “engana mamãe”, que na frente parecia
um maiô com uma espécie de tira no meio ligando as duas partes, e por trás, um
perfeito biquíni.
Mas foi
no inicio dos anos 70, que um modelo muito menor de biquíni, nascido no Brasil,
a famosa tanga, surgiu para redesenhar um novo cenário da moda praia e conquistar
o mundo.
Durante
os anos 80 surgiram outros modelos de biquíni, como o provocante enroladinho, o
asa-delta, e o de lacinhos nas laterais, além do sutiã cortininha. E quando o
biquíni parecia que não poderia ser menor, surgiu o imbatível “fio-dental”,
ainda preferido entre as mais jovens.
Nos
anos 1990 a moda praia se tornou cult e passou a ocupar um espaço maior ainda
na moda. Um verdadeiro arsenal, entre roupas e acessórios, passou a compor o
conjunto de itens que formam a moda praia entre os quais se inclui os trajes de
banho, as saídas de praia, as sacolas coloridas, os chinelos, óculos, chapéus,
cangas e toalhas. Os modelos se multiplicaram e a evolução tecnológica
possibilitou o surgimento de tecidos cada vez mais resistentes e apropriados para
o banho de mar e de piscina.
O
empreendedor pode decidir pela produção de peças de vestuário para a moda praia
e a venda a lojistas ou por um empreendimento misto com produção e venda a
lojistas desse segmento, atacado, e também venda direta ao consumidor.
CONTINUA NO PRÓXIMO POST.
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