Mercado
A
fisioterapia se divide em três grandes áreas de atuação: a Ortopedia, a
Neurologia e a Respiratória. Dentro destas áreas, destacam-se suas
abrangências:
Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional: Atuam na
investigação, prevenção e tratamento das doenças dos ossos, músculos,
articulações e ligamentos. Pode atuar em fratura, torções, amputações e lesões
musculares, inclusive evitando que estas ocorram e evitando, em alguns casos,
uma cirurgia, trabalhando de forma preventiva.
Fisioterapia Geriátrica: Atua
junto ao idoso e proporciona uma melhor qualidade de vida a este, promovendo
uma melhor postura, uma marcha equilibrada, uma melhora da auto-estima,
evitando a depressão e o sentimento de incapacidade.
Fisioterapia Pediátrica:
Promove um melhor nível de vida para as crianças, principalmente àquelas que
apresentam desenvolvimento psicomotor abaixo dos padrões considerados normais
para sua faixa etária.
Fisioterapia Desportiva: O fisioterapeuta atua na
prevenção, no planejamento, implantação, coordenação e supervisão de programas
destinados à recuperação funcional de atletas amadores e profissionais.
Fisioterapia Reumatológica: Com exercícios que ativam a circulação e
desenvolvem as articulações, a fisioterapia está indicada para pacientes com
reumatismos, artrites, artroses e osteoporose.
Fisioterapia Preventiva: Além de
tratar lesões têm papel fundamental na prevenção, como conscientizar a
população em geral, especialmente as crianças, quanto à postura, prevenindo
alterações posturais e evitando complicações posteriores.
Fisioterapia
Cardiorrespiratória: Nesta área, o fisioterapeuta lida com a avaliação e o
tratamento de pacientes com distúrbios pulmonares crônicos ou agudos. Emprega
métodos e uma grande variedade de exercícios terapêuticos. Angiologia: O
fisioterapeuta avalia e desenvolve um programa de assistência para pacientes
com uma variedade de distúrbios vasculares, com o objetivo de melhorar a
circulação sanguínea, aumentarem a resistência física aos exercícios, aliviar a
dor etc.
Fisioterapia Estética: Atua nessa área, prevenindo o aparecimento de
cicatrizes hipertróficas e para facilitar o pré e pós-operatório de cirurgias
plásticas. Atua ainda, na celulite, flacidez muscular, estrias, envelhecimento
cutâneo, queimaduras, e acne. Queimados: Usando como principal recurso a
cinesioterapia. Tem como objetivo, desenvolver os movimentos do paciente que
sofreu queimaduras.
Fisioterapia Neurológica: Tem a função de reabilitar
pacientes com problemas neurológicos.
Fisioterapia do Trabalho: Atua na análise
ergonômica do local, dos objetos do trabalho e principalmente, para orientarem
e auxiliarem os seus funcionários a terem a postura correta no trabalho e a
prevenir contra acidentes de trabalho.
Fisioterapia Hospitalar: Atua nas
enfermarias de hospitais e UTI’s, com pacientes acamados. Envolvem trabalhos
respiratórios, neurológicos, cardiológicos, alongamentos, higiene brônquica,
fortalecimento dos músculos etc.
Além destas áreas, o fisioterapeuta se
enquadra de várias formas ao mercado, visto que ele é um profissional de
promoção e prevenção da saúde.
O mercado de trabalho para o fisioterapeuta,
apesar de existir na atualidade grande disputa é, sem dúvida, amplo, tendo em
vista alguns fatores relevantes como localidade, especialidade e forma de
atuação.
A grande disputa, a maior concentração de profissionais, está nos
grandes centros. Nas regiões circunvizinhas às capitais, existem ainda maiores
oportunidades de negócios. O público alvo O público consumidor no negócio de
fisioterapia é bastante abrangente e formado por pacientes que utilizam
convênio médico e outros que se beneficiam através de consultas particulares.
