Custos
São
todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão
incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como:
aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas e
insumos consumidos no processo de estoque e comercialização.
O
cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra,
produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o
empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como
ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o
controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a
chance de ganhar no resultado final do negócio.
Abaixo
apresentamos uma estimativa de custos fixos mensais típicos de uma academia de
ginástica:
1.
água, luz, telefone, internet – R$ 1.000,00;
2.
salários, comissões e encargos – R$ 10.000,00;
3.
taxas, contribuições e despesas afins – R$ 500,00;
4.
transporte – R$ 1.500,00;
5.
refeições – R$ 2.000,00;
6.
seguros – R$ 1.000,00;
7.
assessoria contábil – R$ 1.000,00;
8.
segurança – R$ 1.000,00;
9.
limpeza, higiene e manutenção – R$ 1.000,00.
Esses
valores variam muito com a região onde está localizado o estabelecimento e o
porte do mesmo, e devem ser utilizados apenas como referência.
Diversificação/Agregação de Valor
As
academias de ginástica podem ser consideradas como um grande centro de saúde,
lazer, beleza e diversão, onde os clientes são atraídos por atividades
específicas e de acordo com seus objetivos individuais.
Deve
ser oferecido um mix de serviços no qual é possível encontrar várias
modalidades em um só lugar, com o objetivo de oferecer ao cliente conforto,
comodidade, variedade, e principalmente, profissionalismo. As principais
modalidades que podem ser oferecidas a critério do empreendedor são:
-
musculação;
-
ginástica;
-
artes marciais;
-
dança;
-
aulas de natação e hidroginástica;
- spinning;
- body system, entre outras.
Uma
forma bastante comum de agregar valor é ofertar pacotes onde o aluno pode
praticar várias modalidades, tais como judô, dança, boxe e outros, por um único
valor mensal.
Outra
forma de aumentar as receitas é a comercialização de roupas de ginástica e
acessórios, além de lanches, sucos naturais, energéticos, suplementos
alimentares, etc. Deve-se atentar no entanto, para os riscos que esses
"adicionais" também trazem, tais como a necessidade de manutenção de
estoques , armazenagem de produtos perecíveis, entre outros.
Uma
modalidade de ginástica em destaque é o Pilates, introduzida no Brasil já há
algum tempo e com grande aceitação, em especial pelo público feminino. Essa
modalidade requer alguns equipamentos especiais e instrutores especializados
e/ou fisioterapeutas.
Outra
modalidade em ascensão é a de “atividades funcionais”, que procura exercitar os
movimentos corriqueiros do dia-a-dia, como subir e descer escadas, agachamento,
entre outros. Essa modalidade, associada às praticas de ginástica laboral,
poderão ser oferecidas em ambientes empresariais e de escritórios, levando a
academia até o cliente no horário comercial.
Além
disso, estabelecer parcerias ou sublocar espaço para fisioterapeutas e médicos
de reabilitação de lesões ortopédicas é um nicho de negócio para fidelizar o
cliente e aumentar a receita da academia. Outras modalidades de parcerias que
devem ser avaliadas são aqueles com lojas de produtos naturais e suplementos
alimentares, artigos que são bastante procurados por frequentadores de
academias. Os chamados “sites de compras coletivas” também oferecem uma
oportunidade para diversificar a forma de aproximação aos clientes, através de
pacotes limitados de descontos para grupos de pessoas.
É
importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão
sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de
proporcionar ao cliente um produto diferenciado. Além disso, conversar com os
clientes atuais para identificar suas expectativas é muito importante para o
desenvolvimento de novos serviços ou produtos personalizados, o que amplia as
possibilidades de fidelizar os atuais clientes, além de cativar novos.
A
criatividade não tem limites, e a adoção de algumas práticas de outros negócios
devem ser avaliadas, tais como, instituir o “Dia do Amigo”, quando os alunos
poderão levar um amigo para conhecer e participar das aulas, ou em dias
especiais oferecer café da manhã ou lanches, que podem ser patrocinados por
algum fabricante ou comerciante dos produtos a serem oferecidos através de
parcerias.
O
empreendedor deve manter-se sempre atualizado com as novas tendências, novas
técnicas, novos métodos, através da leitura de colunas de jornais e revistas
especializadas, programas de televisão ou através da Internet - sites e redes
sociais. O uso adequado dessas novas mídias, seja para a oferta de promoções ou
comunicação de eventos, são ferramentas que ampliam o alcance das iniciativas
comerciais da academia.
Divulgação
Os
meios para divulgação variam de acordo com o porte e o público-alvo escolhido,
e para que seja bem sucedida deve ser bem estudada e planejada.
Em
linhas gerais podemos afirmar que, sendo um negócio "local", a melhor
divulgação deve alcançar o público das áreas próximas à academia. Panfletos,
jornais locais e de bairro, distribuição junto a outros negócios próximos,
condomínios e empresas, além de parcerias com estabelecimentos na mesma região,
são alternativas que devem ser incentivadas.
Além
disso, a existência de um site na internet é altamente recomendado, não somente
para a divulgação dos serviços, mas também para a divulgação de promoções,
eventos, novidades, e como canal de comunicação com os clientes. A participação
em redes sociais, mantendo os alunos e potenciais clientes atualizados quanto a
promoções, dicas de alimentação, eventos esportivos e culturais, etc., permite
estar em permanente contato com o público alvo.
As
formas tradicionais, tais como anúncios em jornais de bairro, ônibus e metro,
revistas locais e propaganda em rádio também devem ser consideradas, dependendo
dos hábitos e costumes da região. A propaganda boca-a-boca, o convite aos
amigos dos alunos para aulas-demonstração e outras formas de propaganda direta,
podem ser muito eficientes.
Uma
divulgação interessante é a montagem de estandes em eventos de corrida, com
distribuição de brindes e/ou descontos na matrícula ou mensalidade.
Na
medida do interesse e das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em
jornais de grande circulação, revistas e outdoor.
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