sexta-feira, 5 de junho de 2015

Como montar um serviço de adestramento de cães - PARTE 2

8. Matéria Prima/Mercadoria






A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.
Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.
Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.
Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.

As principais categorias do serviço de adestramento são:

•  Básico: compreende os comandos iniciais e pode ser aplicado pelo dono do cão em casa. A empresa de adestramento presta assessoria ao dono do animal, municiando-o de conhecimentos mínimos para aplicar esse nível de adestramento.
•  Caçada: o cão é ensinado a procurar e buscar pessoas e objetos.
•  Pastoreamento: o cão é ensinado a cuidar de rebanhos, guiar ovelhas e gados.
•  Proteção: o cão é ensinado a guardar locais, objetos e pessoas, evitando que estranhos entrem na propriedade do dono.
•  Condução: o cão é ensinado a guiar as pessoas em qualquer local, mesmo em locais aonde ele não iria sozinho.
•  Salvamento: o cão é ensinado a resgatar pessoas do perigo, seja na água, escombros ou em matas fechadas.
•  Exibição: o cão é ensinado a atuar e executar uma série de truques, como sentar, rolar, fingir de morto, rugir e latir.

Os comandos mais utilizados no adestramento canino são:
•  Comandos básicos: andar junto, parar, sentar, ficar e deitar.
•  Comandos Avançados: rastejar, rolar, pular, cruzar, fingir de morto e de vivo.
•  Correção de maus hábitos: não pular nas pessoas, parar de roer, latidos indesejados e não correr atrás de carros.


9. Organização do Processo Produtivo




A organização do processo produtivo de uma empresa de adestramento canino não possui uma receita básica ou uma formatação pré-definida. No entanto, é extremamente importante ter critérios e processos bem delimitados, visando dotar a empresa de uma estrutura operacional, de um roteiro/rotina e conceitos devidamente estabelecidos.
Espera-se que, com a estruturação de rotinas e conceitos sobre adestramento canino, obtenha-se uma melhor interação entre o prestador de serviços, o animal e principalmente o proprietário do animal. O processo produtivo pode ser dividido nas seguintes etapas:

1)          Recepção de clientes e animais: deve-se atender com qualidade e prestatividade, cuidando para que os cães não fiquem agitados.
2)          Vistoria: o animal deve ser submetido a uma rigorosa avaliação das suas condições físicas para registrar eventuais machucados ou marcas pré- existentes. Em seguida, o cão é encaminhado ao canil.
3)          Higienização: a limpeza dos animais previne a entrada de pragas caninas no canil, evitando a contaminação dos outros animais custodiados à empresa de adestramento.
4)          Treinamento: o adestramento propriamente dito deve ser feito em turmas. A separação dos animais deve seguir critérios de tamanho, temperamento e grau de adestramento. A regularidade nos horários de treinamento e de refeições dos animais simplifica as atividades da empresa, aumenta o bem-estar dos animais e auxilia no processo de treinamento.
5)          Entrega do animal: a entrega do cão ao domicílio do cliente deve ser realizada, quando possível, de forma individual, em horário previamente agendado. No início do negócio, o empreendedor pode terceirizar o serviço de transporte de animais.
O processo produtivo não se resume apenas ao adestramento do cão. O empreendedor também precisa coordenar os processos de administração, finanças e gestão de recursos humanos.
A gestão administrativa e financeira abrange o faturamento, o controle de caixa, o controle de contas a receber e cobranças, a compra de insumos, o controle de contas a pagar de fornecedores e a prestação de informações ao escritório contábil. Já a gestão de recursos humanos compreende a admissão, rescisão, treinamento e pagamento de funcionários.
É importante lembrar que um bom serviço de “pós-venda” pode garantir a longevidade do negócio. Estar sempre em contato com seus clientes garante que a empresa sempre será lembrada e recomendada.


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