sexta-feira, 5 de junho de 2015

Como montar uma agência de marketing cultural - PARTE 3

5. Estrutura







A estrutura requerida para se iniciar um negócio como este é bem simples, podendo a atividade ser desempenhada a partir de uma sala comercial de aproximadamente 40 m², com o auxílio de um computador com internet, aparelho de telefone e impressora.

O local deve ser bem decorado e mobiliado com mesas e cadeiras para o empreendedor e sua equipe de assistentes trabalharem. Deve contar com espaço para reuniões de trabalho com clientes, prestadores de serviços e empreendedores culturais.

Deve haver banheiro e é sugerido uma pequena copa para uso dos funcionários.

6. Pessoal

O próprio empreendedor com o auxílio de um assistente pode iniciar uma agência de marketing cultural e fechar parcerias com profissionais mais experientes de acordo com cada projeto, isto é, ter um portifólio de profissionais free lancers para contratação a depender do projeto contratado.

É importante que o assistente seja treinado sobre o tipo de negócio e como atender com qualidade, para que possa apoiar no atendimento a clientes na ausência do empreendedor.


7. Equipamentos

Em geral, os serviços associados a atividade de uma agência de marketing cultural, não envolve o uso de equipamentos específicos. O trabalho requer apenas o uso de computador, impressora, telefone etc.

Para a realização de serviços de marketing cultural não existe uma fórmula fechada, pois há variáveis que, conforme combinadas, podem resultar numa excelente ação de marketing.

O importante é a criatividade para atingir o público alvo de forma a atender os objetivos de comunicação da empresa com os recursos disponíveis. Por exemplo:

-  Ao patrocinar um show, a empresa pode não só associar sua marca àquele tipo de música e público como pode também oferecer amostras de produto e brindes (promoção);

-  distribuir ingressos para os seus funcionários (endomarketing);

-  eleger um dia exclusivo para convidados especiais (marketing de relacionamento);

-  enviar mala-direta aos consumidores/clientes informando que o show está acontecendo e é patrocinado pela empresa (marketing direto);

-  mostrar o artista consumindo o produto durante o show (merchandising);

-  levantar informações gerais sobre o consumidor por meio de pesquisas feitas no local (database marketing);

-  fazer uma publicação sobre o evento (marketing editorial);

-  realizar uma campanha específica destacando a importância do patrocínio (publicidade)

... e muitas outras ações paralelas que tem o poder de ampliar o raio de alcance da ação de marketing cultural.


8. Matéria Prima/Mercadoria







A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:

Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.

Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.

Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.

Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.

Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.

Uma agência de Marketing Cultural realiza a prestação de serviços onde não há matéria prima ou processo de manufatura envolvido na atividade.


9. Organização do Processo Produtivo

O processo produtivo de uma agência de marketing cultural irá depender das ações planejadas para cada cliente devendo este se encaixar perfeitamente ao perfil da empresa contratante, ao seu público alvo, identidade e objetivo buscado. Contudo, algumas etapas principais deste processo podem ser destacadas:

1)          Visita às empresas patrocinadoras e apresentação do projeto Não se pode apresentar um projeto para uma empresa (possível patrocinadora) sem conhecê-la antecipadamente. É preciso saber o que ela faz o que produz e o que já patrocinou. Identificar o perfil de empresas patrocinadoras ajuda o empreendedor a conhecer melhor às empresas. A maioria das empresas não possui um Plano de Marketing Cultural ou critérios objetivos de patrocínio. Isto torna o mercado muito aberto.

2)          Apresentação do projeto: Em geral os projetos são compostos basicamente por: uma apresentação sucinta, uma descrição técnica (como vai ser realizado), um orçamento enxuto, um cronograma de execução e um de desembolso, um currículo dos proponentes e técnicos, uma descrição objetiva dos “retornos propostos ao patrocinador” e anexos (bem escolhidos). Mas um dos elementos principais é a carta de apresentação do projeto, que deve ser personalizada, plenamente identificada com a empresa que se pretende transformar em parceira da nossa proposta.

3)          Aprovação e Execução do projeto Cultural: Acompanhamento e execução das ações definidas no projeto pela agência.


4) Entrega do produto e Recebimento: Um agente de marketing cultural pode receber para captar recursos para um projeto até o valor de 10% (em relação ao valor global da produção do projeto), correspondendo ao item “agenciamento”, conforme estabelece a Lei Rouanet. Este percentual acabou se tornando um padrão no mercado, mas, dependendo do trabalho, a negociação é livre.

Além das atividades de agenciamento de marketing cultural propriamente dita, o empreendedor independente deverá dedicar-se ao controle administrativo do negócio (controle dos recebimentos e pagamentos, rotinas bancárias e contábeis, compra de materiais etc.) e o relacionamento comercial com clientes (inclui as atividades de captação de clientes ou venda dos serviços, orçamento, negociação, agendamento das visitas etc.).


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