8. Matéria Prima/Mercadoria
A
gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta
e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de,
entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro
dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o
capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é
medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no
passado.
Obs.:
Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em
menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de
índice de rotação de estoques.
Cobertura
dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de
tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras,
sem que haja suprimento.
Nível
de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o
ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que
o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha;
demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo
fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço
com prontidão.
Portanto,
o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na
alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em
conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na
sede da empresa.
As
principais categorias do serviço de adestramento são:
• Básico: compreende os comandos iniciais e pode
ser aplicado pelo dono do cão em casa. A empresa de adestramento presta
assessoria ao dono do animal, municiando-o de conhecimentos mínimos para aplicar
esse nível de adestramento.
• Caçada: o cão é ensinado a procurar e buscar
pessoas e objetos.
• Pastoreamento: o cão é ensinado a cuidar de
rebanhos, guiar ovelhas e gados.
• Proteção: o cão é ensinado a guardar locais,
objetos e pessoas, evitando que estranhos entrem na propriedade do dono.
• Condução: o cão é ensinado a guiar as pessoas
em qualquer local, mesmo em locais aonde ele não iria sozinho.
• Salvamento: o cão é ensinado a resgatar
pessoas do perigo, seja na água, escombros ou em matas fechadas.
• Exibição: o cão é ensinado a atuar e executar
uma série de truques, como sentar, rolar, fingir de morto, rugir e latir.
Os
comandos mais utilizados no adestramento canino são:
• Comandos básicos: andar junto, parar, sentar,
ficar e deitar.
• Comandos Avançados: rastejar, rolar, pular,
cruzar, fingir de morto e de vivo.
• Correção de maus hábitos: não pular nas
pessoas, parar de roer, latidos indesejados e não correr atrás de carros.
9.
Organização do Processo Produtivo
A
organização do processo produtivo de uma empresa de adestramento canino não
possui uma receita básica ou uma formatação pré-definida. No entanto, é
extremamente importante ter critérios e processos bem delimitados, visando
dotar a empresa de uma estrutura operacional, de um roteiro/rotina e conceitos
devidamente estabelecidos.
Espera-se
que, com a estruturação de rotinas e conceitos sobre adestramento canino,
obtenha-se uma melhor interação entre o prestador de serviços, o animal e
principalmente o proprietário do animal. O processo produtivo pode ser dividido
nas seguintes etapas:
1) Recepção de clientes e animais:
deve-se atender com qualidade e prestatividade, cuidando para que os cães não
fiquem agitados.
2) Vistoria: o animal deve ser submetido
a uma rigorosa avaliação das suas condições físicas para registrar eventuais
machucados ou marcas pré- existentes. Em seguida, o cão é encaminhado ao canil.
3) Higienização: a limpeza dos animais
previne a entrada de pragas caninas no canil, evitando a contaminação dos
outros animais custodiados à empresa de adestramento.
4) Treinamento: o adestramento
propriamente dito deve ser feito em turmas. A separação dos animais deve seguir
critérios de tamanho, temperamento e grau de adestramento. A regularidade nos
horários de treinamento e de refeições dos animais simplifica as atividades da
empresa, aumenta o bem-estar dos animais e auxilia no processo de treinamento.
5) Entrega do animal: a entrega do cão ao
domicílio do cliente deve ser realizada, quando possível, de forma individual,
em horário previamente agendado. No início do negócio, o empreendedor pode
terceirizar o serviço de transporte de animais.
O
processo produtivo não se resume apenas ao adestramento do cão. O empreendedor
também precisa coordenar os processos de administração, finanças e gestão de
recursos humanos.
A
gestão administrativa e financeira abrange o faturamento, o controle de caixa,
o controle de contas a receber e cobranças, a compra de insumos, o controle de
contas a pagar de fornecedores e a prestação de informações ao escritório
contábil. Já a gestão de recursos humanos compreende a admissão, rescisão,
treinamento e pagamento de funcionários.
É
importante lembrar que um bom serviço de “pós-venda” pode garantir a
longevidade do negócio. Estar sempre em contato com seus clientes garante que a
empresa sempre será lembrada e recomendada.
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