Mercado
"O
segmento de galvanoplastia destina a maior parte de sua produção para vários
tipos de industrias, sendo considerado em muitos casos um mercado
intermediário, estando por isso suscetível às variações do ambiente econômico.
A maior parte da produção tem como destino principal o mercado interno. Segundo
Fabrício Rigitano (in Zaporalli, 200x), um dos problemas enfrentados pelos
empresários desse setor é a falta de informação sobre o mercado, sem
estimativas de produção, consumo, mercado, dentre outros. Ainda segundo
Rigitano, acredita-se que o mercado seja algo em torno de US$ 3 milhões por
mês, ou US$ 36 milhões anuais. Outro indicador que é levado em consideração
para tentar sentir o mercado é o consumo ou a demanda por insumos desse
mercado. Assim, conforme destacado por Ari Zanini (in Zaporalli, 200x),
presidente da Associação Brasileira de Tratamento de Superfície (ABTS), ocorreu
um aumento nas vendas de produtos químicos para algo em torno de US$ 2,5
milhões em 2005. Outro fato importante são as vendas para o mercado de
automóveis, grande consumidor de plásticos cromados, que a cada ano aumenta
suas vendas, impulsionando o mercado de cromagem em plásticos. Conforme
apresentado na revista Plástico Moderno (in Robert, 2009), “o processo de
cromação/cromagem gera uma grande quantidade de efluentes líquidos carregados
de metais pesados que precisam ser tratados antes de descartados”, impactando
diretamente em custos com licenciamento ambiental, certificações de processos e
tratamento de rejeitos líquidos, sólidos e gasosos.
Localização
A
localização é um aspecto determinante do sucesso do empreendimento: segundo
pesquisa do SEBRAE realizada em 2005, a localização inadequada é responsável
por 8% das empresas que fecharam as portas antes de completarem quatro anos de
funcionamento. Especialistas no assunto avaliam que a escolha do ponto adequado
responde por até 25% do sucesso do comércio. Os principais pontos a considerar
são: • O preço do aluguel;• A compatibilidade entre o público local e o padrão
de serviço a ser prestado: maior renda, maior sofisticação; menor renda, menor
preço;• Visibilidade: se não se sabe (ou se vê) que naquela localização existe
o prestador de serviço, não se vai lá atrás do serviço;• Conforto: se há
necessidade de ir de carro, há que ter estacionamento; se a expectativa é de
haver picos de demanda (caso típico deste prestador de serviços nos sábados,
dia em que as pessoas normalmente resolvem seus assuntos pessoais), o ambiente
tanto do estabelecimento quanto da vizinhança deve ser agradável; etc.Assim
sendo, uma boa localização é aquela que favorece o acesso das pessoas, com o
menor grau possível de dificuldade, ou ser próximo a rodovias para melhor
escoar o produto. Se o atendimento for destinado ao público em geral é
importante que a loja possua boa visualização em área de grande fluxo de
pessoas, próxima ao local de residência ou de trabalho do público-alvo.Tendo em
vistas as características acima descritas, é necessário entender o mercado de
serviços de cromagem e analisar a melhor localização para implantar o negócio.
Os principais pontos relevantes que devem ser levados em consideração para a
que seja estruturada a fábrica são:• Área disponível para construção da planta
e dimensão da produção; • Localização próxima do mercado fornecedor dos insumos
se for empresa de grande porte, pois otimiza o custo com frete e distribuição,
ou perto do mercado consumidor, se microempresa;• Local apropriado para o
despejo dos resíduos que não serão utilizados no processo ou reaproveitados ou
fácil acesso a escoamentos de resíduos. Verificar junto ao município se a
localidade escolhida permite o tipo de atividade;• Suprimento ininterrupto de
água, principalmente água leve (não calcária) e não clorada;• Suprimento
adequado de energia e ininterrupto, considerado um insumo chave para a
galvanoplastia;• Facilidade e disponibilidade de mão- de-obra;• Vizinhança
livre de contaminantes de qualquer espécie;• Proximidade com rodovias e vias de
acesso para escoamento.
Exigências
Legais e Específicas
O
empreendedor que deseja abrir uma empresa deve procurar conhecer as legislações
e os procedimentos corretos para tal fim. A legislação específica para a
abertura de empresas segue as normas instituídas pelo Departamento Nacional de
Registro do Comércio (DNRC), que funciona como órgão nacional destinado à
supervisão, orientação, coordenação e normatização, no plano técnico; e
supletiva, no plano administrativo, e as Juntas Comerciais (JC) como órgãos de
execução e administração dos serviços de registro no Brasil. Em seu sitio,
www.dnrc.gov.br, estão todas as normas, legislações vigentes e endereços e
telefones das Juntas Comerciais em todos os Estados e no Distrito Federal. Para
se tornar um empreendedor/empresário, a pessoa deve se atentar aos princípios
legais vigentes no Código Civil Brasileiro de 2003, dentre os quais indica que
a idade mínima para constituir uma sociedade é de 18 anos e a idade para
emancipação varia dos 16 aos 18 anos, desde que não seja impedida legalmente.
