sexta-feira, 5 de junho de 2015

Como montar uma assistência técnica em informática - PARTE 4

14. Custos







São todos os recursos consumidos na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente no preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção. O cuidado na administração dos custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio de fabricação de brindes indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio. Para facilitar o entendimento e para futuros estudos preliminares sobre os custos mensais para a operacionalização de uma EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM INFORMÁTICA, foi elaborado como exemplo, um quadro contendo uma simulação deste estudo. Lembramos que os dados inseridos no mesmo são meramente ilustrativos.
CUSTOS MENSAIS
1 Salários e encargos 10.800,00
2 Tributos, impostos, contribuições e taxas 1.000,00
3 Aluguel, segurança 2.000,00
4 Água, luz, telefone e acesso a Internet 800,00
5 Produtos para higiene e limpeza da empresa e funcionários 200,00
6 Recursos para manutenções corretivas 200,00
7 Assessoria contábil 300,00
8 Propaganda e publicidade da empresa 500,00
TOTAL 15.800,00
Seguem algumas dicas para manter os custos controlados:
• Comprar pelo menor preço;• Negociar prazos mais extensos para pagamento de fornecedores;• Evitar gastos e despesas desnecessárias;• Manter equipe de pessoal enxuta;• Reduzir a inadimplência, através da utilização de cartões de crédito e débito.


15. Diversificação/Agregação de Valor

Agregar valor significa oferecer produtos e serviços complementares ao produto principal, diferenciando-se da concorrência e atraindo o público-alvo. Não basta possuir algo que os produtos concorrentes não oferecem. É necessário que esse algo mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem competitiva e aumente o seu nível de satisfação com o produto ou serviço prestado.As pesquisas quantitativas e qualitativas podem ajudar na identificação de benefícios de valor agregado. No caso de uma loja de assistência técnica, há várias oportunidades de diferenciação, tais como:-Comercialização de produtos de informática: hardware, software e periféricos;-Disponibilização de uma equipe para atendimento a pequenas empresas;- Parcerias com grandes empresas para assumir o departamento técnico de suporte terceirizado, inclusive com a alocação de técnicos na própria empresa;- Oferta de cursos de manutenção e assistência técnica em informática;- Instalação de serviços de suporte técnico por telefone e internet;- Representação autorizada de fabricantes de componentes de informática.


16. Divulgação

A divulgação é um componente fundamental para o sucesso de uma loja de assistência técnica. As campanhas publicitárias devem ser adequadas ao orçamento da empresa, à sua região de abrangência e às peculiaridades do local. Abaixo, sugerem-se algumas ações mercadológicas acessíveis e eficientes:. Criar uma Web site (Página na Internet). É fundamental divulgar nos sites de busca;- Confeccionar folders e flyers para a distribuição em empresas e residências;- Participar de feiras tecnológicas em escolas, faculdades e empresas;- Oferecer brindes para clientes que indicam outros clientes;- Firmar parcerias com escolas de informática e lojas de informática;- Lançar promoções para upgrade de máquinas.O empreendedor deve sempre entregar o que foi prometido e, quando puder, superar as expectativas do cliente. Ao final, a melhor propaganda será feita pelos clientes satisfeitos e bem atendidos.

 
17. Informações Fiscais e Tributárias




O segmento de ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM INFORMÁTICA, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 9511-8/00 como atividade de reparação e manutenção de computadores, inclusive portáteis e de equipamentos de informática periféricos, tais como impressoras, teclados, drivers, projetores, scanners, mouses, etc, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.
Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):
•  IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
•  CSLL (contribuição social sobre o lucro);
•  PIS (programa de integração social);
•  COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
•  ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza);
•  INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 6% a 17,42%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.
Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.
Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual) . Para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII (http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm ). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores fixos mensais conforme abaixo:
I) Sem empregado
•  5% do salário mínimo vigente - a título de contribuição previdenciária do empreendedor;
•  R$ 5,00 a título de ISS - Imposto sobre serviço de qualquer natureza.

II) Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de um salário mínimo ou piso da categoria)
O empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:
•  Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;
•  Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do empregado.

Havendo receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.
Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.
Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.


18. Eventos

A seguir, são indicados os principais eventos sobre o segmento:Campus PartySão Paulo - SPWebsite: http://www.campus-party.com.br
E-mail: info@campusparty.com.br

CATICongresso Anual de Tecnologia da InformaçãoSão Paulo – SPFone: (11) 3281-3334Website: http://www.fgvsp.brE-mail: cati@fgvsp.com.br

CIO IT FocusFone: (11) 3049-2000Website: http://www.eventosidg.com.brE-mail: seminarios@idg.com.br

FenasoftSão Paulo – SPWebsite: http://www.fenasoft.com.brSoftshow Exposição e Congresso de Software e Soluções em Tecnologia da InformaçãoSão Paulo – SPWebsite: http://www.softshow.com.br



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