13. Capital de Giro
Capital
de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para
garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma
quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as
oscilações de caixa.
O
capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles:
prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME)
e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).
Quanto
maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior
será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos
regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a
necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.
Se o
prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão- de-obra, aluguel,
impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao
prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de
capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro
disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de
vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto,
o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para
complementar esta necessidade do caixa.
Se
ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem
maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes
para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso,
deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para
honrar compromissos
de
pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e
imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas
com seus pagamentos futuros.
Um
fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na
empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as
variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com
precisão.
Geralmente,
a necessidade de capital de giro para a operação de uma escola de adestramento
de cães é média, em torno de 15% do investimento inicial.
14.
Custos
São
todos os gastos realizados na comercialização de um bem ou serviço e que serão
incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como:
aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas,
matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção.
O
cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra,
produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o
empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como
ponto fundamental à redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o
controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a
chance de ganhar no resultado final do negócio.
Os
custos para abrir uma empresa de adestramento de cães, devem ser estimados
considerando os itens abaixo:
• Salários, comissões e encargos: R$ 4.000,00
(considerando o empreendedor como adestrador da empresa);
• Tributos, impostos, contribuições e taxas: R$
1.200,00;
• Aluguel, taxa de condomínio, segurança: R$
1.200,00;
• Água, luz, telefone e acesso a internet: R$
600,00;
• Produtos para higiene e limpeza da empresa e
funcionários: R$ 500,00;
• Assessoria contábil: R$ 500,00;
• Propaganda e publicidade da empresa: R$
500,00;
• Aquisição de matéria-prima e insumos: R$
300,00;
Seguem
algumas dicas para manter os custos controlados:
• Comprar pelo menor preço os insumos;
• Negociar prazos mais extensos para pagamento
de fornecedores de insumos;
• Evitar gastos e despesas desnecessárias;
• Manter equipe de pessoal enxuta.
Lembramos
que estes custos são baseados em estimativas para uma empresa de pequeno porte.
Aconselhamos ao empresário que queira abrir um negócio dessa natureza a
elaboração de um plano de negócio com a ajuda do Sebrae do seu estado no
sentido de estimar os custos exatos do seu empreendimento conforme o porte e os
serviços oferecidos.
15.
Diversificação/Agregação de Valor
Agregar
valor é dar um salto de qualidade em uma ou mais características do produto ou
serviço, que de fato são relevantes para a escolha do consumidor. Não basta
possuir algo que os concorrentes não oferecem. É necessário que esse algo a
mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem competitiva e aumente o
seu nível de satisfação com o produto ou serviço prestado. Além disso, para
agregar valor, não basta reduzir custos, é preciso conhecer bem o mercado no
qual a empresa atua, bem como as preferências dos clientes.
As
pesquisas quantitativas e qualitativas podem ajudar na identificação de
benefícios de valor agregado. Um dos elementos principais que poderá agregar
valor a uma escola de adestramento de cães é a atuação empresarial com
responsabilidade social, amor aos animais sob seus cuidados, valorização da
marca e qualificação da empresa e seus profissionais.
É
possível se diferenciar da concorrência de diversas maneiras, mas a principal
delas consiste em ensinar O DONO E TODA A FAMÍLIA A ENTENDER, EDUCAR E TREINAR
O SEU CACHORRO, o que significa que o empreendedor não trabalha unicamente com
o animal.
Há
outras oportunidades de diferenciação da empresa agregando novas atividades e
produtos ao seu portfólio, dentre as quais podemos elencar:
• Organização de campeonatos e exibições de cães
adestrados.
• Elaboração de um cadastro do cão e de seu
proprietário para manter um controle do desenvolvimento do animal, ressaltando
o progresso obtido pelo animal durante o adestramento. Com isto será possível,
periodicamente, contatar o cliente e oferecer serviços complementares ou mesmo
re-educação do animal.
