quinta-feira, 4 de junho de 2015

Como montar uma confecção de roupas de tricô - PARTE 4


ESTRUTURA





Para a estrutura de uma confecção de roupas em tricô que concentre a produção das peças e o atendimento a clientes, estima-se ser necessária uma área de 120 m², com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio. O ambiente pode ser dividido da seguinte forma:
1. Sala de atendimento a clientes – vendas e negociações;
2. Escritório para acomodar a área de administração do negócio;
3. Área de produção;
4. Depósito de matéria prima e insumos.

Se o empreendedor decidir montar loja de fábrica no local, deverá prever o espaço necessário.

O local de trabalho deve ser limpo, arejado e organizado. O piso, a parede e o teto devem estar bem conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. O piso deve ser de alta resistência e durabilidade, além de fácil manutenção. Paredes pintadas com tinta acrílica facilitam a limpeza. Texturas e tintas especiais na fachada externa personalizam e valorizam o ponto.

Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz natural. No final do mês, a economia da conta de luz compensa o investimento. Quanto às artificiais, a preferência é pelas lâmpadas fluorescentes.

Profissionais qualificados (arquitetos, engenheiros, decoradores) poderão ajudar a definir as alterações a serem feitas no imóvel escolhido para funcionamento da loja, orientando em questões sobre ergometria, fluxo de operação, design dos móveis, iluminação, ventilação etc.


PESSOAL





O número de colaboradores varia de acordo com o tamanho do empreendimento. Para a estrutura anteriormente sugerida, a confecção exige a seguinte equipe:
- 01 gerente;
- 03 tricoteiras;
- 01 auxiliar administrativo;
- 01 auxiliar de serviços gerais.
Perfil dos colaboradores – conhecimentos, habilidades e atitudes:
1) Gerente
- Estabelecer políticas, diretrizes e normas de funcionamento da confecção;
- Implantar sistemática de planejamento e controlar os resultados;
- Gerenciar finanças, produtos, marketing e liderar pessoas;
- Gerenciar o atendimento, a manutenção e fidelização da clientela;
- Negociar acordos com parceiros e fornecedores;
- Garantir o crescimento sustentado da empresa.

2) Tricoteira
- Operar o maquinário e confeccionar as peças de vestuário;
- Fazer acabamentos manuais nas peças fabricadas;
- Manter comportamento profissional adequado;
- Agir com ética e respeito;
- Trabalhar em equipe.

3) Auxiliar administrativo
- Apoiar o gerente em suas funções;
- Atender telefone;
- Organizar documentos e arquivos;
- Realizar atividades de controles financeiros;
- Emitir notas fiscais;
- Produzir relatórios de controles;
- Realizar atividades da área de recursos humanos;
- Auxiliar nos contatos com clientes e fornecedores;
- Realizar atividades relacionadas a bancos;
- Controlar contas a receber e a pagar;
- Outras atividades correlatas;
- Manter comportamento profissional adequado;
- Agir com ética e respeito;
- Trabalhar em equipe.

3) Auxiliar de serviços gerais
- Organizar o depósito de matéria prima e insumos;
- Manter a limpeza e higiene do ambiente geral da fábrica;
- Realizar pequenos serviços de manutenção elétrica, hidráulica e predial;
- Dar apoio em pequenas compras e suprimentos;
- Manter comportamento profissional adequado;
- Agir com ética e respeito;
- Trabalhar em equipe.

A contratação de um estilista exclusivo depende do desenvolvimento do negócio. Este profissional precisa estar sintonizado com o mercado da moda e pesquisar sobre as novas tendências de tricô, cores, estampas e tecidos. Deve ser capaz de desenhar e propor modelos conforme o perfil da clientela.

De acordo com a época do ano, pode ser necessária a contratação de mais tricoteiras para atender as encomendas (principalmente no inverno). Esta expansão do negócio precisa ser planejada conforme o aumento do faturamento.

O atendimento é um item que merece a maior preocupação do empresário, já que nesse segmento de negócio há uma tendência ao relacionamento de longo prazo com os canais de venda.

A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. Além dos cursos de operação do maquinário, tricô, modelagem, desenho e estilo, o treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;
• Agilidade e presteza no atendimento;
• Capacidade de apresentar e vender os serviços da confecção;
• Motivação para crescer juntamente com o negócio.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, consequências desagradáveis.

O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado com as tendências do setor.


O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.

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