quinta-feira, 4 de junho de 2015

Como montar uma academia de ginástica - PARTE 7



Custos







São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas e insumos consumidos no processo de estoque e comercialização.

O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

Abaixo apresentamos uma estimativa de custos fixos mensais típicos de uma academia de ginástica:
1. água, luz, telefone, internet – R$ 1.000,00;
2. salários, comissões e encargos – R$ 10.000,00;
3. taxas, contribuições e despesas afins – R$ 500,00;
4. transporte – R$ 1.500,00;
5. refeições – R$ 2.000,00;
6. seguros – R$ 1.000,00;
7. assessoria contábil – R$ 1.000,00;
8. segurança – R$ 1.000,00;
9. limpeza, higiene e manutenção – R$ 1.000,00.

Esses valores variam muito com a região onde está localizado o estabelecimento e o porte do mesmo, e devem ser utilizados apenas como referência.


Diversificação/Agregação de Valor







As academias de ginástica podem ser consideradas como um grande centro de saúde, lazer, beleza e diversão, onde os clientes são atraídos por atividades específicas e de acordo com seus objetivos individuais.

Deve ser oferecido um mix de serviços no qual é possível encontrar várias modalidades em um só lugar, com o objetivo de oferecer ao cliente conforto, comodidade, variedade, e principalmente, profissionalismo. As principais modalidades que podem ser oferecidas a critério do empreendedor são:

- musculação;
- ginástica;
- artes marciais;
- dança;
- aulas de natação e hidroginástica;
- spinning;
- body system, entre outras.

Uma forma bastante comum de agregar valor é ofertar pacotes onde o aluno pode praticar várias modalidades, tais como judô, dança, boxe e outros, por um único valor mensal.

Outra forma de aumentar as receitas é a comercialização de roupas de ginástica e acessórios, além de lanches, sucos naturais, energéticos, suplementos alimentares, etc. Deve-se atentar no entanto, para os riscos que esses "adicionais" também trazem, tais como a necessidade de manutenção de estoques , armazenagem de produtos perecíveis, entre outros.

Uma modalidade de ginástica em destaque é o Pilates, introduzida no Brasil já há algum tempo e com grande aceitação, em especial pelo público feminino. Essa modalidade requer alguns equipamentos especiais e instrutores especializados e/ou fisioterapeutas.

Outra modalidade em ascensão é a de “atividades funcionais”, que procura exercitar os movimentos corriqueiros do dia-a-dia, como subir e descer escadas, agachamento, entre outros. Essa modalidade, associada às praticas de ginástica laboral, poderão ser oferecidas em ambientes empresariais e de escritórios, levando a academia até o cliente no horário comercial.

Além disso, estabelecer parcerias ou sublocar espaço para fisioterapeutas e médicos de reabilitação de lesões ortopédicas é um nicho de negócio para fidelizar o cliente e aumentar a receita da academia. Outras modalidades de parcerias que devem ser avaliadas são aqueles com lojas de produtos naturais e suplementos alimentares, artigos que são bastante procurados por frequentadores de academias. Os chamados “sites de compras coletivas” também oferecem uma oportunidade para diversificar a forma de aproximação aos clientes, através de pacotes limitados de descontos para grupos de pessoas.

É importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de proporcionar ao cliente um produto diferenciado. Além disso, conversar com os clientes atuais para identificar suas expectativas é muito importante para o desenvolvimento de novos serviços ou produtos personalizados, o que amplia as possibilidades de fidelizar os atuais clientes, além de cativar novos.

A criatividade não tem limites, e a adoção de algumas práticas de outros negócios devem ser avaliadas, tais como, instituir o “Dia do Amigo”, quando os alunos poderão levar um amigo para conhecer e participar das aulas, ou em dias especiais oferecer café da manhã ou lanches, que podem ser patrocinados por algum fabricante ou comerciante dos produtos a serem oferecidos através de parcerias.

O empreendedor deve manter-se sempre atualizado com as novas tendências, novas técnicas, novos métodos, através da leitura de colunas de jornais e revistas especializadas, programas de televisão ou através da Internet - sites e redes sociais. O uso adequado dessas novas mídias, seja para a oferta de promoções ou comunicação de eventos, são ferramentas que ampliam o alcance das iniciativas comerciais da academia.



Divulgação








Os meios para divulgação variam de acordo com o porte e o público-alvo escolhido, e para que seja bem sucedida deve ser bem estudada e planejada.

Em linhas gerais podemos afirmar que, sendo um negócio "local", a melhor divulgação deve alcançar o público das áreas próximas à academia. Panfletos, jornais locais e de bairro, distribuição junto a outros negócios próximos, condomínios e empresas, além de parcerias com estabelecimentos na mesma região, são alternativas que devem ser incentivadas.

Além disso, a existência de um site na internet é altamente recomendado, não somente para a divulgação dos serviços, mas também para a divulgação de promoções, eventos, novidades, e como canal de comunicação com os clientes. A participação em redes sociais, mantendo os alunos e potenciais clientes atualizados quanto a promoções, dicas de alimentação, eventos esportivos e culturais, etc., permite estar em permanente contato com o público alvo.

As formas tradicionais, tais como anúncios em jornais de bairro, ônibus e metro, revistas locais e propaganda em rádio também devem ser consideradas, dependendo dos hábitos e costumes da região. A propaganda boca-a-boca, o convite aos amigos dos alunos para aulas-demonstração e outras formas de propaganda direta, podem ser muito eficientes.

Uma divulgação interessante é a montagem de estandes em eventos de corrida, com distribuição de brindes e/ou descontos na matrícula ou mensalidade.

Na medida do interesse e das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em jornais de grande circulação, revistas e outdoor.



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