Eventos

Segue
a lista de alguns eventos relacionados ao setor de festas infantis
disponibilizada pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio):
ABRIN
Feira
Brasileira de Brinquedos
Feira
/ Nacional / Anual
Linhas
de Produtos e/ou Serviços: brinquedos em geral, educativos e pedagógicos,
puericultura e produtos licenciados. Com cerca de 175 expositores.
Promoção:
Francal Feiras e Empreendimentos Ltda.
Local:
Expo Center Norte - São Paulo - SP
http://www.abrin.com.br
Contato:
abrin@francal.com.br
EXPO
PARQUES E FESTAS
Feira
Internacional de Produtos e Serviços para Parques Temáticos, Buffets e Festas
Infantis
Feira
/ Internacional / Anual
Linhas
de Produtos e/ou Serviços: animatrônicos, brinquedos e equipamentos,
cenografia, atrações e entretenimento, jogos e equipamentos, infláveis, artigos
de festas e decoração, alimentos, confeitos, bolos, doces, lembrancinhas,
fantasias e serviços para festas. Com cerca de 122 expositores.
Promoção:
Francal Feiras e Empreendimentos Ltda.
Local:
Expo Center Norte - São Paulo - SP
http://www.expoparquesefestas.com.br
Contato:
expoparquesefestas@francal.com.br
MEGAFEIRA
Feira
de Brinquedos, Utilidades Domésticas, Presentes, Papelaria e Bazar
Feira
/ Internacional / Anual
Linhas
de Produtos e/ou Serviços: brinquedos, utilidades domésticas, artigos para
papelaria, presentes, bazar, artigos de natal e puericultura. Com cerca de 100
expositores.
Promoção:
Megafeira-RS Organização de Eventos Ltda.
Local:
Riocentro Pavilhão II - Rio de Janeiro - RJ
http://www.megafeirars.com.br
Contato:
rubilar@rubilarvendas.com.br
SALEX
- SOUTH AMERICAN LEISURE EXHIBITION
Exposição
Sul-Americana da Indústria de Diversão
Exposição
/ Internacional / Anual
Linhas
de Produtos e/ou Serviços: máquinas e equipamentos de diversão, dados
eletrônicos, equipamentos para parques, bilhares, boliches, vending-machines,
jukeboxes, videogames, flippers, iluminação, simuladores, pebolins, sinucas,
playgrounds, arcades, redemptions e kiddie-rides. Com cerca de 120 expositores.
Promoção:
Filistreca Serviços Ltda.
Local:
Transamérica Expo Center - São Paulo - SP
http://www.salex.com.br
Contato:
info@salex.com.br
Entidades
em Geral
Abaixo
estão relacionadas algumas das principais entidades que poderão ser
consultadas, sejam elas fornecedoras ou fonte de informações sobre o mercado,
que os empresários e futuros animadores de festas devem conhecer.
ABAP
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE
RUA
PEDROSO DE ALVARENGA, 1208 - 8º ANDAR. – ITAIM BIBI – SÃO PAULO – S.P
TEL.: (11) 3079-6966
HTTP://WEBSERVER.4ME.COM.BR/WWWROOT/ABAP/
ABECIRCO?
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS ESCOLAS DE CIRCO?
WEBSITE:
HTTP://WWW.ABECIRCO.COM.BR?
E-MAIL:
CONTATO@ABECIRCO.COM.BR
ABEOC
-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE EVENTOS
RUA
TEIXEIRA DA SILVA, 660 - 10º ANDAR - CONJ. 101 - PARAÍSO - SÃO PAULO - SP -
TELEFONES:
(11) 3887-3743 / 3887-4397 FAX: (11) 3884-4894
HTTP://WWW.ABEOC.ORG.BR
ABRINDE
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BRINDES
RUA
TENENTE AMÉRICO MORETTI, 95, VILA SANTA CATARINA. SÃO PAULO - SP.
TEL:
(11) 5678-4575
E-MAIL:
CONTATOABRINDE@GUIADEBRINDES.COM.BR
SITE:
HTTP://WWW.GUIADEBRINDES.COM.BR
AMPPRO
- ASSOCIAÇÃO DE MARKETING PROMOCIONAL
RUA
PADRE GARCIA VELHO, 73 - 11º ANDAR - PINHEIROS - SÃO PAULO - SP - 05421-030
TEL.:
11 3815-9998 - FAX.: 11 3815-9614
HTTP://WWW.AMPRO.COM.BR
APPROM
– ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE PRODUTOS PROMOCIONAIS
AV.
DOS CARINÁS, 58 CEP 04086-010 - SÃO PAULO/SP
TEL.:
(11)5093-8599
WWW.APPROM.ORG.BR
ASSEBI?ASSOCIAÇÃO
DE EMPRESAS DE BUFFET INFANTIL?
SÃO
PAULO
?FONE:
(11) 3801-9684?
WEBSITE:
HTTP://WWW.ASSEBI.COM.BR?
E-MAIL:
ASSEBI@ASSEBI.COM.BR
RECEITA
FEDERAL
BRASÍLIA
- DF?
WEBSITE:
HTTP://WWW.RECEITA.FAZENDA.GOV.BR
SERVIÇO
BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE
Regional
mais próximo em www.sebrae.com.br.
SNDC?
- SISTEMA NACIONAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR
?WEBSITE:
HTTP://WWW.MJ.GOV.BR/DPDC/SNDC.HTM
Dicas de Negócio
Qualquer
atividade da vida social ou pessoal, quanto melhor planejada, melhor será
executada. Assim, também em qualquer negócio, o tempo que se gasta antes de
começar é dinheiro que se deixa de perder: os problemas, prováveis ou meramente
possíveis, já foram pensados e a solução equacionada antes que ele vire perda.
Entretanto,
de nada vale planejar se não for para cumprir o planejamento. Muito importante:
isto não significa um engessamento das ações. Significa, sim, não fugir do
eixo, muito embora ao longo do processo algumas das atividades planejadas
tenham que ser revistas e/ou adaptadas. Ou seja, o planejamento é um
instrumento dinâmico, mas o foco não deve ser perdido.
Um
caso típico desta flexibilidade é a freqüente aparição de gastos imprevistos
nos 100 primeiros dias da empresa. Isto ocorre com freqüência quando existe
excesso de otimismo no cálculo das possibilidades da empresa, sacrificando o
capital de giro. A recomendação é sempre considerar uma hipótese menos
otimista, evitando surpresas desagradáveis.
Outro
cuidado relevante é com o foco da empresa: é fundamental evitar a tentação de
improvisar para agregar valor e acabar fazendo muitas coisas e mal feitas. É
importante sempre seguir o planejamento e realizar simulações. Avaliar
permanentemente a receptividade da clientela à venda de produtos. Lembrar que
comércio requer registro de empresa diferenciado de prestação de serviços;
Investir na qualidade global de atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do
serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e
interessados no cliente, além de comodidades adicionais com respeito a
estacionamento, facilidade de agendamento de horário, cumprimento de horário ou
prazos, etc;
Procurar
fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como remessa de cartões de
aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, etc;
O
empreendedor deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um
negócio que requer inovação e adaptação constantes, em face das novas
tendências que surgem dia-a-dia no universo infantil.
Ao
realizar as festas pense se ela irá ocorrer em dias de semana ou finais de
semana, pois isto irá determinar a quantidade de pessoas na festa. Nos finais
de semana a tendência é de mais pessoas participarem.
Outra
opção é realizar as festas nas escolas das próprias crianças, ao facilitar o
acesso dos amigos, dos pais e a redução do custo com o aluguel de espaços
físicos.
Possua
sempre uma quantidade bastante variada de temas para serem escolhidos. Esta
prática é determinante na hora da contratação. Fique de olho nos temas atuais,
tudo sobre o que as crianças tem conversado e está na mídia voltado a esse
público.
Se
for responsável pela parte da alimentação do evento, o cardápio é outro item
que merece destaque. Tenha opções variadas, de todos os preços e quantidades.
Dos mais sofisticados aos mais simples. E, bem importante, stands, casinhas e
outros aparatos onde serão servidas as comidas.
Uma
outra dica importante é a boa qualificação da sua equipe. Pague treinamentos de
curta duração aos seus funcionários. Eles devem se aperfeiçoar em relação à
animação, entre outros, pois estes são fatores essenciais para uma empresa
dessa natureza.
E,
para quem não sabe, trabalho que envolve criança exige o dobro das
responsabilidades. Treine sua equipe para prestar os primeiros socorros, caso
as crianças se machuquem. Além de ser necessário ao serviço prestado, você
evita futuros possíveis problemas, como reclamações de pais.
Um
dos principais fatores de sucesso de uma empresa de animação de festas infantis
é o atendimento. Os funcionários precisam identificar a necessidade do cliente
e sugerir itens disponíveis do acervo, negociando preços e maximizando as
oportunidades de vendas. A barganha é uma característica deste mercado tanto
nas negociações de vendas junto aos clientes, quanto nas compras junto aos
fornecedores.
Características
O
empreendedor envolvido com atividades ligadas a este setor precisa adequar-se a
um perfil fortemente comprometido com a evolução acelerada de um nicho de
mercado altamente disputado por concorrentes nem sempre fáceis de serem
vencidos. Algumas características desejáveis ao empresário desse ramo são:
•
Ser bom comunicador, simpático e atencioso com os clientes;
•
Gostar do ramo de negócio e conhecê-lo bem;
•
Pesquisar e observar permanentemente o segmento de mercado onde está
competindo, promovendo ajustes e adaptações no negócio;
•
Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias;
• Saber
administrar todas as áreas internas da empresa;
•
Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos;
•
Ter visão clara de onde quer chegar;
•
Planejar e acompanhar o desempenho da empresa;
•
Ser persistente e não desistir dos seus objetivos;
•
Manter o foco definido para a atividade empresarial;
•
Assumir somente riscos calculados;
•
Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças;
•
Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para
aproveitá- las;
•
Ter habilidade para liderar sua equipe de profissionais;
•
Imaginação criativa;
•
Sentido artístico e estético;
•
Sentido de pormenor e precisão;
•
Boa coordenação visual/motora;
•
Boa presença – apresentação – higiene pessoal.
Além
dessas características básicas, é muito importante que os profissionais que
atuam diretamente com o público, como é o caso do setor de serviços, saibam
lidar bem com os clientes sendo simpáticos e agradáveis para garantir a sua
fidelidade e ganhar sua confiança.
Pesquisando
e observando seus concorrentes, conhecendo bem o gosto de seus clientes, o
empreendedor conseguirá desenvolver diferenciações em sua empresa de animação
de festas infantis para maior atração de clientes.
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