8. Matéria Prima/Mercadoria
A
gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta
e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de,
entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro
dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o
capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é
medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no
passado.
Obs.:
Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em
menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de
índice de rotação de estoques.
Cobertura
dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de
tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras,
sem que haja suprimento.
Nível
de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o
ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que
o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha;
demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo
fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço
com prontidão.
Portanto,
o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na
alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em
conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na
sede da empresa.O negócio de aluguel de mesas e utensílios para eventos não
possui matéria prima. A mercadoria é composta dos itens colocados para locação.
Para
a definição do mix dos produtos a serem oferecidos para locação o empresário
deverá visitar concorrentes, ouvir permanentemente seus clientes e ir fazendo
adaptações ao longo do tempo.
9.
Organização do Processo Produtivo
Os
processos produtivos de uma empresa de aluguel de mesas e utensílios para
eventos são divididos em:
Exposição
dos produtos – Representado por prateleiras e vitrines onde são expostos os
itens disponíveis para locação. Deve ter boa visibilidade e estar distribuída
de forma harmônica e integrada ao ambiente.
Atendimento
ao cliente e prestação do serviço – é o primeiro contato com o cliente,
geralmente se dá na visita a empresa ou por telefone, email ou através de
preenchimento de cadastro no site da empresa. Nessa fase inicial é realizada a pesquisa
e análise dos objetivos e desejos do cliente, que se transforma no orçamento
detalhado dos itens e valores.
Após
a aprovação do orçamento e negociação da forma de pagamento, o empresário
deverá apresentar o contrato de locação dos móveis, com as clausulas que
englobem o valor da transação, a quantidade de cada objeto (cadeiras, mesas,
etc) data de locação, data de devolução, e, principalmente, anexo ao contrato,
termo de vistoria e responsabilização por todos itens locados.
Cumpridos
os requisitos de documentação da transação, os itens deverão ser transportados
até o local do evento. Todos os produtos devem ser inventariados, etiquetados e
embalados através de um rígido sistema de organização, sendo conferidos na
entrega ao cliente e no retorno ao estoque.
É
importante estabelecer contato com o cliente após a realização do serviço com o
objetivo de avaliar a qualidade do atendimento e o nível de satisfação.
Estoque
– área onde são armazenados os diversos itens para aluguel. Deve haver um
sistema rígido de controle e armazenagem classificado por itens, com registro
de entrada e saída.
Administração
– destina-se às atividades de relacionamento com fornecedores, controle de
contas a pagar, atividades de recursos humanos, controle financeiro e de contas
bancárias, acompanhamento do desempenho do negócio e outras que o empreendedor
julgar necessárias para o bom andamento do empreendimento.
10. Automação
Há
no mercado uma boa oferta de sistemas para gerenciamento de pequenos negócios.
Para uma produtividade adequada, devem ser adquiridos sistemas que integrem as
compras, as vendas e o financeiro. Os softwares possibilitam o cadastro de
clientes e fornecedores, controle de estoque, serviço de mala-direta para
clientes e potenciais clientes, cadastro de móveis e equipamentos, controle de
contas a pagar e a receber, fornecedores, folha de pagamento, fluxo de caixa, fechamento
de caixa etc.
Deve-se
procurar softwares de custo acessível e compatível com uma pequena empresa.
11.
Canais de Distribuição
O
principal canal de distribuição é loja. Uma alterantiva que complementa o ponto
de venda físico e amplia a possibilidade de captação de novos clientes é
implantação de sistema delivery, onde o cliente escolhe os itens que deseja
locar pela Internet e faz o pedido por telefone, recebendo os itens no local do
evento. Este sistema traz comodidade para o cliente e a possibilidade do
desenvolvimento de estratégias personalizadas por parte do empreendedor.
O
empresário poderá realizar parcerias com empresas que atuam em áreas
complementares como é o caso do ramo de fotografias e filmagens, fornecimento
de bebidas, buffets, aluguel de roupas e outras, de forma que uma empresa
indique a outra para os seus clientes, possibilitando uma rede de prestação de
serviços de forma articulada, gerando negócios para todos.
12.
Investimento
Investimento
compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o
momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo – compreende o capital
empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações,
reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais – são todos os
gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da
empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- capital de giro – é o capital necessário para
suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva
da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários
nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador,
despesas de manutenção e outros.
Para
uma loja de aluguel de mesas e utensílios para eventos o empreendedor deverá
dispor de aproximadamente R$ 147.293,00 para fazer frente aos seguintes itens
de investimento:
- Mobiliário para a área administrativa – R$
9.360,00
- Construção e reforma de instalações – R$
30.000,00
- equipamentos – R$ 34.433,00
- despesas de registro da empresa, honorários
profissionais, taxas etc.- R$ 3.500,00
- mesas e utensílios para locação: R$ 30.000,00
- capital de giro para suportar o negócio nos
primeiros meses de atividade – R$ 40.000,00
Estes
valores são estimativas que variam de acordo com a região e o tipo de equipamentos
usados.
13.
Capital de Giro
Capital
de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para
garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma
quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as
oscilações de caixa.
O
capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles:
prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME)
e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).
Quanto
maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior
será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos
regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a
necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.
Se o
prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão- de-obra, aluguel,
impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao
prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de
capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro
disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de
vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto,
o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para
complementar esta necessidade do caixa.
Se
ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem
maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes
para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso,
deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para
honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos).
Portanto,
retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a
ter problemas com seus pagamentos futuros.
Um
fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na
empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as
variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com
precisão. No caso de uma empresa de aluguel de mesas e utensílios para eventos,
o empresário deve reservar em torno de 30% do total do investimento inicial ou
minimante dois meses de custo fixo, para o capital de giro.
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