10. Automação

A
automação das atividades industriais/comerciais é um dos principais requisitos
para uma participação mais competitiva de uma empresa no mercado nacional e
internacional. Nesse sentido, é necessário manter sob controle e decisão um
número crescente de aspectos relacionados com a produção e a venda, inclusive
aqueles que estejam vinculados com as áreas: comercial, suprimento, estocagem,
manutenção e logística.
Neste
tipo de atividade, geralmente, o nível de automação não é muito expressivo. Os
serviços prestados por uma empresa de adestramento de cães, operacionalmente,
são relativamente simples.
O
empreendedor deve investir na implantação de controle de entrada de animais no
centro de treinamento e o adestramento dos cães, na elaboração de um cadastro
detalhado do animal e de seu proprietário, nível de adestramento a ser
aplicado, tempo de estada do animal sob a custódia da empresa de adestramento,
no controle de apontamentos dos resultados obtidos no adestramento, no registro
da saída do cão para entrega/devolução ao seu proprietário e nos controles das
áreas administrativa, financeira, comercial e operacional.
O
ideal é que se tenha um software para auxiliar na gestão. Caso o empreendedor
opte por deixar esta opção para um segundo momento, será necessário realizar
tais controles em planilhas eletrônicas construídas segundo as necessidades e
expectativas do empreendedor.
Atualmente,
existem diversos sistemas informatizados (softwares) que podem auxiliar o
empreendedor na gestão de uma escola de adestramento de cães (vide
http://www.baixaki.com.br ou http://www.superdownloads.com.br). Seguem algumas
opções:
• Dataprol Sistema Comercial Integrado;
• Elbrus Light Light;
• Emporium Lite;
• Empresarial Máster Plus;
• Integrato Lite;
• Little Shop of
Treasures;
• REPTecno
Comercial Plus;
• REPTecno Loja Plus;
• SGI-Plus Programa Automação Comercial Completo
Integração com Balança;
• SisAdven;
• SisAdvenPDV;
• SisGEF – Loja Comercial;
• Sistema de Gerenciamento de Vendas;
Antes
de se decidir pelo sistema a ser utilizado, o empreendedor deve avaliar o preço
cobrado, o serviço de manutenção, a conformidade em relação à legislação fiscal
municipal e estadual, a facilidade de suporte e as atualizações oferecidas pelo
fornecedor, verificando ainda se o aplicativo possui funcionalidades, tais
como:
• Controle dos dados sobre faturamento/vendas,
gestão de caixa e bancos (conta corrente);
• Acompanhamento de manutenção e depreciação dos
equipamentos;
• Organização de compras e contas a pagar;
• Emissão de pedidos;
• Controle de taxa de serviço;
• Lista de espera;
• Relatórios e gráficos gerenciais para análise
real do faturamento da empresa.
11. Canais de Distribuição
Os
canais de distribuição são os meios utilizados pelas empresas para escoar sua
produção e ofertar seus serviços. A importância dos canais de distribuição é
fundamental e seu custo pode representar uma parcela considerável do preço
final do produto vendido ao consumidor; os canais não só satisfazem a demanda
através de produtos e serviços no local, em quantidade, qualidade e preço
corretos, mas, também, têm papel fundamental no estímulo à demanda, através das
atividades promocionais dos componentes ou equipamentos atacadistas,
varejistas, representantes ou outros.
A
forma de atuação deste segmento, normalmente, é o da venda direta dos serviços
aos clientes, oriundos de alguma indicação, pelo telefone ou internet (website
próprio / e-mail). São comuns os adestradores de cães estabelecerem parcerias
com pet shops e clínicas veterinárias para a divulgação da atividade.
É
aconselhável a criação de um website próprio apresentando os serviços
oferecidos, a localização da empresa e formas de contato por e-mail ou
telefone. Nos dias atuais, a internet é o principal meio de pesquisa para
encontrar o produto ou serviço desejado.
O
empreendedor pode optar por desempenhar o treinamento em estrutura própria ou
realizar serviços em domicílio. Neste caso, o nível de adestramento deve se
restringir aos comandos básicos, como andar junto, parar, sentar, ficar e
deitar.
12.
Investimento
Investimento
consiste na aplicação de algum tipo de recurso esperando um retorno superior
àquele investido em um determinado período de tempo. O investimento que deve
ser feito em um empreendimento varia muito de acordo com seu porte.