Além destes, existem também os atletas e ex-atletas, funcionários de empresas,
que podem fazer parte de seus clientes. É importante estabelecer parcerias com
entidades, associações de trabalhadores e empresas contratantes de planos de
saúde, os quais representam a maioria da clientela.
Recomenda-se estudar os
hábitos, comportamentos, gostos dos clientes e também acompanhar as tendências
do mercado, para que o seu negócio esteja sempre atualizado. Oportunidades:
envelhecimento da população brasileira O momento atual é composto pelo culto a
beleza, em prol da auto-estima e bem estar tanto físico como emocional. A
prestação de serviços na área de saúde e bem-estar está em crescimento e
apresenta um enorme potencial.
Segundo os dados do Censo 2010, todas as faixas
etárias até 25 anos têm peso menor na população do que em 2000, ao passo que os
demais grupos ampliaram sua participação. Na base da pirâmide, a
representatividade do grupo de 0 a 4 anos no total da população caiu de 4,9%
(meninos) e 4,7% (meninas) em 2000 para 3,7% e 3,6% em 2010. Simultaneamente, a
participação da faixa com mais de 65 anos avançou de 5,9% em 2000 para 7,4% em
2010. Com a tendência de envelhecimento da população brasileira temos observado
um crescimento do mercado a ser explorado na área da fisioterapia. Esse mercado
está associado a busca de descanso, vitalidade e longevidade com maior
qualidade de vida.
Ameaças: forte concorrência e necessidade de atualização
constante Por ser um mercado em expansão, a criação clínicas de fisioterapia
tem atraído cada vez mais novos empreendedores. Nesse sentido, os concorrentes
têm apresentado uma taxa de crescimento significativa. O grande problema é que
muitos desses concorrentes encontram-se no mercado informal e existe uma
disparidade entre os preços praticados por empresas e por profissionais
informais. Os concorrentes se dividem em dois grupos:
1. Formais: centros de
descanso e bem-estar, terapia estética, hotéis, academias, etc.
2. Informais: massoterapeutas
e esteticistas. Além disso, o setor da saúde apresenta novas técnicas a cada
dia o que exige a implantação constante de novas tecnologias e tratamentos para
satisfazer os clientes efetivos e mais fiéis a empresa. Portanto, o investidor
deve se manter antenado às constantes inovações do setor.
Localização
Para
se definir a localização de seu empreendimento, há a necessidade de se definir
antes de tudo, qual será o público-alvo do seu negócio. Qual o segmento de
mercado que deverá atingir? O mercado pode ser segmentado por: ÁREA GEOGRÁFICA,
por ORIGEM DE PACIENTES, dentre outros critérios. Este é um fator preponderante
para o sucesso de seu empreendimento. Definida a situação do público-alvo,
passe então a definir o local onde a clínica será instalada. Analise com
cuidado o bairro, a situação de acesso, com foco na facilidade para o seu
cliente. É importante verificar se existe facilidade e conforto para
estacionar. Se existe transporte coletivo atendendo a localidade. Busque um
imóvel que de preferência seja amplo e de fácil locomoção interna. Deve
oferecer uma infra-estrutura necessária para a instalação do empreendimento e
proporcionar espaço para crescimento do mesmo. Procure nesta etapa, conhecer
seus concorrentes, realizando pesquisas, através de visitas, contatos, buscando
conhecer a operação em todos os detalhes. Agindo assim, evitará cometer os
mesmos erros que ele e reduzindo desgastes desnecessários e custos. Também é
possível montar uma pequena clínica de fisioterapia em salas comerciais, casas
ou em parcerias com hotéis. O local deverá ficar próximo ao centro da cidade ou
em uma avenida de grande fluxo e deverá sempre contar com a disponibilidade de
estacionamento próprio.
