sexta-feira, 5 de junho de 2015

Como montar uma assistência técnica em informática - PARTE 5

19. Entidades em Geral








A seguir, são indicadas as principais entidades de auxílio ao empreendedor:
ASSESPROAssociação Brasileira das Empresas de Tecnologia de InformaçãoRua Buenos Aires, nº 68 – 14º andar, Centro.CEP: 20070-022Rio de Janeiro - RJWebsite: http://www.assespro.org.brE-mail: contato@assespro.org.brFone: (21) 2507-8506

ABESAssociação Brasileira das Empresas de SoftwareAv. Ibirapuera 2907 8º andar, cj. 811. MoemaCEP: 04029-200São Paulo - SPWebsite: http://www.abes.org.brE-mail: abes@abes.org.brFone: (11) 5044-7900Fax: (11) 5044-8338Telepirata: 0800-11-0039

ABNTAssociação Brasileira de Normas TécnicasSão Paulo – SPWebsite: http://www.abnt.com.brE-mail: atendimento.sp@abnt.org.brFone: (11) 3017-3600Ministério da Ciência e Tecnologia Esplanada dos Ministérios, Bl. E.CEP: 70067-900.Brasília - DFFone: (61) 3317- 7500Fax: (61) 3317-7765Website: http://www.mct.gov.br

Receita FederalBrasília - DFWebsite: http://www.receita.fazenda.gov.brRegistro BR – Registro e Hospedagem de Endereço na InternetAv. das Nações Unidas, 11541, 7º andar.CEP: 04578-000São Paulo – SPFone: (11) 5509-3500Website: http://www.registro.br

SNDCSistema Nacional de Defesa do ConsumidorWebsite:
http://www.mj.gov.br/dpdc/sndc.htm

  

20. Dicas de Negócio








Seguem a seguir algumas dicas que poderão orientar o empreendedor que queira investir no negócio de assistência técnica em informática:- Um componente estratégico para o sucesso do empreendimento é o investimento em formação dos técnicos. Os funcionários devem transmitir conhecimento e confiança para que os clientes sintam-se seguros em deixar o seu equipamento para conserto e upgrade.- O atendimento realizado pelo técnico deve priorizar a empatia com o cliente. Caso o cliente seja leigo em informática, o técnico deve discutir o problema e as soluções em uma linguagem acessível, simplificando a explicação e procurando evitar o “informatiquês”. Para atender clientes com maior conhecimento e departamentos técnicos de empresas, o funcionário deve fornecer o maior número possível de informações, discutindo as diversas alternativas de soluções.- A loja deve proporcionar um ambiente visual de tecnologia avançada em hardware e software, fugindo do rótulo de assistência técnica de fundo de quintal. A prestação de serviços deve primar pelo bom atendimento, pontualidade na entrega, preços justos e competitivos, intensa divulgação de serviços e boa estrutura para atendimento domiciliar.- Uma importante fonte de receita pode ser obtida através de convênios com empresas e órgãos públicos. A oficina deve ter flexibilidade inclusive para prestar serviço nas próprias instalações dos clientes.- Outra ação que pode alavancar o empreendimento para um novo patamar operacional é a obtenção da representação autorizada de um grande fabricante de componentes de informática. Estampar na fachada da loja a marca de um fabricante como Dell, Apple ou IBM, juntamente com a denominação “Assistência técnica autorizada” pode transmitir confiança e atrair muitos clientes, inclusive pessoas com equipamentos de outras marcas. Esta representação oficial também auxilia na obtenção de peças originais com um custo menor e na venda de produtos do fabricante.- Deve-se evitar adquirir peças falsificadas ou de procedência duvidosa. Caso o cliente não esteja disposto a pagar por um componente original, pode-se recorrer aos produtos similares, sempre com o fornecimento de informações referentes à diferença de desempenho e com a aprovação expressa do cliente.- Como os produtos de informática possuem uma rápida renovação e os preços caem mensalmente, não se aconselha a manutenção de um elevado estoque de peças. Deve-se firmar parcerias com fornecedores que possam oferecer bons preços, prazo de pagamento e, principalmente, alto índice de cumprimento de prazo de entrega. Pedidos pela Internet facilitam e agilizam o processo produtivo.- Por fim, num país com baixos índices educacionais como o Brasil, ações sociais de inclusão digital são muito bem-vindas. Se houver oportunidade, o empreendedor pode oferecer cursos básicos gratuitos de manutenção e assistência técnica para crianças e jovens carentes e oficinas práticas. As aulas devem ser ministradas em horários ociosos e com técnicos voluntários. Estas atividades contribuem para promover a imagem da loja, além de proporcionar boas ações para a comunidade.


21. Características


No segmento de assistência técnica em informática, o empreendedor precisa estar atento às tendências de tecnologia da informação. Deve identificar os movimentos deste mercado e adaptá-los à sua oferta, reconhecendo as preferências dos clientes e os principais lançamentos em hardware e software.Outras características importantes, relacionadas ao risco do negócio, podem ajudar no sucesso do empreendimento: Capacidade de assumir riscos (calculados) – Isto quer dizer, não ter medo de desafios, arriscar conscientemente. Calcular com detalhes (PLANO DE NEGÓCIOS) as chances de o empreendimento ser um sucesso.Senso de oportunidade – Enxergar oportunidade, aonde as outras pessoas só vêm ameaças. Aprender com os erros dos outros empresários, evitando assim perdas de tempo e dinheiro.Conhecimento do ramo – conhecer muito bem o ramo que escolheu. Preferencialmente que trabalhe no mesmo ou tenha trabalhado. Caso não seja possível, faça muitas pesquisas, muitas visitas aos concorrentes. Não economize neste quesito, pois mais tarde você será recompensado.Organização – Ser organizado, compreender que os resultados positivos virão em conseqüência da aplicação dos recursos disponíveis, conforme o planejamento do empreendimento. Não permitir desvios exagerados em relação ao planejado. Caso identifique falhas no percurso, buscar a correção com muita rapidez.Iniciativa e disposição – Ser pró-ativo, buscar novidades para seu negócio, dar sempre o primeiro passo, não esperar pelos outros. Pesquisar novos caminhos, estar sempre atento com as novidades do mercado, de uma forma geral.Liderança – Ser uma pessoa que todos gostem de trabalhar com você, em função de seu espírito de liderança; respeitando a cada um, trazendo todos os funcionários ao seu lado e nunca abaixo de você. Faça um trabalho de equipe; delegue autoridade, mas acompanhe. Defina metas e cobre com responsabilidade.Otimista e auto motivado (sempre) – Não importa o tamanho dos problemas que enfrentará no andamento de seu empreendimento. O que importa é que todos os dias, o empreendedor precisa buscar dentro de si motivos para estar sempre motivado, pois agindo assim, sua equipe nunca esmorecerá e a vitória virá com certeza

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