domingo, 7 de junho de 2015

Como montar uma clínica de fisioterapia - PARTE 3

Automação






A automação das atividades industriais, comerciais e de serviços é um dos principais requisitos para uma participação mais competitiva de uma empresa no mercado. Nesse sentido, torna-se necessário manter sob controle e decisão um número crescente de aspectos relacionados com a produção e serviços, inclusive aqueles que estejam vinculados com as áreas: comercial, suprimento, estocagem, manutenção e logística. No segmento da saúde e bem-estar já existem algumas sistemas informatizados capazes de facilitar determinados processos e análises dos pacientes. Existem, por exemplo, alguns softwares relacionados a avaliação do condicionamento físico dos clientes, muito utilizado por personal trainers. O Physical Test 6.2, por exemplo, é um software que avalia adulto e crianças com a melhor seleção de testes e relatórios organizados em ambientes de fácil utilização. Melhorando assim a quantidade e qualidade de seu trabalho e apresentação do mesmo. Outro software relacionado a atividade é o PHYSYCAL FISIO 1.0 que serve como um sistema de avaliação fisioterápica. Este sistema é uma ferramenta muito interessante para os fisioterapeutas que trabalham com reabilitação, flexibilidade, análise postural, composição corporal e desejam apresentar qualidade e tecnologia aos seus pacientes. Além disso, atualmente, existem diversos sistemas informatizados que podem auxiliar o empreendedor na gestão de uma pequena empresa (vide http://www.baixaki.com.br ou http://www.superdownloads.com.br). Seguem algumas opções: Automatiza Financeiro. Sistema CRGNET. Financeiro. Orçamento Empresarial. SIC – Sistema Integrado Comercial. PDV Empresarial Professional. Sintec-pro. InstantCashBook. Direct Control Standard. Desktop Sales Manager. SGCON – Sistema Gerencial Contábil. Advanced Accounting Powered by CAS. Contact your Client Professional. JFinanças Empresa. GPI – Gerenciador Pessoal Integrado. SGI – Sistema Gerencial Integrado. MaxControl. Apexico VAT-Books. Yosemite Backup Standard. ERP Lite Free. II Worklog. Business Reports Fortuna 6.0 Terrasoft CRM. Plano de Contas Gerencial. Spk Business. Controle de estoques. Magic Cash.


Canais de Distribuição
Os canais de distribuição são os meios utilizados pelas empresas para escoar sua produção e ofertar seus serviços. A importância dos canais de distribuição é fundamental e seu custo pode representar uma parcela considerável do preço final do produto vendido ao consumidor; os canais não só satisfazem a demanda através de produtos e serviços no local, em quantidade, qualidade e preço corretos, mas, também, têm papel fundamental no estímulo à demanda, através das atividades promocionais dos componentes ou equipamentos atacadistas, varejistas, representantes ou outros. No ramo de Clínicas de Fisioterapia, se falar de Canal de Distribuição de seus serviços parece estranho, mas é plenamente factível. O serviço da Clínica de Fisioterapia é como qualquer outro produto ou serviço que esteja à venda no comércio ou produto de uma indústria, o qual necessita chegar às mãos do consumidor. O empreendedor precisa pensar como irá fazer, para que seus serviços cheguem até seus clientes/pacientes. Qual a estratégia que criará, para alcançar sua clientela. Para tanto, ele deve pensar sua empresa como um produto e assim entender como e onde este deve ser divulgado, apresentado. Um dos canais para se levar os serviços de fisioterapia são as empresas, pois estas estão buscando a redução dos índices de acidentes e também preocupadas com a saúde se seus funcionários. Fazem parte do trabalho dos fisioterapeutas: • Os problemas associados às doenças do trabalho; • As questões responsáveis pela redução da produtividade nos locais de trabalho, como por exemplo, o alto índice de absenteísmo, o retrabalho e queda de motivação no trabalho; • A qualidade de vida do trabalho, QVT, propiciando mais do que um posto de trabalho, mas principalmente uma vida melhor. Além dos tópicos citados acima, são canais de distribuição dos serviços das clínicas de fisioterapia: Planos de Saúde; Academias; Clubes de esportes; Casas de Repousos para Idosos etc.


