EQUIPAMENTOS
No mercado, há uma grande variedade de marcas e
modelos de máquinas de tricô. Para pequenas empresas, as máquinas domésticas
são mais adequadas do que as máquinas industriais, pois podem ser operadas
manualmente por uma pessoa, possuem um custo razoável de manutenção e não
exigem pesados investimentos. Este equipamento permite que o operador molde a
peça tecida na própria máquina, ao mesmo tempo em que executa as cavas, os
decotes, os alargamentos e os estreitamentos das malhas em produção. Desta
forma, nenhum detalhe exige a realização de cortes posteriores. E os
acabamentos podem ser realizados manualmente, pela própria tricoteira.
Os equipamentos básicos para a instalação de uma
confecção de roupas em tricô são os seguintes:
Para a área administrativa
- 03 computadores completos;
- 01 impressora multifuncional;
- 02 armários de 02 portas;
- 01 estante para guardar documentos;
- 03 mesas;
- 09 cadeiras;
- 01 arquivo de pastas suspensas;
- 03 poltronas individuais;
- 01 mesa de centro;
- 01 aparelho de ar condicionado 12.000 BTU.
Para a fábrica
- 03 máquinas domésticas de tricô;
- 01 bancada de serviço;
- 01 máquina de costura reta;
- 01 máquina overlock;
- Equipamentos e utensílios de apoio;
- Araras e prateleiras.
A disposição dos equipamentos é importante para
a integração das atividades do estabelecimento. Portanto, ao fazer o layout da
confecção, o empreendedor deve levar em consideração a ambientação, decoração,
circulação, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a
fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento.
As máquinas de tricô devem estar conservadas,
limpas e em bom funcionamento, para garantir a produtividade do negócio, a
segurança dos operadores, o controle dos custos de manutenção e o correto
cronograma de depreciação.
MATÉRIA PRIMA
A gestão de estoques no varejo é a procura do
constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser
sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três
importantes indicadores de desempenho:
Giro dos estoques: o giro dos estoques é um
indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é
recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a
característica de representar o que aconteceu no passado.
Obs.: Quanto maior for a frequência de entregas
dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos
estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.
Cobertura dos estoques: o índice de cobertura
dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado
momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.
Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível
de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é,
aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou
serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de
venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em
estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser
mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque
mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido
de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.
Os principais fornecedores são atacadistas e
varejistas de fios. O bom relacionamento com tais organizações é fundamental
para oferecer uma ampla variedade de opções aos clientes e obter descontos
generosos na compra da matéria-prima. Como a maioria das aquisições é realizada
sob encomenda o prazo de entrega de mercadorias precisa ser curto e pontual.
A quantidade e a qualidade dos produtos ofertados
aos clientes podem definir o sucesso da confecção. O empreendedor deve conhecer
o perfil de sua clientela e oferecer modelos que satisfaçam os seus desejos de
consumo.
Uma forma de minimizar o risco do negócio é
oferecer uma ampla variedade de peças, para todas as estações do ano. Embora a
demanda por roupas em tricô aumente no inverno, a confecção também deve
produzir modelos leves para climas mais quentes, como forma de minimizar o
impacto da sazonalidade no faturamento do negócio.
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