sexta-feira, 5 de junho de 2015

Como montar uma assistência técnica em informática - PARTE 3

7. Equipamentos






Um projeto básico de uma empresa de Assistência Técnica em Informática certamente contará com:
• Computadores, estabilizadores, monitores, hubs e impressoras;• Multímetros: aparelho que mede a tensão da corrente elétrica;• Osciloscópio: aparelho que mede as formas das ondas elétricas;• Outras ferramentas de reparos: chave Philips, chave de fenda, alicate, etc;• Softwares e sistemas operacionais;• Móveis e materiais de escritório;• Telefone;• Aparelho de fax.Ao fazer o layout da loja, o empreendedor deve levar em consideração a ambientação, decoração, circulação, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento.


8. Matéria Prima/Mercadoria

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.
Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento. Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa
No processo operacional de assistência técnica de computadores, ocorre o consumo de peças e componentes de informática. O empreendedor deve conhecer fornecedores confiáveis que vendam produtos legalizados e de qualidade, visto que neste mercado há um grande volume de pirataria e contrabando. Deve-se exigir a nota fiscal dos componentes adquiridos para evitar problemas tributários. As principais peças que são substituídas no conserto ou upgrade (atualização) de microcomputadores são:• Placa-mãe: também conhecida por CPU (Unidade Central de Processamento), trata-se de um conjunto de circuitos impressos reunidos em uma grande placa cuja principal tarefa é fazer com que todos os componentes do computador se comuniquem. Fornece uma espécie de sistema viário e energia para o tráfego de dados;• Processador: circuito integrado de controle das funções de cálculos e tomada de decisões de um computador. Hoje, todos os circuitos e chips dispostos em diversas placas que compõem a CPU estão integrados ao processador;• Memória RAM (Random Access Memory): dispositivo que permite um computador armazenar dados temporariamente;• Disco rígido: também conhecido como HD (Hard Disk) ou winchester, trata-se do componente onde são armazenadas as informações de forma permanente. Caracterizado como memória física, não-volátil, trata-se de um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético, onde os dados são armazenados através de cabeças e revestidos externamente por uma proteção metálica presa ao gabinete do computador por parafusos. Nele são gravados os dados que executam os programas (software).• Placa de vídeo (ou placa gráfica): componente responsável pela geração das imagens que são exibidas no monitor. Normalmente, possui processador e memória próprios. É uma das placas de expansão que mais evoluem atualmente, tanto em poder de processamento quanto em capacidade de memória;• Placa de rede: é utilizada para ligar o computador a uma rede de computadores. As mais populares são as de padrão Ethernet, que trabalham com velocidades de 10 Mbps, 100 Mbps e 1 Gbps;• Modem: placa utilizada para conectar o computador a uma rede utilizando uma linha telefônica tradicional para acesso à Internet;• Placa de som: responsável pela geração de áudio. Costuma possuir conectores de entrada (microfone) e de saída (alto-falante).


9. Organização do Processo Produtivo

O processo produtivo de assistência técnica de computadores pode ser dividido em três etapas:1) Recepção, visita e orçamento: trata-se do primeiro contato com o cliente. O técnico deve ouvir atentamente os problemas do cliente, avaliar o equipamento, calcular o tempo de conserto, cotar os componentes que devem ser instalados e preparar um orçamento prévio. O trabalho de análise pode ser feito na própria loja ou no local do cliente. Para compensar os custos de deslocamento e maior número de horas despendidas pelo técnico, o empreendedor pode cobrar uma taxa de visita a domicílio;2) Execução do serviço: após a aprovação do orçamento pelo cliente, o técnico pode iniciar o serviço. Caso não haja no estoque os componentes necessários para o conserto ou atualização do equipamento, o técnico deve providenciar a cotação e compra das peças com os fornecedores cadastrados. Normalmente, a execução do serviço é dividida em duas bancadas, uma para a troca de componentes (hardware) e a outra para a configuração, instalação e teste de programas (software).Serviços que podem ser oferecidos:• Venda de computadores novos. • Reparação computadores. • Manutenção computadores. • Equipamentos informática. • Upgrade computadores. • Montagem computadores. • Instalação hardware. • Instalação software. • Configuração correio electrónico. • Configuração firewall. • Configuração Internet. • Eliminação vírus. • Recuperação dados.

3) Devolução do equipamento e pagamento: o cliente pode pegar o equipamento na loja ou receber em domicílio.