Investimento
Investimento consiste na aplicação de algum tipo de recurso esperando, um retorno superior aquele investido, em um determinado período de tempo. O investimento que deve ser feito em um empreendimento varia muito de acordo com seu porte. O Investimento médio para criação de uma clínica de fisioterapia varia muito de acordo com o tamanho do empreendimento e dos serviços que pretendem ser ofertados para clientela. De acordo com estudo realizado por VIANA et alli (2009), citamos o exemplo do detalhamento de investimento para uma clínica de fisioterapia: Sala de Avaliação 4.800,29 Sala da Diretora Adm./Financeira 4.046,99 Sala de Funcionários 2.381,99 Sala Fisioterapia 17.547,25 Sala de Pilates 28.297,43 Sala de RPG 3.269,48 Sala de Acupuntura 5.290,36 Sala de Massagens 4.391,76 Recepção 7.409,98 Copa 6.495,90 Aparelhos e Produtos para uso geral e emergência 13.094,60 Sub-Total 97.026,03 Reformas (Construção, Hidráulica e Elétrica) 139.258,22 Abertura da Empresa 1.200,00 Salário Fisioterapeutas (03 meses) 38.721,20 Salário Recepcionistas (03 meses) 10.070,55 Serviços Terceirizados - Faxineiras (03 meses) 3.000,00 Serviços Terceirizados - Seguranças (03 meses) 5.724,00 Caixa, Banco e despesas diversas 5.000,00 Total 300.000,00 Os valores acima relacionados são apenas uma referência para constituição de um empreendimento dessa natureza. Para dados mais detalhados é necessário saber exatamente quais serviços serão oferecidos pela clínica de fisioterapia e seu porte. Nesse sentido, aconselhamos ao empreendedor interessado em constituir um negócio dessa natureza a realização de levantamento mais detalhado sobre os potenciais investimentos depois de elaborado seu plano de negócios (para elaboração do plano de negócio procure o Sebrae do seu estado). Além disso, os valores acima irão variar conforme a região geográfica que o spa irá se instalar, da necessidade de reforma do imóvel, do tipo de mobiliário escolhido, etc.


Capital de Giro






Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.
O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).
Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.
Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão-de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta necessidade do caixa.
Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.
Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.

O desafio da gestão do capital de giro deve-se, principalmente, à ocorrência dos fatores a seguir:

• Variação dos diversos custos absorvidos pela empresa; • Aumento de despesas financeiras, em decorrência das instabilidades desse mercado; • Baixo volume de vendas; • Aumento dos índices de inadimplência; • Altos níveis de estoques.

Para o negócio de Clínica de Fisioterapia, por não ter comprometimentos em estoques, o Capital de Giro não é alto. Estima-se o mesmo em torno de 30 a 40% do total dos ativos da empresa ou do total do investimento a ser realizado.

Com base no dado informado acima, o empreendedor deve estar atento em seu planejamento, para não ficar sem capital de giro. Ele deve tomar alguns cuidados quando for realizar as compras para o empreendimento, procurando não exaurir todo o capital na compra dos ativos (imóveis, veículos, equipamentos, máquinas, móveis, etc.).

Deve procurar negociar com os fornecedores procurando se necessário e possível, negociar prazos mais extensos com fornecedores.

No negócio de Clínica de Fisioterapia, deve-se ficar atento com o volume de prestação de serviços para pagamentos posteriores. Não pode se descuidar do recebimento. A inadimplência precisa estar sob controle.


Custos
São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção. O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental à redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio. Nesse setor, os Custos Fixos abrangem despesas de funcionamento da empresa: salários e encargos de administração, pró-labore, aluguéis, tarifas de água, luz, telefones, equipamentos e prestadores de serviço (profissionais do setor, contador, advogados, assessorias etc.). Os Custos Variáveis referem-se a: custo de materiais, suprimentos e comissão da equipe de trabalho, entre outros. Os Custos Não Operacionais estão relacionados às despesas e/ou investimentos de ordem comercial, como publicidade e propaganda. Tendo em vista o exemplo de investimento inicial que fizemos anteriormente, podemos considerar os seguintes custo mensais de acordo com VIANA et alli (2009): Despesas com Água e Energia Elétrica: R$ 3.100,00; Locação do Imóvel: R$ 5.000,00; Gastos com Telefones: R$ 2.950,00; Despesas com Anúncios e publicações: R$ 1.000,00; Despesas com assinatura de Jornais e Revistas: R$ 550,00; Assistência Médica das funcionárias (Valor individual: R$ 123,95) gerando um gasto mensal de R$ 743,70; Assistência Médica das sócias (Valor individual: R$ 207,04) gerando um gasto mensal de R$ 621,12; Despesas com Materiais de Limpeza e Higiene: R$ 1.550,00; Despesas com Materiais de Escritório e Copa: R$ 1.750,00; Valor do IPTU do imóvel (anual): R$ 2.520,00; Serviços de Contábeis: R$ 250,00; Serviços de site e internet: R$ 300,00; Despesas Legais e Jurídicas com inadimplentes e outros serviços: R$ 200,00; Percentual de comissões para parcerias: 15% sobre a Receita Operacional Líquida. (Receita Bruta menos os Impostos). Lembramos que estes custos são baseados em estimativas. Aconselhamos ao empresário que queira abrir um negócio dessa natureza a elaboração de um plano de negócio com a ajuda do Sebrae do seu estado no sentido de estimar os custos exatos do seu empreendimento conforme o porte e os serviços oferecidos.