Exigências
Legais e Específicas
Para
dar início ao processo de abertura da empresa é necessário que se cumpram os
seguintes procedimentos: 1)Consulta Comercial Antes de realizar qualquer
procedimento para abertura de uma empresa deve-se realizar uma consulta prévia
na prefeitura ou administração local. A consulta tem por objetivo verificar se
no local escolhido para a abertura da empresa é permitido o funcionamento da
atividade que se deseja empreender. Outro aspecto que precisa ser pesquisado é
o endereço. Em algumas cidades, o endereço registrado na prefeitura é diferente
do endereço que todos conhecem. Neste caso, é necessário o endereço correto, de
acordo com o da prefeitura, para registrar o contrato social, sob pena de ter
de refazê-lo. Órgão responsável: · Prefeitura Municipal; · Secretaria Municipal
de Urbanismo. 2) Busca de nome e marca Verificar se existe alguma empresa
registrada com o nome pretendido e a marca que será utilizada. Órgão
responsável: · Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples) e
Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). 3) Arquivamento do
contrato social/Declaração de Empresa Individual Este passo consiste no
registro do contrato social. Verifica-se também, os antecedentes dos sócios ou
empresário junto a Receita Federal, por meio de pesquisas do CPF. Órgão responsável:
· Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples). 4) Solicitação do
CNPJ Órgão responsável: · Receita Federal. 5) Solicitação da Inscrição Estadual
Órgão responsável: · Receita Estadual 6) Alvará de licença e Registro na
Secretaria Municipal de Fazenda O Alvará de licença é o documento que fornece o
consentimento para empresa desenvolver as atividades no local pretendido. Para
conceder o alvará de funcionamento a prefeitura ou administração municipal
solicitará que a vigilância sanitária faça inspeção no local para averiguar se
está em conformidade com a Resolução RDC nº 216/MS/ANVISA, de 16/09/2004. Órgão
responsável: · Prefeitura ou Administração Municipal; · Secretaria Municipal da
Fazenda. 7) Matrícula no INSS Órgão responsável: Instituto Nacional de
Seguridade Social; Divisão de Matrículas - INSS Além de todos esse processos, o
empreendedor deverá registrar clInica de fisioterapia junto a Agência Nacional
de Vigilância Sanitária- ANVISA que tem por finalidade institucional promover a
proteção da saúde da população por intermédio do controle sanitário da produção
e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária,
inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles
relacionados. O empreendedor deverá consultar ainda o órgão de fiscalização
ambiental (Feam) ou a Superintendência Regional de Meio Ambiente e
Desenvolvimento Sustentável - Supram, a fim de obter esclarecimentos sobre
regularização ambiental, e se for o caso obter a Certidão de Dispensa – CD
junto ao órgão ambiental competente. O empreendedor(a) que resolver abrir uma
Clínica/Consultório de Fisioterapia, além de ter que providenciar as etapas
acima citadas, terá também que cumprir as seguintes exigências legais: Para que
uma Clínica de Fisioterapia possa funcionar regularmente, a legislação em vigor
exige que ela seja dirigida por fisioterapeuta que exercerá a atividade na
qualidade de responsável técnico, devidamente habilitado para o exercício das
funções. O exercício da atividade na área de fisioterapia é permitido somente
aos portadores de habilitação profissional, pois esta atividade de saúde é
regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, e resoluções do COFFITO,
Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94. Providências necessárias enquanto: Pessoa
Jurídica a) Responsabilidade Técnica pelo serviço da empresa perante o Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - CREFITO; b) Comprovação do
registro do profissional no CREFITO; c) Registro da empresa no CREFITO. Pessoa
Física a) Registro do Profissional no CREFITO; b) Cadastramento do seu
consultório no CREFITO. Todo estabelecimento cuja atividade requer a
participação de fisioterapeuta, como é o caso das Clínicas de Fisioterapia,
está obrigado a se registrar no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia
Ocupacional – CREFITO de sua região.
