sexta-feira, 5 de junho de 2015

Como montar um serviço de adestramento de cães - PARTE 4

13. Capital de Giro








Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.
O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).
Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.
Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão- de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta necessidade do caixa.
Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos
de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.
Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.
Geralmente, a necessidade de capital de giro para a operação de uma escola de adestramento de cães é média, em torno de 15% do investimento inicial.


14. Custos

São todos os gastos realizados na comercialização de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção.
O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental à redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.
Os custos para abrir uma empresa de adestramento de cães, devem ser estimados considerando os itens abaixo:
•  Salários, comissões e encargos: R$ 4.000,00 (considerando o empreendedor como adestrador da empresa);
•  Tributos, impostos, contribuições e taxas: R$ 1.200,00;
•  Aluguel, taxa de condomínio, segurança: R$ 1.200,00;
•  Água, luz, telefone e acesso a internet: R$ 600,00;
•  Produtos para higiene e limpeza da empresa e funcionários:  R$ 500,00;
•  Assessoria contábil: R$ 500,00;
•  Propaganda e publicidade da empresa: R$ 500,00;
•  Aquisição de matéria-prima e insumos: R$ 300,00;

Seguem algumas dicas para manter os custos controlados:
•  Comprar pelo menor preço os insumos;
•  Negociar prazos mais extensos para pagamento de fornecedores de insumos;
•  Evitar gastos e despesas desnecessárias;
•  Manter equipe de pessoal enxuta.

Lembramos que estes custos são baseados em estimativas para uma empresa de pequeno porte. Aconselhamos ao empresário que queira abrir um negócio dessa natureza a elaboração de um plano de negócio com a ajuda do Sebrae do seu estado no sentido de estimar os custos exatos do seu empreendimento conforme o porte e os serviços oferecidos.

15. Diversificação/Agregação de Valor




Agregar valor é dar um salto de qualidade em uma ou mais características do produto ou serviço, que de fato são relevantes para a escolha do consumidor. Não basta possuir algo que os concorrentes não oferecem. É necessário que esse algo a mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem competitiva e aumente o seu nível de satisfação com o produto ou serviço prestado. Além disso, para agregar valor, não basta reduzir custos, é preciso conhecer bem o mercado no qual a empresa atua, bem como as preferências dos clientes.
As pesquisas quantitativas e qualitativas podem ajudar na identificação de benefícios de valor agregado. Um dos elementos principais que poderá agregar valor a uma escola de adestramento de cães é a atuação empresarial com responsabilidade social, amor aos animais sob seus cuidados, valorização da marca e qualificação da empresa e seus profissionais.
É possível se diferenciar da concorrência de diversas maneiras, mas a principal delas consiste em ensinar O DONO E TODA A FAMÍLIA A ENTENDER, EDUCAR E TREINAR O SEU CACHORRO, o que significa que o empreendedor não trabalha unicamente com o animal.
Há outras oportunidades de diferenciação da empresa agregando novas atividades e produtos ao seu portfólio, dentre as quais podemos elencar:
•  Organização de campeonatos e exibições de cães adestrados.
•  Elaboração de um cadastro do cão e de seu proprietário para manter um controle do desenvolvimento do animal, ressaltando o progresso obtido pelo animal durante o adestramento. Com isto será possível, periodicamente, contatar o cliente e oferecer serviços complementares ou mesmo re-educação do animal.
•  Serviço de apoio ao proprietário de cães, em domicílio, no nível de adestramento denominado básico.
•  Serviço de recolhimento e entrega em domicílio.
•  Serviço de passeios com os animais de estimação, proporcionando aos proprietários uma tranqüilidade na parte de lazer de seus animais de estimação.
•  Serviços de hotelaria, concernente à oferta de instalações diferenciadas para a recepção dos animais em períodos de férias de seus proprietários, em processos de redução ou eliminação de estresse dos animais ou mesmo para o descanso dos proprietários.
•  Comercialização de planos de saúde para animais de estimação.
•  Comercialização de produtos de higiene e embelezamento de cães.
•  Comercialização de alimentos funcionais para utilização geriátrica em cães.
•  Venda de produtos caninos, tais como: rações, brinquedos, vestimentas, focinheiras, coleiras, dentre outros itens que facilite a vida dos proprietários de cães.
•  Serviço de adestramento em domicilio, principalmente o treinamento dos comandos básicos. O que seria uma tarefa do proprietário do animal pode ser executada em conjunto pelo profissional de adestramento e pelo proprietário do animal.

O empreendedor deve manter-se sempre atualizado com as novas tendências, novas técnicas, novos utensílios e produtos, através da leitura de colunas de jornais e revistas especializados, programas de televisão ou através da Internet.

16. Divulgação
A divulgação é um componente fundamental para o sucesso de uma empresa de adestramento de cães. As campanhas publicitárias devem ser adequadas ao orçamento da empresa, à sua região de abrangência e às peculiaridades do local.
Abaixo, sugerem-se algumas ações mercadológicas acessíveis e eficientes:
•  Confeccionar folders e flyers para a distribuição em escolas, escritórios, residências, clínicas veterinárias e pet-shops;
•  Participar de feiras e eventos sobre o mercado de animais de estimação;
•  Oferecer brindes para clientes que indicam outros clientes;
•  Montar um website para a divulgação da empresa;
•  Lançar planos de fidelidade para os clientes mais assíduos.
O empreendedor deve sempre entregar o que foi prometido e, quando puder, superar as expectativas do cliente. No final, a melhor propaganda será feita pelos clientes satisfeitos e bem atendidos.
É muito importante que o empreendedor estabeleça uma rede de indicações: pessoal de veterinários, pet-shops, logistas e criadores da região podem ser bons parceiros.
Esta rede de indicações é obtida a partir de visitas a estes profissionais e é de grande importância a dedicação do empreendedor neste sentido, sendo o ideal que pelo menos duas visitas semanais sejam feitas. Nestas visitas o empreendedor irá se apresentar e expor seu trabalho, além de deixar folhetos/cartões de visitas, e um material para posterior leitura.
Os ex-clientes também são uma fonte inestimável de indicação de novos clientes. Sempre que o adestramento com o cão é concluído, os proprietários devem levar, junto com o diploma, folhetos e cartões para entregar a amigos e ao seu veterinário. (fonte: http://www.lordcao.com/lord_franquia.htm)
Caso não seja possível desenvolver uma homepage própria para sua empresa na internet, devido a restrições orçamentárias, recomendamos o cadastramento de seus serviços em sites destinados à venda de produtos e serviços veterinários. O empreendedor também pode fazer uma divulgação gratuita nas redes sociais existentes na internet (facebook, orkut, twitter, etc).
Uma outra boa dica é desenvolver um folheto, com dados de sua empresa e descrições dos serviços prestados, e solicitar aos porteiros da região-alvo que coloque nos escaninhos de correspondência dos moradores dos respectivos edifícios.

Na medida do interesse e das possibilidades financeiras do empreendedor, poderão ser utilizados anúncios em jornais de grande circulação, revistas e outdoor. O empreendedor também poderá contratar, quando a empresa estiver crescendo, um profissional de marketing e comunicação para desenvolver campanha específica.


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