Diversificação/Agregação de Valor
Agregar valor é dar um salto de qualidade em uma ou mais características do produto ou serviço, que de fato são relevantes para a escolha do consumidor. Não basta possuir algo que os produtos concorrentes não oferecem. É necessário que esse algo a mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem competitiva e aumente o seu nível de satisfação com o produto ou serviço prestado. Além disso, para agregar valor, não basta reduzir custos, é preciso conhecer bem o mercado no qual a empresa atua, bem como as preferências dos clientes. Na fase de execução do PLANO DE NEGÓCIO, o empreendedor precisa buscar respostas para o questionamento abaixo: O que devo fazer para que frequentem minha Clínica de Fisioterapia? A expressão que se usa para isto é estratégia de mercado. Você precisa ter a sua. Você não poderá escapar desta obrigação que tem para com sua empresa, ou seja, definir, aplicar, melhorar e evoluir uma estratégia de mercado. O que você fará para informar aos interessados em sua Clínica de Fisioterapia que a sua empresa existe? O que você fará para despertar a atenção e interesse deles? O que você fará para que um número suficiente destes clientes venha para a sua Clínica de Fisioterapia ou freqüente também a sua Clínica de Fisioterapia? O que você fará para que um número suficiente de clientes deixe de frequentar os concorrentes da sua Clínica de Fisioterapia, ou deixe de frequentar somente seus concorrentes, isto é, use também a sua Clínica de Fisioterapia? Não será exagero dizer que nestas respostas está o segredo do sucesso deste negócio. Este segredo será desvendado aos poucos, na medida em que você obtiver mais conhecimentos e desenvoltura na sua Clínica de Fisioterapia. Podemos arriscar dizendo que seus futuros clientes querem vantagem. Descobrir estas vantagens é fruto de percepção e de sensibilidade para com o mercado. Comodidade e beleza - quando dá prazer frequentar o ambiente de sua Clínica de Fisioterapia; Bom atendimento - o cliente fica sempre satisfeito mesmo quando sua Clínica de Fisioterapia não dispõe do que ele deseja; Interesse em satisfazer, resolver - o cliente é sempre ouvido e suas opiniões consideradas; Diferenciação - o cliente percebe algo de especial na sua Clínica de Fisioterapia; Personalização - a idéia de que este cliente é especial; Confiança e credibilidade - você passa a idéia de que a satisfação dele é mais importante para você do que tudo mais; Higiene - percebida em detalhes; Exposição - o cliente percebe que para se satisfazer não depende de ação sua, mas do que ele percebe na sua Clínica de Fisioterapia, da forma como ela funciona; Crédito e facilidade de pagamento - sua empresa se adapta ao nível de renda do seu público; Serviços adicionais - na prática você entrega satisfação, não somente produtos pelos quais a cliente já paga; Valorização do cliente, respeito e seriedade - os direitos do cliente você reconhece em todos os detalhes de sua operação; Flexibilidade e adaptabilidade - de algum jeito sua Clínica de Fisioterapia deve satisfazer; Inovação - sua Clínica de Fisioterapia é atualizada (esta imagem tem de ser constante); Garantias - para o cliente ter certeza e confiar que não terá prejuízos. Ao tomar essa linha de pensamento, com certeza, sua Clínica de Fisioterapia será vista pelos clientes com grande diferença, pois ela agrega um grande valor no serviço prestado e isso faz uma grande diferença para o cliente e conseqüentemente, trará sucesso para o seu negócio. Além desses fatores, para agregar valor aos serviços propostos por uma clínica de fisioterapia, existem diversas opções, das mais simples às mais sofisticadas, dentre elas pode-se citar: o Introduzir novas atividades, tais como pilates e yoga; o Focar mais na área estética apresentando serviços de relaxamento a seus clientes; o Introduzir novidades na área da beleza, bem-estar físico e mental ; o Disponibilizar equipamentos aeróbicos modernos fazendo parte do leque de serviços oferecidos aos clientes; o Oferecer serviços de alimentação complementando a seqüência de atendimentos; o Cultivar o relacionamento com o cliente através de cartas de fidelidade e promoções. Neste tópico foram apresentadas apenas algumas opções de diversificação/ agregação de valor para uma clínica de fisioterapia. Vale ressaltar que sempre é possível propor melhorias e novidades, para isso é indicado observar hábitos, ouvir as pessoas e criar novos produtos e novos serviços, com o objetivo de ampliar os níveis de satisfação dos clientes.


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