7. Equipamentos
Um
projeto básico de uma empresa de Assistência Técnica em Informática certamente
contará com:
•
Computadores, estabilizadores, monitores, hubs e impressoras;• Multímetros:
aparelho que mede a tensão da corrente elétrica;• Osciloscópio: aparelho que
mede as formas das ondas elétricas;• Outras ferramentas de reparos: chave
Philips, chave de fenda, alicate, etc;• Softwares e sistemas operacionais;•
Móveis e materiais de escritório;• Telefone;• Aparelho de fax.Ao fazer o layout
da loja, o empreendedor deve levar em consideração a ambientação, decoração,
circulação, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a
fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento.
8.
Matéria Prima/Mercadoria
A
gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta
e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de,
entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro
dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o
capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é
medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no
passado.
Obs.:
Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em
menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de
índice de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura
dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado
momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento. Nível de
serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente
do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o
cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha;
demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo
fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço
com prontidão.
Portanto,
o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na
alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em
conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na
sede da empresa
No
processo operacional de assistência técnica de computadores, ocorre o consumo
de peças e componentes de informática. O empreendedor deve conhecer
fornecedores confiáveis que vendam produtos legalizados e de qualidade, visto
que neste mercado há um grande volume de pirataria e contrabando. Deve-se
exigir a nota fiscal dos componentes adquiridos para evitar problemas
tributários. As principais peças que são substituídas no conserto ou upgrade
(atualização) de microcomputadores são:• Placa-mãe: também conhecida por CPU
(Unidade Central de Processamento), trata-se de um conjunto de circuitos
impressos reunidos em uma grande placa cuja principal tarefa é fazer com que
todos os componentes do computador se comuniquem. Fornece uma espécie de
sistema viário e energia para o tráfego de dados;• Processador: circuito
integrado de controle das funções de cálculos e tomada de decisões de um
computador. Hoje, todos os circuitos e chips dispostos em diversas placas que
compõem a CPU estão integrados ao processador;• Memória RAM (Random Access
Memory): dispositivo que permite um computador armazenar dados
temporariamente;• Disco rígido: também conhecido como HD (Hard Disk) ou
winchester, trata-se do componente onde são armazenadas as informações de forma
permanente. Caracterizado como memória física, não-volátil, trata-se de um
sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético,
onde os dados são armazenados através de cabeças e revestidos externamente por
uma proteção metálica presa ao gabinete do computador por parafusos. Nele são
gravados os dados que executam os programas (software).• Placa de vídeo (ou
placa gráfica): componente responsável pela geração das imagens que são
exibidas no monitor. Normalmente, possui processador e memória próprios. É uma
das placas de expansão que mais evoluem atualmente, tanto em poder de
processamento quanto em capacidade de memória;• Placa de rede: é utilizada para
ligar o computador a uma rede de computadores. As mais populares são as de padrão
Ethernet, que trabalham com velocidades de 10 Mbps, 100 Mbps e 1 Gbps;• Modem:
placa utilizada para conectar o computador a uma rede utilizando uma linha
telefônica tradicional para acesso à Internet;• Placa de som: responsável pela
geração de áudio. Costuma possuir conectores de entrada (microfone) e de saída
(alto-falante).
9.
Organização do Processo Produtivo
O
processo produtivo de assistência técnica de computadores pode ser dividido em
três etapas:1) Recepção, visita e orçamento: trata-se do primeiro contato com o
cliente. O técnico deve ouvir atentamente os problemas do cliente, avaliar o
equipamento, calcular o tempo de conserto, cotar os componentes que devem ser
instalados e preparar um orçamento prévio. O trabalho de análise pode ser feito
na própria loja ou no local do cliente. Para compensar os custos de
deslocamento e maior número de horas despendidas pelo técnico, o empreendedor
pode cobrar uma taxa de visita a domicílio;2) Execução do serviço: após a
aprovação do orçamento pelo cliente, o técnico pode iniciar o serviço. Caso não
haja no estoque os componentes necessários para o conserto ou atualização do
equipamento, o técnico deve providenciar a cotação e compra das peças com os
fornecedores cadastrados. Normalmente, a execução do serviço é dividida em duas
bancadas, uma para a troca de componentes (hardware) e a outra para a
configuração, instalação e teste de programas (software).Serviços que podem ser
oferecidos:• Venda de computadores novos. • Reparação computadores. •
Manutenção computadores. • Equipamentos informática. • Upgrade computadores. •
Montagem computadores. • Instalação hardware. • Instalação software. •
Configuração correio electrónico. • Configuração firewall. • Configuração
Internet. • Eliminação vírus. • Recuperação dados.
3)
Devolução do equipamento e pagamento: o cliente pode pegar o equipamento na
loja ou receber em domicílio.
10. Automação
Atualmente,
existem diversos sistemas informatizados (softwares) que podem auxiliar o
empreendedor na gestão de uma assistência técnica de informática (vide
http://www.baixaki.com.br ou http://www.superdownloads.com.br). Seguem algumas
opções:· AutoServ – Comércio e Assistência Técnica;· Assistência Técnica – OS
Fácil;· CSO – Assistência Técnica;· SAT – Sistema de Gestão de Assistência
Técnica;· OnBIT S2 Assistência Técnica;· Hércules – Administração de
Assistência Técnica;· REPTecno O.S. Basic;· Ordem de Serviço;· Empresarial
Máster Astec;· Empresarial Máster Sênior;· Sistema Vgdata Tech Lite;· Sistema
WinVGAdm;· Sistec;· Net Support Discovery Network Inventory;· CallSoft
Informatize Empresarial;· Aplicativo para Sistemas Integrados;· Assistance –
Automação para Oficinas e Assistências Técnicas;· Service – Gestão de Vendas e
Serviços;· Dataprol O.S. Máster;· OS ConTrol;· PgioOs.
