14. Custos
São
todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão
incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como:
aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas e
insumos consumidos no processo de estoque e comercialização.
O
cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra,
produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o
empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como
ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o
controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a
chance de ganhar no resultado final do negócio.
Abaixo
apresentamos uma estimativa de custos fixos mensais típicos de uma empresa de
aluguel de mesas e utensílios para eventos:
1. água, luz, telefone, internet – R$ 900,00
2. salários, comissões e encargos – R$ 8.500,00
3. taxas, contribuições e despesas afins – R$
500,00
4. transporte – R$ 900,00
5. refeições – R$ 1.200,00
6. seguros – R$ 1.000,00
7. assessoria contábil – R$ 750,00
8. segurança – R$ 900,00
9. aluguel – 3.000,00
10. limpeza, higiene e manutenção – R$
700,00.
15.
Diversificação/Agregação de Valor
Para
o sucesso do negócio é fundamental um estoque com várias opções e o mais
diversificado possível, oferecendo também para locação outros itens como
elementos de decoração, arranjos, equipamentos, compressores, datashow,
equipamentos de iluminação e sonorização, etc. Algumas empresas oferecem
produtos complementares tais como:
- convites personalizados;
- cardápios especiais;
- consultoria para realização de eventos;
- organização do evento.
A
personalização é o que realmente conta nesse tipo de negócio, para isso o
empreendedor pode elaborar algumas estratégias como a apresentação de pacotes
específicos para cada tipo de evento, desde o jantar íntimo para reunir a
família até os eventos mais sofisticados, aliando peças clássicas, com itens
sob medida.
É
importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão
sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de
proporcionar ao cliente um produto diferenciado. Além disso, conversar com os
clientes atuais para identificar suas expectativas é muito importante para o
desenvolvimento de novos serviços ou produtos personalizados, o que amplia as
possibilidades de fidelizar os atuais clientes, além de cativar novos.
O
empreendedor deve manter-se sempre atualizado com as novas tendências, novas
técnicas, novos métodos, através da leitura de colunas de jornais e revistas
especializadas, programas de televisão ou através da Internet.
16.
Divulgação
Os
meios para divulgação variam de acordo com o porte e o público-alvo escolhido.
Podem ser usados anúncios em jornais de bairro, revistas locais e propaganda em
rádio.
A
mala direta impressa ou eletrônica é um sistema barato e simples, no qual pode
ser utilizado o cadastro de clientes, obtido de forma rápida e sem maiores
custos, por meio do banco de dados dos freqüentadores, ou uma relação de
conhecidos do proprietário, ou da compra de listagens vendidas no mercado por
empresas de marketing direto.
A distribuição
de folders junto às casas de festas, buffets e restaurantes é uma estratégia de
divulgação muito interessante.
O
empreendedor poderá realizar parcerias com outras empresas que atuam no ramo de
festas, como: empresas de iluminação, aluguéis de brinquedos, sonorização,
bufetts e etc.
A
divulgação através de site na internet deve ser considerada, pois o acesso de
pessoas à rede cresce permanentemente e em larga escala.
Na
medida do interesse e das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em
jornais de grande circulação, revistas e outdoor. Se for de interesse do
empreendedor, um profissional de marketing e comunicação poderá ser contratado
para desenvolver campanha específica.
17. Informações Fiscais e Tributárias
O
segmento de ALUGUEL DE MESA E UTENSILIOS PARA EVENTOS, assim entendido pela
CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7729-2/02 como a
atividade de aluguel de móveis, utensílios e aparelhos eletroeletrônicos de uso
doméstico e pessoal, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial
Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME
(Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei
Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não
ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa,
R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno
porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.
Nesse
regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições,
por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do
Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional
(http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):
• IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
• CSLL (contribuição social sobre o lucro);
• PIS (programa de integração social);
• COFINS (contribuição para o financiamento da
seguridade social);
• INSS (contribuição para a Seguridade Social
relativa a parte patronal).
Conforme
a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse
ramo de atividade, variam de 4% a 12,42%, dependendo da receita bruta auferida
pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção
pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês
de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao
número de meses de atividade no período.
Se o
Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios
tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse
imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal
poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.
Se a
receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o
empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá optar
pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual) . Para se
enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme
a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII
(http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm
). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em
valores fixos mensais conforme abaixo:
I)
Sem empregado
• 5% do salário mínimo vigente - a título de
contribuição previdenciária do empreendedor;
• não farão recolhimento de ICMS e ISS por não
serem contribuintes destes tributos.
II)
Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de
um salário mínimo ou piso da categoria)
O
empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes
percentuais:
• Retém do empregado 8% de INSS sobre a
remuneração;
• Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a
remuneração do empregado.
Havendo
receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu empreendimento
incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.
Para
este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será
muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura
do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.
Fundamentos
Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares
nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples
Nacional nº 94/2011.
18.
Eventos
ICWeek
– Iesquecível Casamento
Rio
de Janeiro – Curitiba – São Paulo
http://icweek.com.br/,
acesso em 28/10/2014.
Expo
Noivas & Festas – Exposição de Produtos e Serviços para Festas de
Casamento, 15 anos, Bodas e Festas Infantis
Evento:
semestral Local: São Paulo-SP.
www.exponoivas.com.br,
acesso em 28/10/2014.
Exposystems
– Exposição e Congresso Internacional de Soluções Integradas para Feiras e
Eventos
Evento:
Anual Local: São Paulo-SP
http://www.exposystems.com.br/site/,
acesso em 28/10/2014.
19.
Entidades em Geral
Relação
de entidades para eventuais consultas:
Associação
Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC
www.abeoc.org.br
Procurar
na localidade:
Associação
Comercial
20. Características
O
empreendedor envolvido com atividades relacionadas à empresa de aluguel de
mesas e utensílios para eventos precisa adequar-se a um perfil que o mantenha
na vanguarda do setor. É aconselhável uma auto-análise para verificar qual a
situação do futuro empreendedor frente a esse conjunto de características e
identificar oportunidades de desenvolvimento. A seguir, algumas características
desejáveis ao empresário desse ramo.
- Ter paixão pela atividade e conhecer bem o
ramo de negócio.
- Pesquisar e observar permanentemente o mercado
em que está instalado, promovendo ajustes e adaptações no negócio.
- Ter atitude e iniciativa para promover as
mudanças necessárias.
- Acompanhar o desempenho dos concorrentes.
- Saber administrar todas as áreas internas da
empresa.
- Saber negociar, vender benefícios e manter
clientes satisfeitos.
- Ter visão clara de onde quer chegar.
- Planejar e acompanhar o desempenho da empresa.
- Ser persistente e não desistir dos seus
objetivos.
- Manter o foco definido para a atividade
empresarial.
- Ter coragem para assumir riscos calculados.
- Estar sempre disposto a inovar e promover
mudanças.
- Ter grande capacidade para perceber novas
oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las.
- Ter habilidade para liderar a equipe de
profissionais da loja
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