• Serviço de apoio ao proprietário de cães, em
domicílio, no nível de adestramento denominado básico.
• Serviço de recolhimento e entrega em
domicílio.
• Serviço de passeios com os animais de
estimação, proporcionando aos proprietários uma tranqüilidade na parte de lazer
de seus animais de estimação.
• Serviços de hotelaria, concernente à oferta de
instalações diferenciadas para a recepção dos animais em períodos de férias de
seus proprietários, em processos de redução ou eliminação de estresse dos
animais ou mesmo para o descanso dos proprietários.
• Comercialização de planos de saúde para
animais de estimação.
• Comercialização de produtos de higiene e
embelezamento de cães.
• Comercialização de alimentos funcionais para
utilização geriátrica em cães.
• Venda de produtos caninos, tais como: rações,
brinquedos, vestimentas, focinheiras, coleiras, dentre outros itens que
facilite a vida dos proprietários de cães.
• Serviço de adestramento em domicilio,
principalmente o treinamento dos comandos básicos. O que seria uma tarefa do
proprietário do animal pode ser executada em conjunto pelo profissional de
adestramento e pelo proprietário do animal.
O
empreendedor deve manter-se sempre atualizado com as novas tendências, novas
técnicas, novos utensílios e produtos, através da leitura de colunas de jornais
e revistas especializados, programas de televisão ou através da Internet.
16.
Divulgação
A divulgação
é um componente fundamental para o sucesso de uma empresa de adestramento de
cães. As campanhas publicitárias devem ser adequadas ao orçamento da empresa, à
sua região de abrangência e às peculiaridades do local.
Abaixo,
sugerem-se algumas ações mercadológicas acessíveis e eficientes:
• Confeccionar folders e flyers para a
distribuição em escolas, escritórios, residências, clínicas veterinárias e
pet-shops;
• Participar de feiras e eventos sobre o mercado
de animais de estimação;
• Oferecer brindes para clientes que indicam
outros clientes;
• Montar um website para a divulgação da
empresa;
• Lançar planos de fidelidade para os clientes
mais assíduos.
O
empreendedor deve sempre entregar o que foi prometido e, quando puder, superar
as expectativas do cliente. No final, a melhor propaganda será feita pelos
clientes satisfeitos e bem atendidos.
É
muito importante que o empreendedor estabeleça uma rede de indicações: pessoal
de veterinários, pet-shops, logistas e criadores da região podem ser bons
parceiros.
Esta
rede de indicações é obtida a partir de visitas a estes profissionais e é de
grande importância a dedicação do empreendedor neste sentido, sendo o ideal que
pelo menos duas visitas semanais sejam feitas. Nestas visitas o empreendedor
irá se apresentar e expor seu trabalho, além de deixar folhetos/cartões de
visitas, e um material para posterior leitura.
Os
ex-clientes também são uma fonte inestimável de indicação de novos clientes.
Sempre que o adestramento com o cão é concluído, os proprietários devem levar,
junto com o diploma, folhetos e cartões para entregar a amigos e ao seu
veterinário. (fonte: http://www.lordcao.com/lord_franquia.htm)
Caso
não seja possível desenvolver uma homepage própria para sua empresa na
internet, devido a restrições orçamentárias, recomendamos o cadastramento de
seus serviços em sites destinados à venda de produtos e serviços veterinários.
O empreendedor também pode fazer uma divulgação gratuita nas redes sociais
existentes na internet (facebook, orkut, twitter, etc).
Uma
outra boa dica é desenvolver um folheto, com dados de sua empresa e descrições
dos serviços prestados, e solicitar aos porteiros da região-alvo que coloque
nos escaninhos de correspondência dos moradores dos respectivos edifícios.
Na
medida do interesse e das possibilidades financeiras do empreendedor, poderão
ser utilizados anúncios em jornais de grande circulação, revistas e outdoor. O
empreendedor também poderá contratar, quando a empresa estiver crescendo, um
profissional de marketing e comunicação para desenvolver campanha específica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário