sábado, 6 de junho de 2015

Como montar um serviço de animação de festa infantil - PARTE 5

Eventos








Segue a lista de alguns eventos relacionados ao setor de festas infantis disponibilizada pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio):

ABRIN

Feira Brasileira de Brinquedos

Feira / Nacional / Anual

Linhas de Produtos e/ou Serviços: brinquedos em geral, educativos e pedagógicos, puericultura e produtos licenciados. Com cerca de 175 expositores.

Promoção: Francal Feiras e Empreendimentos Ltda.

Local: Expo Center Norte - São Paulo - SP

http://www.abrin.com.br

Contato: abrin@francal.com.br

EXPO PARQUES E FESTAS

Feira Internacional de Produtos e Serviços para Parques Temáticos, Buffets e Festas Infantis

Feira / Internacional / Anual

Linhas de Produtos e/ou Serviços: animatrônicos, brinquedos e equipamentos, cenografia, atrações e entretenimento, jogos e equipamentos, infláveis, artigos de festas e decoração, alimentos, confeitos, bolos, doces, lembrancinhas, fantasias e serviços para festas. Com cerca de 122 expositores.

Promoção: Francal Feiras e Empreendimentos Ltda.

Local: Expo Center Norte - São Paulo - SP

http://www.expoparquesefestas.com.br

Contato: expoparquesefestas@francal.com.br

MEGAFEIRA

Feira de Brinquedos, Utilidades Domésticas, Presentes, Papelaria e Bazar

Feira / Internacional / Anual

Linhas de Produtos e/ou Serviços: brinquedos, utilidades domésticas, artigos para papelaria, presentes, bazar, artigos de natal e puericultura. Com cerca de 100 expositores.

Promoção: Megafeira-RS Organização de Eventos Ltda.

Local: Riocentro Pavilhão II - Rio de Janeiro - RJ

http://www.megafeirars.com.br

Contato: rubilar@rubilarvendas.com.br

SALEX - SOUTH AMERICAN LEISURE EXHIBITION

Exposição Sul-Americana da Indústria de Diversão

Exposição / Internacional / Anual

Linhas de Produtos e/ou Serviços: máquinas e equipamentos de diversão, dados eletrônicos, equipamentos para parques, bilhares, boliches, vending-machines, jukeboxes, videogames, flippers, iluminação, simuladores, pebolins, sinucas, playgrounds, arcades, redemptions e kiddie-rides. Com cerca de 120 expositores.

Promoção: Filistreca Serviços Ltda.

Local: Transamérica Expo Center - São Paulo - SP

http://www.salex.com.br



Entidades em Geral
Abaixo estão relacionadas algumas das principais entidades que poderão ser consultadas, sejam elas fornecedoras ou fonte de informações sobre o mercado, que os empresários e futuros animadores de festas devem conhecer.

ABAP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE

RUA PEDROSO DE ALVARENGA, 1208 - 8º ANDAR. – ITAIM BIBI – SÃO PAULO – S.P

TEL.: (11) 3079-6966

HTTP://WEBSERVER.4ME.COM.BR/WWWROOT/ABAP/

ABECIRCO? - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS ESCOLAS DE CIRCO?

WEBSITE: HTTP://WWW.ABECIRCO.COM.BR?

E-MAIL: CONTATO@ABECIRCO.COM.BR

ABEOC -ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE EVENTOS

RUA TEIXEIRA DA SILVA, 660 - 10º ANDAR - CONJ. 101 - PARAÍSO - SÃO PAULO - SP -

TELEFONES: (11) 3887-3743 / 3887-4397 FAX: (11) 3884-4894

HTTP://WWW.ABEOC.ORG.BR

ABRINDE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BRINDES

RUA TENENTE AMÉRICO MORETTI, 95, VILA SANTA CATARINA. SÃO PAULO - SP.

TEL: (11) 5678-4575

E-MAIL: CONTATOABRINDE@GUIADEBRINDES.COM.BR

SITE: HTTP://WWW.GUIADEBRINDES.COM.BR

AMPPRO - ASSOCIAÇÃO DE MARKETING PROMOCIONAL

RUA PADRE GARCIA VELHO, 73 - 11º ANDAR - PINHEIROS - SÃO PAULO - SP - 05421-030

TEL.: 11 3815-9998 - FAX.: 11 3815-9614

HTTP://WWW.AMPRO.COM.BR

APPROM – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE PRODUTOS PROMOCIONAIS

AV. DOS CARINÁS, 58 CEP 04086-010 - SÃO PAULO/SP

TEL.: (11)5093-8599

WWW.APPROM.ORG.BR

ASSEBI?ASSOCIAÇÃO DE EMPRESAS DE BUFFET INFANTIL?

SÃO PAULO

?FONE: (11) 3801-9684?

WEBSITE: HTTP://WWW.ASSEBI.COM.BR?

E-MAIL: ASSEBI@ASSEBI.COM.BR

RECEITA FEDERAL

BRASÍLIA - DF?

WEBSITE: HTTP://WWW.RECEITA.FAZENDA.GOV.BR

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE

Regional mais próximo em www.sebrae.com.br.

