Localização
A
localização de uma empresa de confecção de moda praia deve considerar a
natureza do empreendimento. Caso o empreendedor defina o empreendimento como
uma indústria de confecções com venda exclusivamente para revendedores, o local
deve oferecer uma boa infraestrutura tais como: água, esgoto, energia elétrica
estabilizada, telefone, acesso a internet de boa velocidade e propiciar
condições necessárias para o seu crescimento.
São
variáveis importantes que devem ser consideradas na localização da fábrica a
disponibilidade de mão de obra na região e a localização próxima de indústrias
têxteis produtoras dos insumos utilizados.
Caso
a opção seja para produção com venda tanto para lojistas quanto para
consumidores finais, a localização do empreendimento deverá levar em
consideração o ponto comercial, ou seja, a movimentação de pessoas, facilidade
de acesso e visibilidade da loja, bem como identificar claramente o público
alvo que se quer atingir, a concorrência existente ou potencial nas
proximidades, as vias de acesso, a disponibilidade de estacionamento no local e
nas adjacências, entre outros fatores.
Exigências
Legais e Específicas
É
necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa nos
seguintes órgãos:
-
Junta Comercial;
-
Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
-
Secretaria Estadual de Fazenda;
-
Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
-
Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é
obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da
constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);
-
Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema “Conectividade Social –
INSS/FGTS”;
-
Corpo de Bombeiros Militar.
Além
do cumprimento das exigências anteriores, é necessário pesquisar na Prefeitura
Municipal a legislação aplicada ao negócio de confecção de moda praia.
Estrutura
A
estrutura de uma empresa de confecção de moda praia depende de sua finalidade
básica: confecção ou confecção e venda no varejo.
Para
a confecção é necessária uma área adequada, com cerca de 100 m², com a
possibilidade de ampliação para investimentos futuros, onde além das máquinas
deve também contemplar a área de estoques (matérias primas e produtos
acabados), recepção e despacho de mercadorias, escritório operacional e áreas
de circulação dos funcionários.
A
loja por sua vez depende do público alvo e suas exigências, dependendo da
sofisticação e ambientação requeridos. De toda forma, é necessário um espaço
médio de 80 m² para exposição, circulação de clientes, prateleiras, araras,
provadores, balcões e administração comercial.
Tanto
a área de confecção como a da loja devem contar com boa iluminação, ambiente
arejado, seguir as normas de segurança impostas pela legislação, e acima de
tudo, ser um ambiente agradável para quem trabalha e para os clientes.
Pessoal
A
quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento e o
nível de capacidade de produção instalada. Para uma empresa de confecção de
moda praia de pequeno porte pode-se começar com doze empregados, sendo:
- um
estilista;
- um
modelista;
-
dois cortadores;
-
três costureiras;
- um
auxiliar de serviços gerais;
-
dois auxiliares administrativos;
-
dois vendedores.
Os
colaboradores devem ter as seguintes competências, que devem ser focadas no
processo de seleção e contratação:
-
estilista: além da criatividade esse profissional precisa ter uma visão global
do mundo contemporâneo. Deve apresentar conhecimentos de sociologia, modelagem,
desenho e história do vestuário. É desejável que possua curso superior em moda
ou em design de moda.
-
modelista: além da paciência e busca da perfeição esse profissional deve
possuir talento para lidar com a geometria, saber distinguir os mais diversos
tecidos e caimentos, ser criativo para buscar soluções e ajustes para as ideias
ainda imperfeitas do estilista. Ainda são necessários conhecimentos de
informática, em razão da grande utilização de software de design digital,
essencial para a produção em série.
-
cortadores: saber operar máquina de corte, foco em planejamento por processo
manual e digital e conhecimento de riscos e cortes em tecidos de diferentes
tipos. Deve ter senso de organização, agilidade e precisão.
-
costureiras: experiência com máquinas de costura de diferentes tipos e
conhecimentos sobre os diferentes tecidos. Deve ter habilidade de planejamento
do seu trabalho, organização, agilidade, precisão e flexibilidade.
-
vendedores: além de conhecer muito bem o produto e a empresa, o vendedor deve
também conhecer as necessidades e os hábitos dos clientes e ter uma postura
consultiva oferecendo soluções que atendam essas necessidades. Deve ter
dinamismo, comunicação, empatia, percepção, perspicácia, flexibilidade, comprometimento,
persistência e ser um bom ouvinte.
Investir
constantemente no aperfeiçoamento dos colaboradores através de cursos,
palestras, workshops que são oferecidos no mercado, ou em atividades de
desenvolvimento realizadas na própria empresa, deve ser preocupação permanente
do empreendedor.
O
empresário deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao
seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências
do setor.
Deve-se
estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores na
Indústria Têxtil e de Confecções, utilizando-a como balizadora dos salários e
orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, consequências
desagradáveis.
Equipamentos
São
necessários os seguintes móveis e equipamentos:
Mobiliário
para a área administrativa:
-
microcomputador completo - 1 – R$ 1.500,00
-
impressora - 1 – R$ 300,00
-
telefone - 2 – R$ 200,00
-
mesas - 2 – R$ 500,00
-
cadeiras - 2 – R$ 200,00
-
armário para o escritório - 1 – R$ 500,00
Total
área administrativa: R$ 3.200,00
Móveis
e Equipamentos para áreas de produção e exposição de produtos:
-
microcomputador completo - 1 – R$ 1.500,00
-
máquina industrial overloque com 2 agulhas motor ½ HP - 2 – R$ 4.000,00
-
máquina galoneira com 3 agulhas - 2 – R$ 3.2000,00
-
máquina de cortar tecidos com 6’’ - 2 – R$ 4.000,00
-
mesa para corte medindo 6,00 m x 1,80 m – R$ 1.000,00
-
mesa de madeira para acabamento, medindo 2,00 m x 0,90 m - 2 – R$ 1.200,00
-
colarete de overloque - 2 – R$ 1.000,00
-
elastiqueira BT - 2 – R$ 4.000,00
-
pespontadeira e de corte - 1 – R$ 3.600,00
-
balcão para exposição - 3 – R$ 2.000,00
-
prateleiras aramada - 6 – R$ 1.000,00
-
vitrines com rodízio - 4 - R$ 1.500,00
-
manequins infantil masculino - 2- R$ 600,00
-
manequins infantil feminino - 2- R$ 600,00
-
manequins adulto masculino - 2- R$ 1.000,00
-
manequins adulto feminino - 3- R$ 1.500,00
-
espelhos - 2 - R$ 600,00
-
provadores - 2 – R$ 200,00
-
máquina ECF - 1- R$ 1.500,00
-
impressora matricial - 1 – R$ 600,00
-
alarmes - 1 – R$ 150,00
-
telefones - 2 – R$ 200,00
Total
para a área de produção e vendas: R$ 31.350,00
Total
do Investimento: R$ 34.550,00
Além
desses investimentos deve-se avaliar a necessidade da aquisição de um veículo
utilitário (tipo furgão) para a realização de entregas ou a utilização de
empresas terceirizadas para esse fim.
Os
valores acima são referências, e podem variar de acordo com a região, mercado
de equipamentos e a disponibilidade de equipamentos usados e com garantia do
fabricante.
Matéria
Prima/Mercadoria
A
gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta
e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de,
entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro
dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o
capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é
medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no
passado.
Obs.:
Quanto maior for a frequência de entregas dos fornecedores, logicamente em
menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de
índice de rotação de estoques.
Cobertura
dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de
tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras,
sem que haja suprimento.
Nível
de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o
ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que
o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha;
demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo
fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço
com prontidão.
Portanto,
o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na
alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em
conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na
sede da empresa.
A
principal matéria prima utilizada pela empresa de confecções de moda praia é o
tecido em várias composições, podendo ser algodão, sintético, malha ou fibra.
Os
principais itens produzidos por uma empresa de confecção de moda praia são:
-
biquínis (fio dental, cortininha, tanga, etc.);
-
sunquínis;
-
maiôs (frente única, tomara que caia, etc.);
-
sungas (largas ou estreitas);
-
saídas de banho;
-
cangas;
-
bodies;
A
confecção pode incluir na sua produção: shorts, saias, chapéus, viseiras,
sacolas, cangas etc.
Para
a definição do mix dos produtos a serem oferecidos, o empresário deverá visitar
concorrentes, ouvir permanentemente seus clientes e ir fazendo adaptações ao
longo do tempo.
Organização
do Processo Produtivo
Os
processos produtivos de uma confecção de moda praia são divididos em:
Compra
de matéria prima – responsável pela pesquisa de fornecedores que comercializam
por atacado os itens que serão utilizados no processo produtivo.
Criação
– é a atividade desenvolvida por um estilista. É importante que na estrutura
física da empresa o espaço de criação seja exclusivo, em sala de preferência
fechada, com boa luminosidade, climatizada e onde estão localizados os itens
requeridos no desenvolvimento da atividade, tais como prancheta de desenho,
microcomputador com software adequado para design digital, dentre outros itens.
Produção
– é onde são realizadas as atividades de modelagem, corte e costura.
-
modelagem: momento em que os projetos gerados pela criatividade do estilista
serão moldados e avaliados em modelos, que podem ser humanos ou manequins, deve
ser realizado em ambiente organizado, agradável, com boa iluminação, de
preferência natural.
-
corte: é quando os moldes são transferidos para os tecidos. O espaço destinado
a essa atividade deve proporcionar um layout que facilite a produtividade dos
profissionais. As mesas de corte serão dispostas de uma forma que possibilite o
máximo de desempenho dos profissionais, de forma a facilitar a produção.
-
costura: é a fase final da produção, quando as máquinas deverão ser dispostas
em filas, uma ao lado da outra, com o objetivo de ocupar o menor espaço
possível sem prejudicar a capacidade produtiva de cada costureira. Essa forma
de distribuição das máquinas também irá facilitar a supervisão da linha de
produção.
É
muito importante definir padrões de qualidade e estabelecer metas, procurando
reduzir os artigos produzidos com falhas ou defeitos.
Atendimento
ao cliente e vendas – é o primeiro contato com o cliente, geralmente se dá na
visita a empresa de confecções ou por telefone e email ou através de
preenchimento de cadastro no site da empresa. A parte do showroom para
exposição dos artigos colocados à venda deve contar com ampla estrutura, o
layout deve ser aberto, o ambiente limpo, arejado/climatizado, com iluminação
apropriada, as vitrines dispostas de forma a possibilitar a visualização pelo
cliente das peças produzidas e que estão à disposição tanto no atacado quanto
no varejo.
A
decoração do ambiente merece uma atenção toda especial do empreendedor, para
gerar uma atmosfera compatível com os atributos do segmento de moda praia.
Estoque
de matéria prima para reposição – Será necessário manter um nível de estoque
para garantir a reposição da empresa de confecção de moda praia. O empreendedor
deverá tomar o máximo de cuidado para não manter altos níveis de estoque e
evitar encalhe.
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