Um
terreno de 1.000 m² garante um amplo espaço em forma de campo aberto para
desenvolvimento das atividades operacionais de adestramento. O espaço deve ser
suficiente para as demais áreas que envolvem o complemento empresarial desse
segmento, como área para escritório para gestão administrativo-financeira,
recepção, vestiário e depósito para guardar os equipamentos utilizados no
adestramento e canil.
Segue
descritivo do investimento médio em equipamentos necessários à estruturação de
uma empresa de adestramento de cães (calculado em aproximadamente R$ 6.600,00):
1.
Macacão de couro em couro bufalado ou em coro
nobuk, todo acolchoado em feltro e lona
com espessura de 12mm e 10mm. Utilizado para adestramento de cães domésticos e
para guarda reside: R$ 1.800,00.
2. Manga revestida internamente por feltro e lona
e fabricada em rami, utilizada no adestramento inicial dos cães: R$ 500,00.
3. Manga profissional revestida por couro e
fabricada em polipropileno, utilizada para provas de adestramento e em cães
adultos: R$ 550,00.
4. Vara flexível confeccionada em poliéster ou
plástico e revestida por feltro, utilizada no adestramento de ataque e defesa:
R$ 150,00.
5. Salsichão em rami, juta ou sisal, com
comprimento de 1,10 metros, utilizada em adestramento de obediência,
brincadeira e guarda: R$ 150,00.
6. Cambão confeccionado em dois canos de alumínio
de espessura 2,5mm, diâmetros de 22 a 28 mm e 1,40 m de comprimento. Utilizado
para aqueles cães que apresentam agressividade no início do adestramento: R$
700,00.
7. Bola de borracha utilizada no treinamento tanto
em filhotes quanto em cães adultos, para brincadeiras programadas: R$ 50,00.
/
8. Obstáculo regulável confeccionado em ferro e
madeira, com largura de 1,50m e altura de 1,00m. Utilizado para ensinar o cão a
pular diferentes alturas: R$ 1.400,00.
9. Objeto para faro confeccionado em couro, com
tamanho de 10cm X 10cm. Utilizado para treinamento na invasão de domicilio e
brincadeiras: R$ 800,00.
10. Outros equipamentos complementares:
coleiras, anti-mordeduras, apitos e pequenos acessórios para diversão e
bem-estar dos cães, tais como brinquedos, kit de primeiros socorros, petiscos,
sacos para recolher dejetos, toalhas, vasilhas petdrick (para o cão beber
água), etc. : R$ 500,00.
É
importante lembrar que os preços acima assinalados podem variar bastante
conforme a marca do produto e o tipo de material escolhido.
A
área administrativa da empresa de adestramento exige o seguinte investimento
(R$ 5.000,00):
1. Microcomputador: R$ 2.500,00.
2. Impressora laser: R$ 500,00.
3. Mesas (2): R$ 500,00.
4. Cadeiras (6): R$ 900,00.
5. Fax: R$ 300,00.
6.
Telefone: R$ 300,00.
Investimento
inicial para divulgação do negócio (R$: 1.550,00).
1. Elaboração de um site próprio : R$ 1.200,00;
2. Produção do material divulgação (cartões de
visita, folhetos etc.) : R$ 350,00;
O
espaço para funcionamento da empresa de adestramento de cães deve contemplar a
estrutura administrativa e operacional da empresa e a área de treinamento (de
preferência gramada, em um amplo espaço). Portanto, recomenda-se a utilização
de uma chácara ou casa com grande área livre, com uma boa distância de
vizinhos. O investimento para adaptação da estrutura varia de acordo com as
condições das instalações elétricas e hidráulicas do imóvel. Estimando um custo
de R$ 15.000,00 para a reforma do local e R$ 4.500,00 de capital de giro, o
investimento total para uma escola de adestramento de cães fica em R$ 32.650,00
É
importante lembrar que o investimento em cursos e formações sobre adestramento
para o empreendedor e sua equipe é recomendável.
Os
valores acima relacionados são apenas uma referência para constituição de um
empreendimento dessa natureza. Para dados mais detalhados é necessário saber
exatamente quais tipos de serviços de adestramento serão ofertados e qual o
porte da empresa. Nesse sentido, aconselhamos ao empreendedor interessado em
constituir esse negócio, a realização de levantamento mais detalhado sobre os
potenciais investimentos depois de elaborado seu plano de negócio (para
elaboração do plano de negócio procure o Sebrae do seu Estado).
Além
disso, os valores acima irão variar conforme a região geográfica que a empresa
irá se instalar, da necessidade de reforma do imóvel, do tipo de mobiliário
escolhido, etc.
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