Abaixo é apresentado um passo-a-passo genérico para abertura de uma empresa no
Brasil:
1º
passo – LocalizaçãoO primeiro passo é definir a localização da empresa para que
seja realizada uma consulta prévia de endereço na Administração Municipal para
verificar se a atividade pretendida é compatível com a lei de zoneamento da
região pretendida, inclusive sobre questões ambientais. O cliente fornece
endereço e a atividade para análise da administração. Etapa imprescindível para
abertura da empresa. É interessante, no momento da consulta, verificar se o
imóvel está regularizado, isto é, se possui HABITE-SE e se os IPTU’s estão em
dias.
2º
passo – escolha do tipo de Sociedade Empresária Conforme o novo Código Civil
existem cinco tipos de sociedade que podem ser organizadas no Brasil: Sociedade
em Nome Coletivo, Comandita Simples, por Ações, Anônima e Limitada, sem as
últimas as mais comuns no Brasil. De todas as apresentadas, a melhor para se
constituir uma empresa, de pequeno porte, é Sociedade Limitada, por possuir
regramentos mais simplificados e preservar melhor os sócios.
3º
passo – Nome da Empresa
Toda
empresa dever ter um nome. Nesse momento, o empresário escolhe o nome de sua
empresa e na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica de
seu município efetua uma pesquisa para saber se o nome já está registrado. Essa
consulta é realizada em formulário próprio obtido na hora. Há possibilidade de
ser realizada pela Internet. Aproveite para verificar no Instituto Nacional de
Propriedade Intelectual se o nome ou marca já estão patenteados.
4º
passo – Contrato Social e Demais DocumentosAinda na Junta Comercial ou Cartório
de Registro de Pessoa Jurídica, após a definição do nome da empresa, deverá ser
apresentado os seguintes documentos:
•
Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, em três
vias;• Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios;• Requerimento
Padrão (Capa da Junta Comercial ou Cartório), em uma via;• FCN (Ficha de
Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;• Pagamento de taxas através de DARF.
O
Contrato Social é a peça principal na constituição da empresa. Nele são
identificados os objetivos da empresa, a composição societária e a forma
jurídica de constituição da mesma. São apresentados as legislações, deveres e
direitos dos sócios. Conforme Estatuto da Micro e Pequena Empresa (LC
123/2006), não haverá a necessidade da assinatura de um advogado nesse
documento. Nos demais casos essa assinatura é obrigatória. Peça auxílio ao seu
contador ou advogado. Ao final dessa etapa será emitido o Número de
Identificação do Registro da Empresa (NIRE),necessário para adastramento da
empresa junto à Secretaria da Receita Federal, nosso próximo passo.
5º
passo – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)Com o NIRE em mãos, o
empresário deve registrar sua empresa junto à Secretaria da Receita Federal,
efetuado exclusivamente pela internet através de programa específico. Os
documentos exigidos, apresentados no momento do cadastramento, serão enviados
por SEDEX para a Receita Federal. O número do CNPJ será disponibilizado também
pela internet. É de extrema importância nessa fase que o empresário defina o
porte de seu empreendimento e sua classificação, pois é nessa etapa em que a
depender da atividade exercida o contribuinte poderá optar pelo sistema de tributação
simplificada, o SIMPLES.Aproveite para ir a Secretaria da Receita Estadual para
verificar quais os tributos sua empresa deverá pagar e efetuar o registro nesse
órgão, item obrigatório para os setores do comércio, indústria e serviços de
transporte intermunicipal e interestadual, bem como os serviços de comunicação
e energia. A inscrição estadual é essencial para a obtenção da inscrição no
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Há casos em que essa
inscrição ocorre em conjunto com o CNPJ. Verifique no site da Receita Federal
os órgãos que possuem convênio.
6º
passo – Alvará de FuncionamentoO alvará de funcionamento, documento obtido
junto à prefeitura, ou administração regional ou na Secretaria Municipal da
Fazenda de cada município, é o documento final que autoriza o funcionamento da
empresa. Na maioria dos casos, os documentos necessários são:
•
Formulário próprio da prefeitura;• Consulta prévia de endereço aprovada;• Cópia
do CNPJ;• Cópia do Contrato Social;• Laudo dos órgãos de vistoria, quando
necessário.
A
depender do tipo de atividade a ser exercida, é necessária que uma vistoria
seja realizada no local. Essas vistorias são realizadas por diversos órgãos,
tais como: corpo de bombeiro (obrigatória), vigilância sanitária, órgãos
ambientais e outros. Veja se sua atividade é passível de licenciamento
ambiental no órgão responsável em seu município. Nesse caso, mercado de
cromagem, a atividade necessita de licenciamento ambiental, uma vez que utiliza
produtos químicos em grande quantidade no processo produtivo. Quando o
atendimento é realizado no próprio domicílio, a obtenção do alvará de
funcionamento é condicionada a declaração explícita dos vizinhos de que a
atividade não traz prejuízos à comunidade, autorizando o funcionamento do
estabelecimento.
