domingo, 7 de junho de 2015

Como montar uma confecção de moda praia - PARTE 2


Localização






A localização de uma empresa de confecção de moda praia deve considerar a natureza do empreendimento. Caso o empreendedor defina o empreendimento como uma indústria de confecções com venda exclusivamente para revendedores, o local deve oferecer uma boa infraestrutura tais como: água, esgoto, energia elétrica estabilizada, telefone, acesso a internet de boa velocidade e propiciar condições necessárias para o seu crescimento.

São variáveis importantes que devem ser consideradas na localização da fábrica a disponibilidade de mão de obra na região e a localização próxima de indústrias têxteis produtoras dos insumos utilizados.

Caso a opção seja para produção com venda tanto para lojistas quanto para consumidores finais, a localização do empreendimento deverá levar em consideração o ponto comercial, ou seja, a movimentação de pessoas, facilidade de acesso e visibilidade da loja, bem como identificar claramente o público alvo que se quer atingir, a concorrência existente ou potencial nas proximidades, as vias de acesso, a disponibilidade de estacionamento no local e nas adjacências, entre outros fatores.

Exigências Legais e Específicas
É necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:
- Junta Comercial;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);
- Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- Corpo de Bombeiros Militar.

Além do cumprimento das exigências anteriores, é necessário pesquisar na Prefeitura Municipal a legislação aplicada ao negócio de confecção de moda praia.

Estrutura
A estrutura de uma empresa de confecção de moda praia depende de sua finalidade básica: confecção ou confecção e venda no varejo.

Para a confecção é necessária uma área adequada, com cerca de 100 m², com a possibilidade de ampliação para investimentos futuros, onde além das máquinas deve também contemplar a área de estoques (matérias primas e produtos acabados), recepção e despacho de mercadorias, escritório operacional e áreas de circulação dos funcionários.

A loja por sua vez depende do público alvo e suas exigências, dependendo da sofisticação e ambientação requeridos. De toda forma, é necessário um espaço médio de 80 m² para exposição, circulação de clientes, prateleiras, araras, provadores, balcões e administração comercial.

Tanto a área de confecção como a da loja devem contar com boa iluminação, ambiente arejado, seguir as normas de segurança impostas pela legislação, e acima de tudo, ser um ambiente agradável para quem trabalha e para os clientes.

Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento e o nível de capacidade de produção instalada. Para uma empresa de confecção de moda praia de pequeno porte pode-se começar com doze empregados, sendo:

- um estilista;

- um modelista;

- dois cortadores;

- três costureiras;

- um auxiliar de serviços gerais;

- dois auxiliares administrativos;

- dois vendedores.

Os colaboradores devem ter as seguintes competências, que devem ser focadas no processo de seleção e contratação:

- estilista: além da criatividade esse profissional precisa ter uma visão global do mundo contemporâneo. Deve apresentar conhecimentos de sociologia, modelagem, desenho e história do vestuário. É desejável que possua curso superior em moda ou em design de moda.

- modelista: além da paciência e busca da perfeição esse profissional deve possuir talento para lidar com a geometria, saber distinguir os mais diversos tecidos e caimentos, ser criativo para buscar soluções e ajustes para as ideias ainda imperfeitas do estilista. Ainda são necessários conhecimentos de informática, em razão da grande utilização de software de design digital, essencial para a produção em série.

- cortadores: saber operar máquina de corte, foco em planejamento por processo manual e digital e conhecimento de riscos e cortes em tecidos de diferentes tipos. Deve ter senso de organização, agilidade e precisão.

- costureiras: experiência com máquinas de costura de diferentes tipos e conhecimentos sobre os diferentes tecidos. Deve ter habilidade de planejamento do seu trabalho, organização, agilidade, precisão e flexibilidade.

- vendedores: além de conhecer muito bem o produto e a empresa, o vendedor deve também conhecer as necessidades e os hábitos dos clientes e ter uma postura consultiva oferecendo soluções que atendam essas necessidades. Deve ter dinamismo, comunicação, empatia, percepção, perspicácia, flexibilidade, comprometimento, persistência e ser um bom ouvinte.

Investir constantemente no aperfeiçoamento dos colaboradores através de cursos, palestras, workshops que são oferecidos no mercado, ou em atividades de desenvolvimento realizadas na própria empresa, deve ser preocupação permanente do empreendedor.

O empresário deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Têxtil e de Confecções, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, consequências desagradáveis.

