ESTRUTURA
Para
uma estrutura mínima com um ponto comercial, estima-se ser necessária uma área
de 50 m2, com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do
negócio. Os ambientes podem ser divididos em área para a exposição de produtos,
área de vendas (com balcão de atendimento, caixa, empacotamento e entrega de
produtos), escritório e depósito para estoque. Muitos antiquários aproveitam
melhor o espaço ao disponibilizar todo o seu estoque no mostruário, ampliando a
área de atendimento ao público e eliminando a área de estoque.
É
conveniente que o espaço de vendas possibilite o autoatendimento do cliente. O
empreendedor deve planejar o mostruário de produtos no começo da loja, com
gôndolas, prateleiras e araras, em ambiente arejado, limpo, claro e dentro das
normas de segurança pré-estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.
É
importante que as vitrines externas permitam a maior transparência para o
interior da loja e que exponham, de forma organizada, uma boa variedade de
produtos. Porém, em cidades grandes e em locais pouco seguros, a fachada deve
ter dispositivos adicionais de segurança como alarmes, câmeras de vigilância e
grades de ferro.
O
escritório destina-se ao atendimento a clientes especiais e fornecedores, além
de funcionar como local de trabalho do proprietário. Deve ser composto por uma
mesa de trabalho, cadeiras e microcomputador.
Todo
o ambiente deve ser limpo e organizado. O piso, a parede e o teto devem estar
conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. O
piso deve ser de alta resistência e durabilidade, além de fácil manutenção.
Cerâmicas e ladrilhos coloridos proporcionam um toque especial, enquanto granito
e porcelanato oferecem luxo e sofisticação ao ambiente.
As
paredes devem ser pintadas com tinta acrílica. Tons claros são adequados para
ambientes pequenos, pois proporcionam a sensação de amplitude. Texturas e
tintas especiais na fachada externa personalizam e valorizam o ponto.
A
utilização de forros de gesso proporciona a criação de diferentes efeitos de
iluminação. Sancas com lâmpadas embutidas podem iluminar indiretamente o
ambiente, ao mesmo tempo em que focos direcionados a vitrines e prateleiras destacam
os produtos. Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz natural. No final do
mês, a economia da conta de luz compensa o investimento. Quanto às artificiais,
a preferência é pelas lâmpadas fluorescentes.
Profissionais
qualificados (arquitetos, engenheiros, decoradores) poderão ajudar a definir as
alterações a serem feitas no imóvel escolhido para funcionamento da loja,
orientando em questões sobre ergometria, fluxo de operação, design dos móveis,
iluminação, ventilação, etc.
PESSOAL
O
fator humano é fundamental para o sucesso de um antiquário. Contar com
profissionais qualificados e comprometidos deve estar no topo da lista de
prioridades do empreendedor.
O
número de funcionários da loja vai variar de acordo com seu o tamanho. Em
geral, uma pequena loja pode contar com dois vendedores, além do empreendedor.
Suas atribuições são:
•
Empreendedor: responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de
controle de estoque e da comercialização. Deve ter conhecimento da gestão do
negócio, do processo produtivo e do mercado. Precisa participar de leilões de
peças antigas e vasculhar oportunidades de aquisição em feiras de antiguidades;
•
Vendedor: responsável pelo atendimento aos clientes e venda dos produtos. Suas
principais qualidades devem ser:
o
Conhecer em profundidade os produtos oferecidos;
o
Entender as necessidades dos clientes;
o
Conhecer a cultura e o funcionamento da empresa;
o
Conhecer as tendências do mercado;
o
Desenvolver relacionamentos duradouros com os clientes;
o
Transmitir confiabilidade e carisma;
o
Atualizar-se sobre as novidades do segmento;
o
Zelar pelo bom atendimento após a compra.
Normalmente,
a loja funciona em horário comercial das 10 às 18 h. Lojas situadas em shopping
centers seguem o horário do centro comercial, normalmente das 10 às 22 h.
Sábados e domingos são dias de grande faturamento. Dependendo do movimento e da
época do ano, pode ser necessária a ampliação do horário de funcionamento, exigindo
a contratação temporária de mais vendedores. Esta expansão do negócio precisa
ser planejada conforme o aumento do faturamento.
O
atendimento é um item que merece uma atenção especial do empresário, visto que
nesse segmento de negócio há uma tendência ao relacionamento de longo prazo com
os clientes. E os clientes satisfeitos ajudam na divulgação da loja para novos
clientes.
A
qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o
nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui
os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos
colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
•
Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;
•
Agilidade e presteza no atendimento;
•
Capacidade de apresentar e vender os serviços da loja;
•
Motivação para crescer juntamente com o negócio.
Deve-se
estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa
área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações
trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O
empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao
seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências
do setor.
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