Estresse e o cafézinho

Tomar muito café prejudica a produtividade no
trabalho, de acordo com uma pesquisa encomendada por uma fábrica de água
mineral. Segundo os pesquisadores, o consumo de 3,5 xícaras de café acarreta
lapsos de concentração e ajuda a aumentar o estresse. Os resultados da pesquisa
também condenam o excesso de chá, que, de acordo com os pesquisadores
contratados pela fabricante de água mineral Volvic, produz efeito similar aos
do café por meio do aumento do nível de cafeína no organismo. A pesquisa foi
feita com mil pessoas que trabalham em escritórios. Desse total, 76% disse
que tomava café, chá ou refrigerantes que contem cafeína pelo menos três vezes
por dia.
Bem, não podemos ver somente o lado ruim do
café. Pesquisando um pouco sobre o assunto na Internet, também achei
alguns fatores positivos do café.
O Café e a Saúde:
A maioria das pessoas que consomem café
diariamente desconhece as substâncias saudáveis e os seus efeitos terapêuticos:
O consumo moderado de café (de três a quatro
xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o
mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, o câncer de
cólon e o consumo de drogas como o álcool. Além disso melhora a memória e,
conseqüentemente, o desempenho escolar.
O café contém vitamina B, lipídios,
aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e
cálcio, além da cafeína.
O café tem propriedades antioxidantes,
combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.
Doenças como infarto, malformação fetal,
câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não
estão associadas ao consumo moderado de cafeína.
Melhora a taxa de oxigenação do sangue.
A cafeína chega às células do corpo em menos
de 20 minutos após a ingestão do café. No cérebro, a cafeína aumenta a
influência do neurotransmissor dopamina.
Entre os malefícios causados pelo consumo
excessivo de café podemos listar:
Ação diurética compulsivo causadora de perda
de minerais e oligoelementos, aminoácidos e vitaminas essenciais.
Causa enfraquecimento do organismo através da
perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do
complexo B.
Pode causar de polipos (primeiro estágio do
cancer no aparelho digestivo), verrugas, psoríases e outras afecções
dermatológicas.
Reduz a taxa de oxigenação dos neurônios.
Provoca uma maior secreção de ácido
clorídico, causando irritações nas mucosas intestinais que causam colites e
ulcerações, principalmente para quem sofre de gastrite.
Sua ação é acidificante do sangue,
propiciando o surgimento de leucorreias, cistites, colibaciloses e variados
acessos fúngicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário