quinta-feira, 4 de junho de 2015

Como montar uma confecção de roupas de tricô - PARTE 6



ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO 



O processo produtivo de uma confecção de roupas em tricô envolve três grandes etapas:

1) Aquisição de matéria-prima: o tipo e o volume de matéria prima e insumos adquiridos variam de acordo com o planejamento da produção. Planos mais curtos exigem compras mais frequentes. É importante manter uma rede confiável de fornecedores.

2) Confecção das roupas: o processo de confecção depende do tipo de maquinário utilizado e da quantidade de funcionários. A linha de produção pode ser dividida por tipo de roupa (por exemplo, casacos, meias, blusas), por tarefa (entrelaçamento de fios, corte, acabamento) ou por pacote de produção de acordo com os pedidos.

3) Venda e entrega: o escoamento da produção obedece à estratégia de venda da empresa. As peças fabricadas podem ser vendidas diretamente para clientes ou repassadas para lojas, representantes e vendedores ambulantes.


AUTOMAÇÃO





Uma empresa de porte muito pequeno terá dificuldade de automatizar o processo produtivo e deverá optar por máquinas manuais. À medida que crescer poderá utilizar máquinas automáticas, porém, o empresário deverá dispensar muito cuidado na avaliação do momento de tomar essa decisão, verificando o mercado potencial e considerando o nível de consolidação do negócio.

Para a área administrativa há no mercado uma boa oferta de sistemas para gerenciamento de pequenos negócios. Para uma produtividade adequada, devem ser adquiridos sistemas que integrem as compras, as vendas e o financeiro. Os softwares possibilitam o controle de estoque, cadastro de clientes e fornecedores, serviço de mala-direta para clientes e potenciais clientes, cadastro de móveis e equipamentos, controle de contas a pagar e a receber, fornecedores, folha de pagamento, fluxo de caixa, fechamento de caixa etc.

Algumas opções de softwares:
• Aplicativo PIC Lojas de Confecção 3.1;
• Aplicativo PIC Indústria de Confecção 11.46;
• Sistema Integrado Administrativo 2.7;
• Aplicativo Integrado para Indústria de Confecções;
• Cacique – Confecções 2.13.0;
• Raiz-loja 1.0.

Antes de se decidir pelo sistema a ser utilizado, o empreendedor deve avaliar o preço cobrado, o serviço de manutenção, a conformidade em relação à legislação fiscal municipal e estadual, à facilidade de suporte e às atualizações oferecidas pelo fornecedor.


CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO






O sucesso de uma confecção de roupas em tricô depende dos canais de vendas definidos na estratégia do negócio. Venda direta para lojistas, distribuição através de representantes comerciais, venda para ambulantes, loja de fábrica, ou loja na internet no modelo e-commerce devem garantir o escoamento regular da produção. O varejista é o principal responsável pelas encomendas e pelo posicionamento adequado do produto no mercado.


Algumas confecções optam por verticalizar o processo de entrega e vender diretamente aos clientes. Embora, seja possível exercer maior controle sobre a cadeia produtiva, o empreendedor deve atentar para os riscos desta estratégia. As competências exigidas para uma confecção de roupas em tricô são significativamente distintas das habilidades necessárias para um varejista de roupas.

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