7º
passo – Cadastramento na Previdência SocialApós realizar com sucesso as etapas
anteriores, o empresário já pode iniciar o seu tão sonhado negócio. Contudo,
ainda há a necessidade de realizar o cadastramento da empresa na Previdência
Social e de seus sócios em até 30 dias, mesmo que não possuía nenhum
funcionário.
8°
passo – Aparato FiscalPara finalizar e iniciar de forma legal o negócio, o
empreendedor deverá se dirigir Secretaria de Estado da Fazenda para solicitar a
autorização para impressão das notas e dos livros fiscais. A ajuda do contador,
nesse momento, é muito importante. Pronto, seu negócio está apto a ser iniciado
e com todas as necessidades cumpridas.
Observações:•
Não esqueça que a partir desse momento a empresa deverá cumprir outras
obrigações de caráter fiscal, tributária, trabalhista, previdenciárias e
empresariais;• O novo empresário deve consultar o PROCON para adequar seus
produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE
11.09.1990).
Estrutura
Diversos
são os fatores que influenciam na estrutura de uma empresa de cromagem, porém
nenhum é mais relevante do que o empresário ter em mente qual será o tamanho
estimado de sua produção e qual o foco de produto. Toda a necessidade será
efetuada com base nessa capacidade inicial esperada. Contudo, alguns aspectos
sempre devem ser levados em consideração, tais como otimização dos espaços,
área para ampliação futura, instalações higiênicas, sanitárias e de
processamento de rejeitos químicos. Outros aspectos importantes a serem levados
em conta são:
•
Tipo de peça a ser cromada• Tamanho máximo de cada peça (comprimento x largura
x altura)• Volume de peças por dia a serem cromadas• Substratos das peças (de
que metal ou material são feitas)• Uso a ser dado às peças• Existência ou não
de galpão específico para o sistema
Para
uma planta de cromagem deve-se ter uma ampla área para que possa ser efetuado
todo o processo produtivo com o cuidado necessário. Espera-se que esta área
seja o suficiente para comportar um espaço para o recebimento adequado dos
insumos para evitar contaminação. A área destinada para a fábrica deve conter
pelo menos cinco diferentes áreas, a serem pensados caso a caso, para uma
melhor divisão dos espaços:
• Um
espaço para o escritório e área de atendimento ao público, com peças e matérias
em exposição. Deve ser um lugar agradável para os clientes;• Uma área para o
recebimento dos insumos e materiais químicos a fim de manter seguro o local e o
ambiente ao redor, além de evitar riscos desnecessários;• Uma área destinada à
produção industrial, nesse caso a cromagem das peças, onde ficarão os
equipamentos, tanques, bancadas e retificadoras elétricas;• Outro espaço para o
acabamento final nas peças, como o polimento;• Almoxarifado e estoque, onde
ficarão guardados os produtos e insumos utilizados no processo e os produtos
finais, aguardando a venda ou envio aos clientes.
A
depender do tipo de instalação e cliente final, é importante pensar em um
espaço reservado para embalagem e rotulagem das mercadorias a serem
comercializadas. Leve em conta que todo tipo de atividade que atua com produtos
químicos deve ter por principio um rigoroso controle ambiental e seguir as
normas específicas conforme a necessidade imposta no licenciamento
ambiental.Pense em ambientes onde possam ser aproveitadas, quando couber, luz e
ventilação natural, evitando custos desnecessários. O tamanho para a construção
de uma indústria de pequeno porte pode chegar a 2.000 metros quadrados,
enquanto uma fábrica de pequeno porte destinada a uma pequena produção local
pode ter um galpão com 500 metros quadrados.
Pessoal
A
necessidade de pessoal, tal qual o tamanho da infraestrutura, vai depender
diretamente da produção almejada pelo empreendedor. Mas, diferente de outros
tipos de indústria, o perfil da mão-de-obra necessária para atuar em empresas
de cromagem não é totalmente especializada, sendo a presença de um químico com
registro no Conselho Regional de Química condição mínima para o funcionamento
do negócio. Porém, a qualidade de um produto ou processo de cromagem está
diretamente associado à competência da mão-de-obra utilizada. Assim, faz-se
necessário que o empreendedor invista na capacitação de seus funcionários. Se
for levar em consideração uma fábrica de pequeno porte, já haverá a necessidade
de um numero superior de funcionários e com qualidades técnicas especificas,
podendo chegar até 40 pessoas. Haverá necessidade de pessoal para cada etapa
produtiva, bem como para as áreas administrativas: gerência financeira, vendas,
contador, mecânico de manutenção, faxineiros, dentre outros. Lembre-se que o
principal colaborar, e que por força de lei deve existir em um estabelecimento
deste segmento, é o químico. Para os demais não é necessária qualificação
específica. Independente do tamanho e quantidade de pessoas, o fator risco de
contaminação nesse tipo de empresa é elevado, sendo necessária norma de
segurança no trabalho bastante rigorosas e específicas. Assim é interessante
investir em cursos e capacitações em segurança no trabalho. É interessante que
as pessoas tenham treinamento para uso e conservação de equipamentos de
segurança, redução de desperdícios e higiene pessoal e do local de trabalho.
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