Divulgação
A
divulgação é um componente fundamental para o sucesso de uma empresa de call
center. As campanhas publicitárias devem ser adequadas ao orçamento da empresa,
à sua região de abrangência e às peculiaridades do local. Abaixo, sugerem-se
algumas ações mercadológicas acessíveis e eficientes:• Confeccionar folders e
flyers para a distribuição em escritórios;• Participar de eventos e feiras de
telemarketing e marketing direto;• Firmar parcerias com agências de promoção e
propaganda;• Montar um website para a divulgação da empresa.
O
empreendedor deve sempre entregar o que foi prometido e, quando puder, superar
as expectativas do cliente. Ao final, a melhor propaganda será feita pelos
clientes satisfeitos e bem atendidos.
Informações
Fiscais e Tributárias
O
segmento de CALL CENTER, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional
de Atividades Econômicas) 8220-2/00 como a atividade de centros de recepção de
chamadas e de respostas a chamadas dos clientes com operadores humanos e
distribuição automática de chamadas, atividades baseadas em sistemas de
integração telefone-computador, sistemas de resposta vocal interativa ou
métodos similares para o recebimento de pedidos e fornecimento de informação
sobre produtos, atendimento telefônico a solicitações de consumidores ou de
atendimento a reclamações, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial
Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME
(Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei
Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não
ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa
e R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno
porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.
Nesse
regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições,
por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do
Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional
(http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):
•
IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
•
CSLL (contribuição social sobre o lucro);
•
PIS (programa de integração social);
•
COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
•
ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza);
•
INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).
Conforme
a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse
ramo de atividade, variam de 6% a 17,42%, dependendo da receita bruta auferida
pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção
pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês
de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao
número de meses de atividade no período.
Se o
Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios
tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse
imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal
poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.
MEI
(Microempreendedor Individual): para se enquadrar no MEI o CNAE de sua
atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº
94/2011 - Anexo XIII
(http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm
), Neste caso, este segmento não pode se enquadrar no MEI, conforme Res.
94/2001.
Para
este segmento, tanto ME ou EPP, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito
vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do
estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.
Fundamentos
Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares
nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples
Nacional nº 94/2011.
Eventos
Os
principais eventos do setor são:
CASES
VENCEDORES DO PRÊMIO ABEMDAs Melhores Práticas de Marketing DiretoSão Paulo –
SPFone: (11) 3129-3001Website: http://www.abemd.org.brE-mail:
atendimentoeventos@abemd.org.br
CONGRESSO
BRASILEIRO DE MARKETINGRio de Janeiro – RJWebsite: http://www.abmn.com.br
CONGRESSO
BRASILEIRO DE PUBLICIDADESão Paulo – SPFone: (11) 3055-8000Website:
http://www.ampro.com.br
MAXIMIDIASão
Paulo – SPWebsite: http://www.maximidia.com.brE-mail: comercial.eventos@grupomm.com.br
MIDIA
MASTER BRASILSão Paulo – SPFone: (11) 3769-1623Website:
http://www.midiamasterbrasil.com.brE-mail: efsocio@grupomm.com.br
Entidades
em Geral
A
seguir, são indicadas as principais entidades de auxílio ao empreendedor:
ABTAssociação
Brasileira de TelesserviçosFone: (11) 3813-0068Website: http://www.abt.org.br
ABMNAssociação
Brasileira de Marketing & NegóciosRua Visconde de Pirajá, 547, salas 1123 e
1126CEP: 22410-900Rio de Janeiro – RJFone: (21) 2294-8493 / 2240-0890Fax: (21)
2274-8799Website: http://www.abmn.com.brE-mail: marketing@abmn.com.br
ABEMDAssociação
Brasileira de Marketing DiretoAv. São Luís 50, 13º andar, cj. 132 BCEP:
01046-926São Paulo – SPFone: (11) 3129-3001Fax: (11) 3129-4300Website:
http://www.abemd.org.br
AMPROAssociação
de Marketing PromocionalRua Padre Garcia Velho 73, 11º andarCEP: 05421-030São
Paulo – SPFone: (11) 3815-9998Fax: (11) 3815-9614Website: http://www.ampro.com.br
ADVMBAssociação
dos Dirigentes de Vendas e Marketing do BrasilRua 13 de Maio 1413 – Bela
VistaCEP: 01327-001São Paulo – SPFone: (11) 3372-3800Fax: (11)
3372-3820Website: http://www.advbm.org.brE-mail: advb@advbfbm.org.br
Receita
FederalBrasília - DFWebsite: http://www.receita.fazenda.gov.br
Registro
BR – Registro e Hospedagem de Endereço na InternetAv. das Nações Unidas, 11541,
7º andar.CEP: 04578-000São Paulo – SPFone: (11) 5509-3500Website:
http://www.registro.br
SNDCSistema
Nacional de Defesa do ConsumidorWebsite: http://www.mj.gov.br/dpdc/sndc.htm
Dicas
de Negócio
Para
começar o negócio, é recomendável que o empreendedor já tenha, pelo menos, um
cliente contratado. Assim, é possível minimizar o risco do investimento
inicial, que demanda a compra de estações de trabalho e de um software de
gestão.
As
maiores empresas de call center são braços corporativos das empresas de
telefonia. Como elas possuem custos de ligação subsidiados, podem oferecer
preços mais competitivos, além de trabalhar em grande escala. Cabe ao
empreendedor buscar formas de diferenciação e atendimento personalizado.
Um
componente estratégico para o sucesso do empreendimento é o investimento em
capacitação dos atendentes. Como a rotatividade de funcionários no segmento é
intensa, uma equipe fixa de supervisores que transmita tranqüilidade e
motivação auxilia na manutenção do padrão de qualidade do serviço.
Características
No
segmento de call center, o empreendedor precisa estar atento às tendências de
comunicação, marketing direto e tecnologia da informação. Deve identificar os
movimentos destes mercados e adaptá-los à sua oferta, reconhecendo as
preferências dos clientes.
Outras
características importantes, relacionadas ao risco do negócio, podem ajudar no
sucesso do empreendimento: • Busca constante de informações e oportunidades;•
Persistência;• Comprometimento;• Qual idade e eficiência;• Capacidade de
estabelecer metas e calcular riscos;• Planejamento e monitoramento
sistemáticos;• Independência e autoconfiança.
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