Antes
de se decidir pelo sistema a ser utilizado, o empreendedor deve avaliar o preço
cobrado, o serviço de manutenção, a conformidade em relação à legislação fiscal
municipal e estadual, a facilidade de suporte e as atualizações oferecidas pelo
fornecedor, verificando ainda se o aplicativo possui funcionalidades, tais
como:· Controle dos dados sobre faturamento/vendas, gestão de caixa e bancos
(conta corrente);· Acompanhamento de manutenção e depreciação dos
equipamentos;· Organização de compras e contas a pagar;· Emissão de pedidos;·
Controle de taxa de serviço;· Lista de espera;· Relatórios e gráficos
gerenciais para análise real do faturamento da loja.
11.
Canais de Distribuição
O
termo canais de distribuição ou marketing foi durante muito tempo considerado
apenas mais um dos componentes do composto mercadológico, juntamente com
produto, preço e promoção. Com as mudanças ocorridas nos últimos anos em termos
de crescimento do poder dos distribuidores, avanços tecnológicos, necessidade
de sustentação de uma vantagem competitiva, entre outros fatores, a
distribuição passou a ser vista como o maior meio de se conseguir um avanço e
crescimento no mercado.Neste sentido, os canais de distribuição vêm ganhando
cada vez mais importância no meio empresarial e suas estruturas evoluem em
termos de formatos e alternativas mais criativas e inovadoras. Com o aumento da
concorrência nos diferentes mercados, ter uma estratégia de canais de
distribuição bem planejada corresponde a ter os produtos nas prateleiras e
conseqüentemente participação no mercado.As estruturas dos canais variam de
acordo com o ramo da empresa, a localização, tamanho de mercado, entre outras
variáveis. Quanto maior o grau de serviços que o produto exige, maior tende a
serem os níveis de intermediários utilizados e a distância com o consumidor
final. No caso de um empreendimento inicial e pequeno, o canal de distribuição
de uma EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM INFORMÁTICA poderá ser único e direto
com o cliente. 1–EMPRESA DE ASSIST.TÉC. EM INFORMÁTICA--------------------->
CLIENTE
12.
Investimento
O
ideal para o empreendedor é que o mesmo busque ajuda junto ao SEBRAE, para
elaborar seu PLANO DE NEGÓCIO, antes de dar qualquer passo nos seus projetos,
pois todo negócio, tem que ser estudado no detalhe, para não vir a sucumbir prematuramente.
O tamanho do investimento em um negócio de uma EMPRESA DE SERVIÇO DE
ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM INFORMÁTICA dependerá do tamanho do projeto do
empreendedor. Caso o empreendedor deseje ter uma visão preliminar antes de
partir para a elaboração do PLANO DE NEGÓCIO, basta que o mesmo realize uma boa
Pesquisa de Mercado. Se já atuou no ramo de assistência técnica em informática
como empresário ou como empregado, é bom avaliar se já sabe o suficiente e se
está bem atualizado conforme o mercado atual do negócio em estudo. Visite o
maior número possível de empresas de assistência técnica em informática,
converse com os proprietários e empregados faça amizade com o maior número
possível de empresários, troque idéias, confira as diferentes percepções sobre
o mercado, sobre as dificuldades etc.
Caso
não venha do ramo, terá que aprender muito, e o melhor caminho é pesquisar,
conversar com as pessoas do ramo e questionar até entender o melhor possível
como se ganha dinheiro com assistência técnica em informática.
Deverão
ser relacionadas como INVESTIMENTO, as despesas com: imóvel (aluguel ou
compra); instalações (todos os móveis e máquinas); equipamentos, contratações de
serviços e de empregados, treinamentos, documentações para legalização da
empresa e o montante do valor relativo ao Capital de giro. Em geral pode-se
montar uma EMPRESA DE SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM INFORMÁTICA com um
investimento inicial em torno de R$ 59.000,00. Para facilitar o estudo
preliminar, elaboramos no quadro abaixo, uma simulação deste estudo, o qual
servirá para orientar o trabalho do empreendedor. Lembramos que os dados
inseridos no mesmo são meramente ilustrativos.
13.
Capital de Giro
Capital
de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para
garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma
quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as
oscilações de caixa.
O
capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles:
prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME)
e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).
Quanto
maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior
será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos
regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a
necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.
Se o
prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão-de-obra, aluguel,
impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao
prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de
capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro
disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de
vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto,
o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para
complementar esta necessidade do caixa.
Se ocorrer
o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os
prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento,
a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para
quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de
pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e
imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas
com seus pagamentos futuros.
Um
fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na
empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as
variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com
precisão.
Geralmente,
a necessidade de capital de giro para a operação de uma loja de assistência
técnica em informática, recomenda-se trabalhar com um valor em torno de 20% do
investimento inicial. Como o empreendedor compra os componentes antes de
receber do cliente, convêm solicitar prazo de pagamento aos fornecedores. Caso
o empreendedor tenha condição, ele pode adquirir equipamentos novos para
comercializar com seus clientes.
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