Estrutura
A
estrutura de uma clínica de fisioterapia deverá ser montada de acordo com o
planejamento do empreendedor. O espaço deverá contemplar os seguintes espaços:
• Recepção e sala de espera; • Sanitários com adaptações para portadores de
deficiência física; • Consultórios para avaliação fisioterapêutica; • Sala de
aplicações com aparelhos; • Setor de pediatria (salas de atendimentos); • Setor
cardiorrespiratório (sala de testes e sala de aerossolterapia); • Setor de
cinesioterapia e mecanoterapia (amplo espaço para atendimentos individuais e em
grupos); • Setor da preventiva (ampla sala destinada aos grupos de idosos e,
atualmente, de mastectomizadas); • Setor de massoterapia (voltado para técnicas
manuais, massagens tradicionais, chinesas e outras); • Setor de hidroterapia
(piscina terapêutica aquecida e adaptada, salas para turbilhão, sala para
parafina); • Escritório/administração e; • Depósito. A estrutura contará ainda
com ambiente climatizado, com iluminação indireta, paredes de pintura
acolhedora e mobiliário específico. É muito importante lembrar que a decoração
é um elemento fundamental nesse segmento pois é importante que os clientes se
sintam bem acolhidos em um ambiente agradável e relaxante. Estrutura tendência
A popularização dos termos “orgânico”, “consciência ecológica” e
“sustentabilidade” já se faz também presente nas estruturas dos hospitais e
clínicas mais modernas, principalmente no mercado internacional. Nesse sentido,
uma opção de estrutura em consonância com estas tendências alia espaços
agradáveis e ao mesmo tempo ecologicamente corretos. Para tanto, a planta
arquitetônica da clínica é desenvolvida estrategicamente buscando minimizar o
impacto ambiental, e especialmente: a.Maximizar a utilização da luz solar,
reduzindo a necessidade de energia;b.Promover adequado e fácil acesso às áreas
e processos de reciclagem de materiais; e c.Facilitar uma possível expansão
física do espaço quando do crescimento da operação da clInica, evitando obras
desnecessárias e utilização excessiva de materiais de construção. Un PLUS na
estrutura para atrair novos clientes Nesse segmento, são poucas as clínicas que
se preocupam com as pessoas portadoras de deficiências físicas e pouca
mobilidade. Nesse sentido, uma clínica adaptada às necessidades desse público
pode representar uma grande oportunidade de négócio. Para tanto, devem ser
instaladas rampas de acesso, elevadores especiais (no caso de clínicas com mais
de um andar) e instalações específicas de apoio no banheiro e vestiário.
Pessoal
A
equipe de trabalho a ser montada, dependerá do tamanho do empreendimento. O que
se pode descrever com certeza é que nesta equipe deverão estar: •
Recepcionistas; • Fisioterapeutas; • Assistentes e; • Equipes de limpeza. Acima
de tudo, todos os funcionários deverão estar com uniformes em excelente estado
e o tratamento ao cliente deverá ser impecável. O atendimento ao cliente deverá
ser o diferencial em relação a concorrência. Para tanto, toda equipe deverá ser
preparada em como tratar o cliente, com cursos, palestras etc. O empresário
deve procurar o SEBRAE de sua região, na busca de apoio para capacitar sua
equipe de colaboradores e também para outras situações, como elaboração de seu
PLANO DE NEGÓCIO. É importante lembrar que os profissionais terceirizados são
profissionais autônomos que não seguem o regime CLT. Recomenda-se ainda a
adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e
benefícios de natureza financeiros ou outros. Assim, a empresa poderá diminuir
os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre
funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com: · recrutamento e
seleção, · treinamento de novos funcionários, · custos com demissões.