SNDC? - SISTEMA NACIONAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR



 Dicas de Negócio





Qualquer atividade da vida social ou pessoal, quanto melhor planejada, melhor será executada. Assim, também em qualquer negócio, o tempo que se gasta antes de começar é dinheiro que se deixa de perder: os problemas, prováveis ou meramente possíveis, já foram pensados e a solução equacionada antes que ele vire perda.

Entretanto, de nada vale planejar se não for para cumprir o planejamento. Muito importante: isto não significa um engessamento das ações. Significa, sim, não fugir do eixo, muito embora ao longo do processo algumas das atividades planejadas tenham que ser revistas e/ou adaptadas. Ou seja, o planejamento é um instrumento dinâmico, mas o foco não deve ser perdido.

Um caso típico desta flexibilidade é a freqüente aparição de gastos imprevistos nos 100 primeiros dias da empresa. Isto ocorre com freqüência quando existe excesso de otimismo no cálculo das possibilidades da empresa, sacrificando o capital de giro. A recomendação é sempre considerar uma hipótese menos otimista, evitando surpresas desagradáveis.

Outro cuidado relevante é com o foco da empresa: é fundamental evitar a tentação de improvisar para agregar valor e acabar fazendo muitas coisas e mal feitas. É importante sempre seguir o planejamento e realizar simulações. Avaliar permanentemente a receptividade da clientela à venda de produtos. Lembrar que comércio requer registro de empresa diferenciado de prestação de serviços; Investir na qualidade global de atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados no cliente, além de comodidades adicionais com respeito a estacionamento, facilidade de agendamento de horário, cumprimento de horário ou prazos, etc;

Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, etc;

O empreendedor deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes, em face das novas tendências que surgem dia-a-dia no universo infantil.

Ao realizar as festas pense se ela irá ocorrer em dias de semana ou finais de semana, pois isto irá determinar a quantidade de pessoas na festa. Nos finais de semana a tendência é de mais pessoas participarem.

Outra opção é realizar as festas nas escolas das próprias crianças, ao facilitar o acesso dos amigos, dos pais e a redução do custo com o aluguel de espaços físicos.

Possua sempre uma quantidade bastante variada de temas para serem escolhidos. Esta prática é determinante na hora da contratação. Fique de olho nos temas atuais, tudo sobre o que as crianças tem conversado e está na mídia voltado a esse público.

Se for responsável pela parte da alimentação do evento, o cardápio é outro item que merece destaque. Tenha opções variadas, de todos os preços e quantidades. Dos mais sofisticados aos mais simples. E, bem importante, stands, casinhas e outros aparatos onde serão servidas as comidas.

Uma outra dica importante é a boa qualificação da sua equipe. Pague treinamentos de curta duração aos seus funcionários. Eles devem se aperfeiçoar em relação à animação, entre outros, pois estes são fatores essenciais para uma empresa dessa natureza.

E, para quem não sabe, trabalho que envolve criança exige o dobro das responsabilidades. Treine sua equipe para prestar os primeiros socorros, caso as crianças se machuquem. Além de ser necessário ao serviço prestado, você evita futuros possíveis problemas, como reclamações de pais.

Um dos principais fatores de sucesso de uma empresa de animação de festas infantis é o atendimento. Os funcionários precisam identificar a necessidade do cliente e sugerir itens disponíveis do acervo, negociando preços e maximizando as oportunidades de vendas. A barganha é uma característica deste mercado tanto nas negociações de vendas junto aos clientes, quanto nas compras junto aos fornecedores.


Características
O empreendedor envolvido com atividades ligadas a este setor precisa adequar-se a um perfil fortemente comprometido com a evolução acelerada de um nicho de mercado altamente disputado por concorrentes nem sempre fáceis de serem vencidos. Algumas características desejáveis ao empresário desse ramo são:

• Ser bom comunicador, simpático e atencioso com os clientes;
• Gostar do ramo de negócio e conhecê-lo bem;
• Pesquisar e observar permanentemente o segmento de mercado onde está competindo, promovendo ajustes e adaptações no negócio;
• Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias;
• Saber administrar todas as áreas internas da empresa;
• Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos;
• Ter visão clara de onde quer chegar;
• Planejar e acompanhar o desempenho da empresa;
• Ser persistente e não desistir dos seus objetivos;
• Manter o foco definido para a atividade empresarial;
• Assumir somente riscos calculados;
• Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças;
• Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá- las;
• Ter habilidade para liderar sua equipe de profissionais;
• Imaginação criativa;
• Sentido artístico e estético;
• Sentido de pormenor e precisão;
• Boa coordenação visual/motora;
• Boa presença – apresentação – higiene pessoal.

Além dessas características básicas, é muito importante que os profissionais que atuam diretamente com o público, como é o caso do setor de serviços, saibam lidar bem com os clientes sendo simpáticos e agradáveis para garantir a sua fidelidade e ganhar sua confiança.


Pesquisando e observando seus concorrentes, conhecendo bem o gosto de seus clientes, o empreendedor conseguirá desenvolver diferenciações em sua empresa de animação de festas infantis para maior atração de clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário