Automação
Há
no mercado uma boa oferta de sistemas para gerenciamento de pequenos negócios.
Para uma produtividade adequada, devem ser adquiridos sistemas que integrem as
compras, as vendas e o financeiro.
Os
softwares possibilitam a transposição do processo de criação para moldes,
cadastro de clientes e fornecedores, controle de estoque, serviço de
mala-direta para clientes e potenciais clientes, cadastro de móveis e
equipamentos, controle de contas a pagar e a receber, fornecedores, folha de
pagamento, fluxo de caixa, fechamento de caixa etc.
Deve-se
procurar softwares de custo acessível e compatível com uma pequena empresa.
Canais
de Distribuição
Os
canais de distribuição de uma empresa de confecção de moda praia podem ser
variados, compondo-se por atacadistas, lojistas, centros de distribuição,
exportação, ou através de loja própria.
Parcerias
com academias de ginástica, clubes esportivos, salões de beleza e outros
estabelecimentos que tenham como finalidade esporte, beleza ou lazer, podem ser
uma boa alternativa para a divulgação e comercialização dos produtos.
É
importante a montagem de um catálogo de produtos bem elaborado, com
criatividade e ousadia, para apresentação dos itens colocados à venda e o que
caracteriza a coleção apresentada, como os motivos, enfoque, estilo, etc.
O
empreendedor deverá utilizar-se, também, do recurso de loja virtual, seja como
uma ferramenta de contato com o público alvo e apresentação dos produtos, seja
na modalidade e-commerce, onde a compra é feita diretamente pelo cliente e a
embalagem e entrega é controlada pela empresa. Existem vários softwares e parcerias
com empresas de comércio eletrônico no mercado que disponibilizam a
infraestrutura eletrônica, inclusive pagamento seguro, para pequenos negócios.
Investimento
Investimento
compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o
momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
-
investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis,
equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
-
investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com
projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários
profissionais e outros;
-
capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e
despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a
viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de
funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção
e outros.
Para
uma empresa de confecção de moda praia o empreendedor deverá dispor de
aproximadamente R$ 96.742,60 para fazer frente aos seguintes itens de
investimento:
-
mobiliário para a área administrativa – R$ 3.200,00;
-
construção ou reforma de instalações – R$ 20.000,00;
-
equipamentos – R$ 31.350,00;
-
despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc. R$
4.000,00;
Total
de investimentos fixo e pré-operacionais – R$ 58.550,00
-
capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$
30.000,00, equivalente a cerca de 50% do investimento total ou 1 mês de
despesas.
Capital
de Giro
Capital
de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para
garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma
quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as
oscilações de caixa.
O
capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles:
prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem
(PME); prazos médios concedidos a clientes (PMCC).
Quanto
maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior
será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos
regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a
necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.
Se o
prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão-de-obra, aluguel,
impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao
prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de
capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro
disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de
vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto,
o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para
complementar esta necessidade do caixa.
Se
ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem
maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes
para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso,
deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para
honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos).
Portanto,
retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a
ter problemas com seus pagamentos futuros.
Um
fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na
empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as
variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com
precisão.
No
caso de uma empresa de confecção de moda praia, o empresário deve reservar em
torno de 50% do total do investimento inicial para o capital de giro.
Custos
São
todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão
incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como:
aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas e
insumos consumidos no processo de estoque e comercialização.
O
cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra,
produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o
empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como
ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o
controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a
chance de ganhar no resultado final do negócio.
Abaixo
apresentamos uma estimativa de custos fixos mensais típicos de uma empresa de
confecção de moda praia.
1.
água, luz, telefone, internet – R$ 1.000,00;
2.
salários, comissões e encargos – R$ 20.000,00;
3.
taxas, contribuições e despesas afins – R$ 1.000,00;
4.
transporte – R$ 3.000,00;
5.
refeições – R$ 3.000,00;
6.
seguros – R$ 1.500,00;
7.
assessoria contábil – R$ 500,00;
8.
segurança – R$ 500,00;
9.
limpeza, higiene e manutenção – R$ 1.000,00.
Total
de custos mensais – R$ 31.500,00
Diversificação/Agregação
de Valor
Para
o sucesso do negócio é fundamental um estoque com várias opções e o mais
diversificado possível.
Manter
sempre em sua linha de produção peças inovadoras, tanto em estampas quanto em
modelos, sendo necessário ter peças para ambos os sexos, e também na linha
infantil, juvenil e adulto.
A
oferta de acessórios e complementos, tais como: sacolas para uso em clubes e
praias, bonés, chapéus, camisetas leves, cintos, pulseiras, brincos, sandálias,
cangas e outros itens que complementam a vestimenta e deixam o cliente com
“estilo” mais personalizado são itens que possibilitam a criação de uma
atmosfera de encantamento.
É
importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão
sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de
proporcionar ao cliente um produto diferenciado. Além disso, conversar com os
clientes atuais para identificar suas expectativas é muito importante para o
desenvolvimento de novos serviços ou produtos personalizados, o que amplia as
possibilidades de fidelizar os atuais clientes, além de cativar novos.
O
empreendedor deve manter-se sempre atualizado com as novas tendências, novas
técnicas, novos métodos, através da leitura de colunas de jornais e revistas
especializadas, programas de televisão ou através da Internet. As novelas
exibidas na televisão, seriados e filmes de sucesso, são veículos propulsores
de novas tendências.
Nesse
mercado também é fundamental acompanhar os grandes eventos de modas que se
realizam no país, pois é através deles que grandes estilistas apresentam as
novas coleções.
Divulgação
Os
meios para divulgação variam de acordo com o porte e o público-alvo escolhido.
Seguindo
o princípio de que cada público tem seu estilo e conceitos de consumo, a
exposição das coleções mais criativas e ousadas em desfiles de modas, em
qualquer nível ou localidade, proporciona uma comunicação de altíssimo padrão
para públicos de concepções diferentes.
A
estratégia poderá ser operacionalizada através da oferta de peças para
utilização pelos modelos no evento que forem destacados. O empreendedor poderá
também montar o seu próprio evento e com isso terá possibilidade de atingir um
público mais amplo, desde que tal evento seja bem divulgado, com convites
direcionados ao público que se pretende alcançar. Observar que tal estratégia
possui um custo significativo.
A
divulgação através de site na internet deve ser considerada, pois o acesso de
pessoas à rede cresce permanentemente e em larga escala, atingindo os mais
diversos públicos e classes sociais. Possibilita também o alcance de
consumidores e lojistas em qualquer parte do mundo. Ressalte-se que esse canal
apresenta custo relativamente baixo e com forte e crescente apelo popular.
A
construção de um site deve ser bastante estudada em razão das características
do negócio, apresentando a empresa, suas instalações, parceiros e outras
informações relevantes. As coleções e lançamentos merecem o maior destaque,
pois essa é a vitrine virtual de seus produtos.
Na
medida do interesse e das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em
jornais de grande circulação, revistas e outdoor. Se for de interesse do
empreendedor, um profissional de marketing e comunicação poderá ser contratado
para desenvolver campanha específica.
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