sábado, 6 de junho de 2015

Como montar um serviço de aluguel de mesas e utensílios para eventos - PARTE 4

14. Custos







São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas e insumos consumidos no processo de estoque e comercialização.

O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

Abaixo apresentamos uma estimativa de custos fixos mensais típicos de uma empresa de aluguel de mesas e utensílios para eventos:

1. água, luz, telefone, internet – R$ 900,00
2. salários, comissões e encargos – R$ 8.500,00
3. taxas, contribuições e despesas afins – R$ 500,00
4. transporte – R$ 900,00
5. refeições – R$ 1.200,00
6. seguros – R$ 1.000,00
7. assessoria contábil – R$ 750,00
8. segurança – R$ 900,00
9. aluguel – 3.000,00
10.        limpeza, higiene e manutenção – R$ 700,00.


15. Diversificação/Agregação de Valor

Para o sucesso do negócio é fundamental um estoque com várias opções e o mais diversificado possível, oferecendo também para locação outros itens como elementos de decoração, arranjos, equipamentos, compressores, datashow, equipamentos de iluminação e sonorização, etc. Algumas empresas oferecem produtos complementares tais como:
-  convites personalizados;
-  cardápios especiais;
-  consultoria para realização de eventos;
-  organização do evento.

A personalização é o que realmente conta nesse tipo de negócio, para isso o empreendedor pode elaborar algumas estratégias como a apresentação de pacotes específicos para cada tipo de evento, desde o jantar íntimo para reunir a família até os eventos mais sofisticados, aliando peças clássicas, com itens sob medida.

É importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de proporcionar ao cliente um produto diferenciado. Além disso, conversar com os clientes atuais para identificar suas expectativas é muito importante para o desenvolvimento de novos serviços ou produtos personalizados, o que amplia as possibilidades de fidelizar os atuais clientes, além de cativar novos.

O empreendedor deve manter-se sempre atualizado com as novas tendências, novas técnicas, novos métodos, através da leitura de colunas de jornais e revistas especializadas, programas de televisão ou através da Internet.


16. Divulgação

Os meios para divulgação variam de acordo com o porte e o público-alvo escolhido. Podem ser usados anúncios em jornais de bairro, revistas locais e propaganda em rádio.

A mala direta impressa ou eletrônica é um sistema barato e simples, no qual pode ser utilizado o cadastro de clientes, obtido de forma rápida e sem maiores custos, por meio do banco de dados dos freqüentadores, ou uma relação de conhecidos do proprietário, ou da compra de listagens vendidas no mercado por empresas de marketing direto.

A distribuição de folders junto às casas de festas, buffets e restaurantes é uma estratégia de divulgação muito interessante.

O empreendedor poderá realizar parcerias com outras empresas que atuam no ramo de festas, como: empresas de iluminação, aluguéis de brinquedos, sonorização, bufetts e etc.

A divulgação através de site na internet deve ser considerada, pois o acesso de pessoas à rede cresce permanentemente e em larga escala.

Na medida do interesse e das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em jornais de grande circulação, revistas e outdoor. Se for de interesse do empreendedor, um profissional de marketing e comunicação poderá ser contratado para desenvolver campanha específica.



17. Informações Fiscais e Tributárias






O segmento de ALUGUEL DE MESA E UTENSILIOS PARA EVENTOS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7729-2/02 como a atividade de aluguel de móveis, utensílios e aparelhos eletroeletrônicos de uso doméstico e pessoal, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa, R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.

Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):

•  IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
•  CSLL (contribuição social sobre o lucro);
•  PIS (programa de integração social);
•  COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
•  INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 4% a 12,42%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.



Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual) . Para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII (http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm ). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores fixos mensais conforme abaixo:

I) Sem empregado
•  5% do salário mínimo vigente - a título de contribuição previdenciária do empreendedor;
•  não farão recolhimento de ICMS e ISS por não serem contribuintes destes tributos.

II) Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de um salário mínimo ou piso da categoria)

O empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:
•  Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;
•  Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do empregado.

Havendo receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.

Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.



18. Eventos

ICWeek – Iesquecível Casamento
Rio de Janeiro – Curitiba – São Paulo
http://icweek.com.br/, acesso em 28/10/2014.

Expo Noivas & Festas – Exposição de Produtos e Serviços para Festas de Casamento, 15 anos, Bodas e Festas Infantis
Evento: semestral Local: São Paulo-SP.
www.exponoivas.com.br, acesso em 28/10/2014.

Exposystems – Exposição e Congresso Internacional de Soluções Integradas para Feiras e Eventos
Evento: Anual Local: São Paulo-SP
http://www.exposystems.com.br/site/, acesso em 28/10/2014.



19. Entidades em Geral

Relação de entidades para eventuais consultas:

Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC
www.abeoc.org.br

Procurar na localidade:

Associação Comercial



20. Características

O empreendedor envolvido com atividades relacionadas à empresa de aluguel de mesas e utensílios para eventos precisa adequar-se a um perfil que o mantenha na vanguarda do setor. É aconselhável uma auto-análise para verificar qual a situação do futuro empreendedor frente a esse conjunto de características e identificar oportunidades de desenvolvimento. A seguir, algumas características desejáveis ao empresário desse ramo.

-  Ter paixão pela atividade e conhecer bem o ramo de negócio.
-  Pesquisar e observar permanentemente o mercado em que está instalado, promovendo ajustes e adaptações no negócio.
-  Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias.
-  Acompanhar o desempenho dos concorrentes.
-  Saber administrar todas as áreas internas da empresa.
-  Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos.
-  Ter visão clara de onde quer chegar.
-  Planejar e acompanhar o desempenho da empresa.
-  Ser persistente e não desistir dos seus objetivos.
-  Manter o foco definido para a atividade empresarial.
-  Ter coragem para assumir riscos calculados.
-  Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças.
-  Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las.

-  Ter habilidade para liderar a equipe de profissionais da loja

Nenhum comentário:

Postar um comentário