19. Entidades em Geral

A
seguir, são indicadas as principais entidades de auxílio ao empreendedor:
ASSESPROAssociação
Brasileira das Empresas de Tecnologia de InformaçãoRua Buenos Aires, nº 68 –
14º andar, Centro.CEP: 20070-022Rio de Janeiro - RJWebsite:
http://www.assespro.org.brE-mail: contato@assespro.org.brFone: (21) 2507-8506
ABESAssociação
Brasileira das Empresas de SoftwareAv. Ibirapuera 2907 8º andar, cj. 811.
MoemaCEP: 04029-200São Paulo - SPWebsite: http://www.abes.org.brE-mail:
abes@abes.org.brFone: (11) 5044-7900Fax: (11) 5044-8338Telepirata: 0800-11-0039
ABNTAssociação
Brasileira de Normas TécnicasSão Paulo – SPWebsite:
http://www.abnt.com.brE-mail: atendimento.sp@abnt.org.brFone: (11)
3017-3600Ministério da Ciência e Tecnologia Esplanada dos Ministérios, Bl.
E.CEP: 70067-900.Brasília - DFFone: (61) 3317- 7500Fax: (61) 3317-7765Website:
http://www.mct.gov.br
Receita
FederalBrasília - DFWebsite: http://www.receita.fazenda.gov.brRegistro BR –
Registro e Hospedagem de Endereço na InternetAv. das Nações Unidas, 11541, 7º
andar.CEP: 04578-000São Paulo – SPFone: (11) 5509-3500Website:
http://www.registro.br
SNDCSistema
Nacional de Defesa do ConsumidorWebsite:
http://www.mj.gov.br/dpdc/sndc.htm
20. Dicas de Negócio
Seguem
a seguir algumas dicas que poderão orientar o empreendedor que queira investir
no negócio de assistência técnica em informática:- Um componente estratégico
para o sucesso do empreendimento é o investimento em formação dos técnicos. Os
funcionários devem transmitir conhecimento e confiança para que os clientes
sintam-se seguros em deixar o seu equipamento para conserto e upgrade.- O
atendimento realizado pelo técnico deve priorizar a empatia com o cliente. Caso
o cliente seja leigo em informática, o técnico deve discutir o problema e as
soluções em uma linguagem acessível, simplificando a explicação e procurando
evitar o “informatiquês”. Para atender clientes com maior conhecimento e
departamentos técnicos de empresas, o funcionário deve fornecer o maior número
possível de informações, discutindo as diversas alternativas de soluções.- A
loja deve proporcionar um ambiente visual de tecnologia avançada em hardware e
software, fugindo do rótulo de assistência técnica de fundo de quintal. A
prestação de serviços deve primar pelo bom atendimento, pontualidade na
entrega, preços justos e competitivos, intensa divulgação de serviços e boa
estrutura para atendimento domiciliar.- Uma importante fonte de receita pode
ser obtida através de convênios com empresas e órgãos públicos. A oficina deve
ter flexibilidade inclusive para prestar serviço nas próprias instalações dos
clientes.- Outra ação que pode alavancar o empreendimento para um novo patamar
operacional é a obtenção da representação autorizada de um grande fabricante de
componentes de informática. Estampar na fachada da loja a marca de um
fabricante como Dell, Apple ou IBM, juntamente com a denominação “Assistência
técnica autorizada” pode transmitir confiança e atrair muitos clientes,
inclusive pessoas com equipamentos de outras marcas. Esta representação oficial
também auxilia na obtenção de peças originais com um custo menor e na venda de
produtos do fabricante.- Deve-se evitar adquirir peças falsificadas ou de
procedência duvidosa. Caso o cliente não esteja disposto a pagar por um
componente original, pode-se recorrer aos produtos similares, sempre com o
fornecimento de informações referentes à diferença de desempenho e com a
aprovação expressa do cliente.- Como os produtos de informática possuem uma
rápida renovação e os preços caem mensalmente, não se aconselha a manutenção de
um elevado estoque de peças. Deve-se firmar parcerias com fornecedores que
possam oferecer bons preços, prazo de pagamento e, principalmente, alto índice
de cumprimento de prazo de entrega. Pedidos pela Internet facilitam e agilizam
o processo produtivo.- Por fim, num país com baixos índices educacionais como o
Brasil, ações sociais de inclusão digital são muito bem-vindas. Se houver
oportunidade, o empreendedor pode oferecer cursos básicos gratuitos de
manutenção e assistência técnica para crianças e jovens carentes e oficinas
práticas. As aulas devem ser ministradas em horários ociosos e com técnicos
voluntários. Estas atividades contribuem para promover a imagem da loja, além
de proporcionar boas ações para a comunidade.
21.
Características
No
segmento de assistência técnica em informática, o empreendedor precisa estar
atento às tendências de tecnologia da informação. Deve identificar os
movimentos deste mercado e adaptá-los à sua oferta, reconhecendo as
preferências dos clientes e os principais lançamentos em hardware e
software.Outras características importantes, relacionadas ao risco do negócio,
podem ajudar no sucesso do empreendimento: Capacidade de assumir riscos
(calculados) – Isto quer dizer, não ter medo de desafios, arriscar
conscientemente. Calcular com detalhes (PLANO DE NEGÓCIOS) as chances de o
empreendimento ser um sucesso.Senso de oportunidade – Enxergar oportunidade,
aonde as outras pessoas só vêm ameaças. Aprender com os erros dos outros
empresários, evitando assim perdas de tempo e dinheiro.Conhecimento do ramo –
conhecer muito bem o ramo que escolheu. Preferencialmente que trabalhe no mesmo
ou tenha trabalhado. Caso não seja possível, faça muitas pesquisas, muitas
visitas aos concorrentes. Não economize neste quesito, pois mais tarde você
será recompensado.Organização – Ser organizado, compreender que os resultados
positivos virão em conseqüência da aplicação dos recursos disponíveis, conforme
o planejamento do empreendimento. Não permitir desvios exagerados em relação ao
planejado. Caso identifique falhas no percurso, buscar a correção com muita
rapidez.Iniciativa e disposição – Ser pró-ativo, buscar novidades para seu
negócio, dar sempre o primeiro passo, não esperar pelos outros. Pesquisar novos
caminhos, estar sempre atento com as novidades do mercado, de uma forma
geral.Liderança – Ser uma pessoa que todos gostem de trabalhar com você, em
função de seu espírito de liderança; respeitando a cada um, trazendo todos os
funcionários ao seu lado e nunca abaixo de você. Faça um trabalho de equipe;
delegue autoridade, mas acompanhe. Defina metas e cobre com responsabilidade.Otimista
e auto motivado (sempre) – Não importa o tamanho dos problemas que enfrentará
no andamento de seu empreendimento. O que importa é que todos os dias, o
empreendedor precisa buscar dentro de si motivos para estar sempre motivado, pois
agindo assim, sua equipe nunca esmorecerá e a vitória virá com certeza
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