Equipamentos
Para
completar a montagem de seu empreendimento, o profissional deverá contemplar em
seu projeto, equipamentos que acompanhem as tecnológicas. Dentro desta visão,
segue sugestão de equipamentos e programas para Clínica de Fisioterapia: •
Móveis em geral; • Computadores; • Softwares gerenciais; • Material de
escritório; • Entretenimento (revistas, TV etc.); • Cabines de atendimento
individual; • Macas; • Uniformes. Equipamentos de fisioterapia: •
Eletros-estimuladores; • Diatermia; • Ultra-som; • Ondas curtas; • Correntes
dinâmicas de Bernard; • Infravermelho; • Corrente russa; • Turbilhão; •
Tensores; • Interferencial; • Parafina; • Polar care (crioterapia); • Bolas de
Bobath; • Cama elástica; • Barra paralela; • Espaldar; • Diversos equipamentos
para cinesioterapia; • Hidroterapia; • Mecanoterapia; • R.P.G.; • Termo
terapia; • Laser terapia; • Forno de Bier e etc.; • Gel e cremes específicos; •
Toalhas e materiais descartáveis. É importante lembrar que esta lista de
aparelhos e equipamentos é não exaustiva. O mercado da saúde e do bem-estar
apresenta uma infinidade de soluções que devem ser utilizadas de acordo com o
objetivo do negócio e dos serviços que serão ofertados. Além destes
equipamentos, podemos citar alguns itens indispensáveis para um empreendimento
desta categoria, tais como: • Artigos e produtos para piscina (caso a clínica
possua); • Balcão refrigerador, freezer; • Máquinas e equipamentos para
lavanderia; • Serviço de sonorização de ambientes.
Matéria
Prima/Mercadoria
A
gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta
e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de,
entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro
dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o
capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é
medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no
passado.
Obs.:
Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em
menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de
índice de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura
dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado
momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento. Nível de
serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente
do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o
cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha;
demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo
fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço
com prontidão.
Portanto,
o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na
alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em
conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na
sede da empresa.Existem basicamente dois tipos de matérias-primas nesse setor:
1) equipamentos e tecnologia ; 2) insumos em geral, como medicamentos, cremes e
material de higiene e limpeza. É importante lembrar que, nesse setor, a
qualidade da matéria-prima é fator de vital importância para fidelizar os
clientes. Com relação aos primeiros tipos de matérias-primas ver o item
equipamentos e tecnologias. Nesse item iremos nos deter na segunda categoria de
matérias- primas: os insumos voltados para atender os serviços oferecidos.
Dentre as principais matérias-primas dessa categoria de insumos que podem ser
utilizadas em uma clínica de fisioterapia, podemos destacar: Cremes e óleos de
massagem; Hidratantes corporais; Sais e produtos para banhos relaxantes e
terapêuticos; Protetores descartáveis paras as macas; Materiais
médico-hospitalares; Algodão; Luvas; Toalhas; Roupões, etc.
Organização
do Processo Produtivo
Em
uma Clínica de Fisioterapia, os clientes/pacientes, são recebidos pela equipe
de recepção e então será elaborado seu prontuário. Na seqüência, este será
atendido pelo fisioterapeuta, que realiza as seguintes atividades com o
paciente: • Avaliação físico-funcional do paciente; • Prescrição do tratamento;
• Indução do processo terapêutico. Alta no serviço de fisioterapia e
reavaliação sucessiva do paciente para constatação da existência de alterações
que justifiquem a necessidade de continuidade das práticas terapêuticas. Além
disso, a organização administrativa de um empreendimento do tipo de uma clínica
de fisioterapia divide-se nas seguintes etapas: 1) Administração geral Uma
estrutura composta de gerência que coordena as compras, determina os serviços a
serem oferecidos e os profissionais a serem contratados. 2) Comercial
Divulgação e propaganda do empreendimento. Pode constuir uma etapa separada na
administração da empresa, mas também pode ser absorvida pela equipe da
administração geral (vai depender do porte da empresa e do número de
funcionários) 3) Controle de qualidade O empreendimento deverá existir um controle
quanto à utilização dos produtos, onde serão verificados prazo de validade,
conservação e manipulação. Assim como na utilização de materiais e conservação
do espaço no que se refere à higiene. 4) Terceirização Pode-se contratar alguns
profissionais terceirizados para a oferta de determinados serviços específicos.
5) Oferta do serviço ao cliente Após estruturada a empresa, definidos os seus
principais serviços, divulgada na mídia e contratados os principais
profissionais, de maneira sucinta, podemos dizer que, finalmente, os serviços
poderão ser oferecidos aos clientes.
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