Diversificação/Agregação de Valor
A
diversificação de um produto ou serviço deve sempre ser buscada pelo empresário
para em momentos de recessão,poder escoar e vender seus produtos. O ramo da
cromagem possui um vasto leque de aplicações e diferentes mercados
consumidores, que pode assumir em momentos de baixa atividade econômica. Dentre
os mais práticos nichos de mercado temos: pessoas que querem recuperar objetos,
indústrias automotiva, de bijuterias, de utensílios domésticos, informática,
telefonia, construção civil e outros tipos de indústrias. Foram apresentadas
apenas algumas opções de diversificação, sendo sempre possível propor melhorias
e novidades, para isso é indicado observar hábitos, ouvir as pessoas e criar
novos produtos e novos serviços, com o objetivo de ampliar os níveis de
satisfação dos clientes. Outra forma de diversificação ou aproveitamento total
é a utilização dos resíduos como produtos, ao serem vendidos como insumo para
outras fábricas.
Divulgação
A
propaganda é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços
conhecidos pelos clientes potenciais. O objetivo da propaganda é construir uma
imagem positiva frente aos clientes e tornar conhecidos os serviços oferecidos
pela empresa. A mídia mais adequada é aquela que tem linguagem adequada ao
público-alvo, se enquadra no orçamento do empresário e tem maior penetração e
credibilidade junto ao cliente. Poderão ser usados todos os canais de
propaganda, de acordo com o porte do empreendimento e a capacidade de
investimento do empreendedor. Um pequeno estabelecimento poderá utilizar-se de
panfletos a serem distribuídos de forma dirigida, em locais de grande circulação
de pessoas (próximos ao estabelecimento), ou no bairro onde está localizado.
Possuir cartões de visitas para entregar aos clientes e potenciais clientes é
bastante recomendado. Na medida do interesse e das possibilidades, poderão ser
utilizados anúncios em jornais de bairro, jornais de grande circulação, rádio,
revistas, outdoor e internet. Entretanto, o contato pessoal é imprescindível
particularmente para aqueles empreendedores que se propõem a atender as grandes
indústrias compradoras.
Informações
Fiscais e Tributárias
O
segmento de CROMAGEM, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de
Atividades Econômicas) 2539-0/02 como a atividade de serviços de galvanotécnica
(cobreagem, cromagem, estanhagem, douração, zincagem, niquelação, esmaltagem,
anodização, impressão e serviços afins), poderá optar pelo SIMPLES Nacional -
Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos
pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei
Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não
ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa,
R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno
porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.
Nesse
regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições,
por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do
Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.f
azenda.gov.br/SimplesNacional/):
•
IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
•
CSLL (contribuição social sobre o lucro);
•
PIS (programa de integração social);
•
COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
•
ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza);
•
INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).
Conforme
a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse
ramo de atividade, variam de 6% a 17,42%, dependendo da receita bruta auferida
pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção
pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês
de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao
número de meses de atividade no período.
Se o
Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios
tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse
imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal
poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.
Se a
receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o
empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá
optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual) . Para se
enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme
a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII
(http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm
). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em
valores fixos mensais conforme abaixo:
I)
Sem empregado
• 5%
do salário mínimo vigente - a título de contribuição previdenciária do
empreendedor;
• R$
5,00 a título de ISS - Imposto sobre serviço de qualquer natureza.
II)
Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de
um salário mínimo ou piso da categoria)
O
empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes
percentuais:
•
Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;
•
Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do empregado.
Havendo
receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu
empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.
Para
este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será
muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura
do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.
Fundamentos
Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares
nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples
Nacional nº 94/2011.
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Outras Entidades
AGÊNCIA
NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA
CONSELHO
FEDERAL DE QUÍMICA – CFQ
INSTITUTO
NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL - INPI
MINISTÉRIO
DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIORÁreas de competência: Instituto
Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO
Secretaria de Comércio Exterior - SECEX
SERVIÇO
BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE SPEN – Quadra 515,
Bloco C, loja 32. C. CEP: 70770-900 – Brasília - DF Fone: (61) 3348-7299 /
3348-7206. Fax: (61) 3347-4120 Site: www.sebrae.com.br
Dicas
de Negócio
Qualquer
atividade da vida social ou pessoal, quanto melhor planejada melhor será
executada. Assim, também em qualquer negócio, o tempo que se gasta antes de
começar é dinheiro que se deixa de perder: os problemas, prováveis ou meramente
possíveis, já foram pensados e a solução equacionada antes que ele vire perda.
Entretanto, de nada vale planejar se não for para cumprir o planejamento. Muito
importante: isto não significa um engessamento das ações. Significa, sim, não
fugir do eixo, muito embora ao longo do processo algumas das coisas que se
planejou tenham que ser revistas e/ou adaptadas. Ou seja, o planejamento é um
instrumento dinâmico, mas o foco não deve ser perdido. Um caso típico desta
flexibilidade é a freqüente aparição de gastos imprevistos nos 100 primeiros
dias da empresa. Isto ocorre com freqüência quando existe excesso de otimismo
no cálculo das possibilidades da empresa, sacrificando o capital de giro. A
recomendação é sempre considerar uma hipótese menos otimista, evitando
surpresas desagradáveis. Outro cuidado relevante é com o foco da empresa: é
fundamental evitar a tentação de improvisar para agregar valor: acaba fazendo
muitas coisas e mal feitas. Sempre seguir planejamento e simulações. Avaliar
permanentemente a receptividade da clientela à venda de produtos. Lembrar que
comércio requer registro de empresa diferenciado de prestação de serviços;
Investir na qualidade global de atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do
serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e
interessados pelo cliente, além de comodidades adicionais com respeito a
estacionamento, facilidade de agendamento de horário, cumprimento de horário ou
prazos, etc; Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como:
remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos
produtos ofertados, etc; O empreendedor deve estar sintonizado com a evolução
do setor, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes, em
face das novas tendências que surgem dia-a-dia;
Características
O
empreendedor envolvido com atividades ligadas a este setor precisa adequar-se a
um perfil fortemente comprometido com a evolução acelerada de um ramo altamente
disputado por concorrentes nem sempre fáceis de serem vencidos.Algumas
características desejáveis ao empresário desse ramo são:
•
Ser bom comunicador, simpático, atencioso com os clientes;• Gostar e conhecer
bem o ramo de negócio;• Pesquisar e observar permanentemente o segmento de
mercado onde está competindo, promovendo ajustes e adaptações no negócio;• Ter
atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias;• Saber administrar
todas as áreas internas da empresa;• Saber negociar, vender benefícios e manter
clientes satisfeitos;• Ter visão clara de onde quer chegar;• Planejar e acompanhar
o desempenho da empresa;• Ser persistente e não desistir dos seus objetivos;•
Manter o foco definido para a atividade empresarial;• Assumir somente riscos
calculados;• Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças;• Ter grande
capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-
las;• Ter habilidade para liderar sua equipe de profissionais; • Imaginação
criativa;• Sentido artístico e estético;• Sentido de pormenor e precisão;• Boa
coordenação visual/motora;• Boa presença – apresentação – higiene pessoal.
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