Equipamentos






São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

Mobiliário para a área administrativa:

- microcomputador completo - 1 – R$ 1.500,00
- impressora - 1 – R$ 300,00
- telefone - 2 – R$ 200,00
- mesas - 2 – R$ 500,00
- cadeiras - 2 – R$ 200,00
- armário para o escritório - 1 – R$ 500,00

Total área administrativa: R$ 3.200,00

Móveis e Equipamentos para áreas de produção e exposição de produtos:

- microcomputador completo - 1 – R$ 1.500,00
- máquina industrial overloque com 2 agulhas motor ½ HP - 2 – R$ 4.000,00
- máquina galoneira com 3 agulhas - 2 – R$ 3.2000,00
- máquina de cortar tecidos com 6’’ - 2 – R$ 4.000,00
- mesa para corte medindo 6,00 m x 1,80 m – R$ 1.000,00
- mesa de madeira para acabamento, medindo 2,00 m x 0,90 m - 2 – R$ 1.200,00
- colarete de overloque - 2 – R$ 1.000,00
- elastiqueira BT - 2 – R$ 4.000,00
- pespontadeira e de corte - 1 – R$ 3.600,00
- balcão para exposição - 3 – R$ 2.000,00
- prateleiras aramada - 6 – R$ 1.000,00
- vitrines com rodízio - 4 - R$ 1.500,00
- manequins infantil masculino - 2- R$ 600,00
- manequins infantil feminino - 2- R$ 600,00
- manequins adulto masculino - 2- R$ 1.000,00
- manequins adulto feminino - 3- R$ 1.500,00
- espelhos - 2 - R$ 600,00
- provadores - 2 – R$ 200,00
- máquina ECF - 1- R$ 1.500,00
- impressora matricial - 1 – R$ 600,00
- alarmes - 1 – R$ 150,00
- telefones - 2 – R$ 200,00

Total para a área de produção e vendas: R$ 31.350,00

Total do Investimento: R$ 34.550,00

Além desses investimentos deve-se avaliar a necessidade da aquisição de um veículo utilitário (tipo furgão) para a realização de entregas ou a utilização de empresas terceirizadas para esse fim.

Os valores acima são referências, e podem variar de acordo com a região, mercado de equipamentos e a disponibilidade de equipamentos usados e com garantia do fabricante.

Matéria Prima/Mercadoria
A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:

Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.

Obs.: Quanto maior for a frequência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.

Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.

Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.

Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.

A principal matéria prima utilizada pela empresa de confecções de moda praia é o tecido em várias composições, podendo ser algodão, sintético, malha ou fibra.

Os principais itens produzidos por uma empresa de confecção de moda praia são:

- biquínis (fio dental, cortininha, tanga, etc.);

- sunquínis;

- maiôs (frente única, tomara que caia, etc.);

- sungas (largas ou estreitas);

- saídas de banho;

- cangas;

- bodies;

A confecção pode incluir na sua produção: shorts, saias, chapéus, viseiras, sacolas, cangas etc.

Para a definição do mix dos produtos a serem oferecidos, o empresário deverá visitar concorrentes, ouvir permanentemente seus clientes e ir fazendo adaptações ao longo do tempo.

Organização do Processo Produtivo
Os processos produtivos de uma confecção de moda praia são divididos em:

Compra de matéria prima – responsável pela pesquisa de fornecedores que comercializam por atacado os itens que serão utilizados no processo produtivo.

Criação – é a atividade desenvolvida por um estilista. É importante que na estrutura física da empresa o espaço de criação seja exclusivo, em sala de preferência fechada, com boa luminosidade, climatizada e onde estão localizados os itens requeridos no desenvolvimento da atividade, tais como prancheta de desenho, microcomputador com software adequado para design digital, dentre outros itens.

Produção – é onde são realizadas as atividades de modelagem, corte e costura.
- modelagem: momento em que os projetos gerados pela criatividade do estilista serão moldados e avaliados em modelos, que podem ser humanos ou manequins, deve ser realizado em ambiente organizado, agradável, com boa iluminação, de preferência natural.
- corte: é quando os moldes são transferidos para os tecidos. O espaço destinado a essa atividade deve proporcionar um layout que facilite a produtividade dos profissionais. As mesas de corte serão dispostas de uma forma que possibilite o máximo de desempenho dos profissionais, de forma a facilitar a produção.
- costura: é a fase final da produção, quando as máquinas deverão ser dispostas em filas, uma ao lado da outra, com o objetivo de ocupar o menor espaço possível sem prejudicar a capacidade produtiva de cada costureira. Essa forma de distribuição das máquinas também irá facilitar a supervisão da linha de produção.

É muito importante definir padrões de qualidade e estabelecer metas, procurando reduzir os artigos produzidos com falhas ou defeitos.

Atendimento ao cliente e vendas – é o primeiro contato com o cliente, geralmente se dá na visita a empresa de confecções ou por telefone e email ou através de preenchimento de cadastro no site da empresa. A parte do showroom para exposição dos artigos colocados à venda deve contar com ampla estrutura, o layout deve ser aberto, o ambiente limpo, arejado/climatizado, com iluminação apropriada, as vitrines dispostas de forma a possibilitar a visualização pelo cliente das peças produzidas e que estão à disposição tanto no atacado quanto no varejo.
A decoração do ambiente merece uma atenção toda especial do empreendedor, para gerar uma atmosfera compatível com os atributos do segmento de moda praia.

Estoque de matéria prima para reposição – Será necessário manter um nível de estoque para garantir a reposição da empresa de confecção de moda praia. O empreendedor deverá tomar o máximo de cuidado para não manter altos níveis de estoque e evitar encalhe.

Administração – destina-se às atividades de relacionamento com fornecedores, controle de contas a pagar, atividades de recursos humanos, controle financeiro e de contas bancárias, acompanhamento do desempenho do negócio e outras que o empreendedor julgar necessárias para o bom andamento do empreendimento.

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