10. Automação






Atualmente, existem diversos sistemas informatizados (softwares) que podem auxiliar o empreendedor na gestão de uma assistência técnica de informática (vide http://www.baixaki.com.br ou http://www.superdownloads.com.br). Seguem algumas opções:· AutoServ – Comércio e Assistência Técnica;· Assistência Técnica – OS Fácil;· CSO – Assistência Técnica;· SAT – Sistema de Gestão de Assistência Técnica;· OnBIT S2 Assistência Técnica;· Hércules – Administração de Assistência Técnica;· REPTecno O.S. Basic;· Ordem de Serviço;· Empresarial Máster Astec;· Empresarial Máster Sênior;· Sistema Vgdata Tech Lite;· Sistema WinVGAdm;· Sistec;· Net Support Discovery Network Inventory;· CallSoft Informatize Empresarial;· Aplicativo para Sistemas Integrados;· Assistance – Automação para Oficinas e Assistências Técnicas;· Service – Gestão de Vendas e Serviços;· Dataprol O.S. Máster;· OS ConTrol;· PgioOs.
Antes de se decidir pelo sistema a ser utilizado, o empreendedor deve avaliar o preço cobrado, o serviço de manutenção, a conformidade em relação à legislação fiscal municipal e estadual, a facilidade de suporte e as atualizações oferecidas pelo fornecedor, verificando ainda se o aplicativo possui funcionalidades, tais como:· Controle dos dados sobre faturamento/vendas, gestão de caixa e bancos (conta corrente);· Acompanhamento de manutenção e depreciação dos equipamentos;· Organização de compras e contas a pagar;· Emissão de pedidos;· Controle de taxa de serviço;· Lista de espera;· Relatórios e gráficos gerenciais para análise real do faturamento da loja.


11. Canais de Distribuição

O termo canais de distribuição ou marketing foi durante muito tempo considerado apenas mais um dos componentes do composto mercadológico, juntamente com produto, preço e promoção. Com as mudanças ocorridas nos últimos anos em termos de crescimento do poder dos distribuidores, avanços tecnológicos, necessidade de sustentação de uma vantagem competitiva, entre outros fatores, a distribuição passou a ser vista como o maior meio de se conseguir um avanço e crescimento no mercado.Neste sentido, os canais de distribuição vêm ganhando cada vez mais importância no meio empresarial e suas estruturas evoluem em termos de formatos e alternativas mais criativas e inovadoras. Com o aumento da concorrência nos diferentes mercados, ter uma estratégia de canais de distribuição bem planejada corresponde a ter os produtos nas prateleiras e conseqüentemente participação no mercado.As estruturas dos canais variam de acordo com o ramo da empresa, a localização, tamanho de mercado, entre outras variáveis. Quanto maior o grau de serviços que o produto exige, maior tende a serem os níveis de intermediários utilizados e a distância com o consumidor final. No caso de um empreendimento inicial e pequeno, o canal de distribuição de uma EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM INFORMÁTICA poderá ser único e direto com o cliente. 1–EMPRESA DE ASSIST.TÉC. EM INFORMÁTICA---------------------> CLIENTE


12. Investimento

O ideal para o empreendedor é que o mesmo busque ajuda junto ao SEBRAE, para elaborar seu PLANO DE NEGÓCIO, antes de dar qualquer passo nos seus projetos, pois todo negócio, tem que ser estudado no detalhe, para não vir a sucumbir prematuramente. O tamanho do investimento em um negócio de uma EMPRESA DE SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM INFORMÁTICA dependerá do tamanho do projeto do empreendedor. Caso o empreendedor deseje ter uma visão preliminar antes de partir para a elaboração do PLANO DE NEGÓCIO, basta que o mesmo realize uma boa Pesquisa de Mercado. Se já atuou no ramo de assistência técnica em informática como empresário ou como empregado, é bom avaliar se já sabe o suficiente e se está bem atualizado conforme o mercado atual do negócio em estudo. Visite o maior número possível de empresas de assistência técnica em informática, converse com os proprietários e empregados faça amizade com o maior número possível de empresários, troque idéias, confira as diferentes percepções sobre o mercado, sobre as dificuldades etc.
Caso não venha do ramo, terá que aprender muito, e o melhor caminho é pesquisar, conversar com as pessoas do ramo e questionar até entender o melhor possível como se ganha dinheiro com assistência técnica em informática.
Deverão ser relacionadas como INVESTIMENTO, as despesas com: imóvel (aluguel ou compra); instalações (todos os móveis e máquinas); equipamentos, contratações de serviços e de empregados, treinamentos, documentações para legalização da empresa e o montante do valor relativo ao Capital de giro. Em geral pode-se montar uma EMPRESA DE SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM INFORMÁTICA com um investimento inicial em torno de R$ 59.000,00. Para facilitar o estudo preliminar, elaboramos no quadro abaixo, uma simulação deste estudo, o qual servirá para orientar o trabalho do empreendedor. Lembramos que os dados inseridos no mesmo são meramente ilustrativos.  


13. Capital de Giro

Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.
O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).
Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.
Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão-de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta necessidade do caixa.
Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.
Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.
Geralmente, a necessidade de capital de giro para a operação de uma loja de assistência técnica em informática, recomenda-se trabalhar com um valor em torno de 20% do investimento inicial. Como o empreendedor compra os componentes antes de receber do cliente, convêm solicitar prazo de pagamento aos fornecedores. Caso o empreendedor tenha condição, ele pode adquirir equipamentos novos para comercializar com seus clientes.


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