quinta-feira, 4 de junho de 2015

Como montar um serviço de adaptação de veículos de comércio ambulante - PARTE 2

Mercado







Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a massa de rendimento médio real habitual das pessoas que trabalham por conta própria no Brasil registrou crescimento de 3,7% em janeiro de 2011 se comparada a janeiro de 2010.

Contudo houve uma redução no número de trabalhadores por conta própria. Eles representam, em 2011, 18,2% da população economicamente ativa, uma queda de 1,9% se comparado ao ano de 2010.

Ameaças e oportunidades

As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.

O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível mediante a realização de uma pesquisa de mercado.

Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.

Dentre as oportunidades identificadas para este negócio pode-se destacar o aumento da renda dos trabalhadores por conta própria;

As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho. A pesquisa realizada identificou as ameaças abaixo listadas como sendo as mais significativas:

Limitação da quantidade de emissões de Termo de Permissão de Uso – TPU, documento que autoriza o ambulante a desenvolver suas atividades em vias públicas.

Fiscalização rigorosa dos órgãos competentes desestimulando o comércio ambulante irregular.

Localização







A localização de uma oficina para Adaptação de Veículos para Comércio Ambulante deve ser decidida levando em consideração alguns aspectos, tais como:

a) Adequação aos clientes:

Facilidade de acesso; Estacionamento;

b) Adequação aos funcionários:

Proximidade de estações e pontos de transporte coletivo;Infraestrutura de serviços (restaurantes, farmácias, bancos);

c) Aspectos urbanísticos e de infraestrutura:

Segurança da região;Infraestrutura de serviços públicos (Bombeiros, Polícia, Hospital, Correio);Local sujeito a inundações ou próximo a áreas de risco;Disponibilidade dos serviços de água, luz, telefone e internet;Serviços de recolhimento de lixo.

d) Aspectos econômicos financeiros:

Preço de aluguel e qualidade dos imóveis disponíveis;

Cuidados na escolha do imóvel:

Antes de assinar um contrato de aluguel ou comprar um imóvel, é essencial verificar qual é a condição do Habite-se (autorização da prefeitura para que ele possa ser habitado) e as regras de ocupação de solo (cada cidade define regras específicas em leis de zoneamento). Em algumas áreas, não é permitido funcionamento de atividades comerciais. Além disso, imóveis que têm declaração residencial não devem ser usados para fins comerciais.

Exigências Legais e Específicas








Para dar início ao processo de abertura da empresa é necessário que se cumpra os seguintes procedimentos:

1) Consulta Comercial Antes de realizar qualquer procedimento para abertura de uma empresa, o primeiro passo é realizar uma consulta prévia na prefeitura ou administração local. A consulta tem por objetivo verificar se no local escolhido para a abertura da empresa é permitido o funcionamento da atividade que se deseja empreender. Outro aspecto que precisa ser pesquisado é o endereço. Em algumas cidades, o endereço registrado na prefeitura é diferente do endereço que todos conhecem. Neste caso, é necessário o endereço correto, de acordo com o da prefeitura, para registrar o contrato social, sob pena de ter de refazê-lo.

Órgão responsável:Prefeitura Municipal;Secretaria Municipal de Urbanismo.

2) Busca de nome e marca Verificar se existe alguma empresa registrada com o nome pretendido e a marca que será utilizada.

Órgão responsável:Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples) e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

3) Arquivamento do contrato social/Declaração de Empresa Individual Este passo consiste no registro do contrato social. Verifica-se também, os antecedentes dos sócios ou do empresário junto a Receita Federal, através de pesquisas do CPF.

Órgão responsável:Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples).

4) Solicitação do CNPJ

Órgão responsável:Receita Federal.

5) Solicitação da Inscrição Estadual

Órgão responsável:Receita Estadual

6) Alvará de licença e Registro na Secretaria Municipal de Fazenda O Alvará de licença é o documento que fornece o consentimento para empresa desenvolver as atividades no local pretendido.

Órgão responsável:Prefeitura Municipal;Secretaria Municipal da Fazenda.

7) Matrícula no INSSÓrgão responsável:Instituto Nacional de Seguridade Social; Divisão de Matrículas – INSS.

A seguir estão as principais legislações relacionadas a esse ramos de negócio:

CONTRAN – Resolução nº 292, de 29 de agosto de 2008 - Dispõe sobre modificações de veículos previstas nos arts. 98 e 106 da Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro e dá outras providências.DENATRAN - Resolução nº 25 de 21 de maio de 1998 - Dispõe sobre modificações de veículos e dá outras providências, previstas nos arts. 98 e 106 do Código de Trânsito Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário