ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO
O processo produtivo de uma confecção de roupas
em tricô envolve três grandes etapas:
1) Aquisição de matéria-prima: o tipo e o volume
de matéria prima e insumos adquiridos variam de acordo com o planejamento da
produção. Planos mais curtos exigem compras mais frequentes. É importante
manter uma rede confiável de fornecedores.
2) Confecção das roupas: o processo de confecção
depende do tipo de maquinário utilizado e da quantidade de funcionários. A
linha de produção pode ser dividida por tipo de roupa (por exemplo, casacos,
meias, blusas), por tarefa (entrelaçamento de fios, corte, acabamento) ou por
pacote de produção de acordo com os pedidos.
3) Venda e entrega: o escoamento da produção
obedece à estratégia de venda da empresa. As peças fabricadas podem ser
vendidas diretamente para clientes ou repassadas para lojas, representantes e
vendedores ambulantes.
AUTOMAÇÃO
Uma empresa de porte muito pequeno terá
dificuldade de automatizar o processo produtivo e deverá optar por máquinas
manuais. À medida que crescer poderá utilizar máquinas automáticas, porém, o
empresário deverá dispensar muito cuidado na avaliação do momento de tomar essa
decisão, verificando o mercado potencial e considerando o nível de consolidação
do negócio.
Para a área administrativa há no mercado uma boa
oferta de sistemas para gerenciamento de pequenos negócios. Para uma
produtividade adequada, devem ser adquiridos sistemas que integrem as compras,
as vendas e o financeiro. Os softwares possibilitam o controle de estoque,
cadastro de clientes e fornecedores, serviço de mala-direta para clientes e
potenciais clientes, cadastro de móveis e equipamentos, controle de contas a
pagar e a receber, fornecedores, folha de pagamento, fluxo de caixa, fechamento
de caixa etc.
Algumas opções de softwares:
• Aplicativo PIC Lojas de Confecção 3.1;
• Aplicativo PIC Indústria de Confecção 11.46;
• Sistema Integrado Administrativo 2.7;
• Aplicativo Integrado para Indústria de
Confecções;
• Cacique – Confecções 2.13.0;
• Raiz-loja 1.0.
Antes de se decidir pelo sistema a ser
utilizado, o empreendedor deve avaliar o preço cobrado, o serviço de
manutenção, a conformidade em relação à legislação fiscal municipal e estadual,
à facilidade de suporte e às atualizações oferecidas pelo fornecedor.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
O sucesso de uma confecção de roupas em tricô
depende dos canais de vendas definidos na estratégia do negócio. Venda direta
para lojistas, distribuição através de representantes comerciais, venda para
ambulantes, loja de fábrica, ou loja na internet no modelo e-commerce devem
garantir o escoamento regular da produção. O varejista é o principal
responsável pelas encomendas e pelo posicionamento adequado do produto no
mercado.
Algumas confecções optam por verticalizar o
processo de entrega e vender diretamente aos clientes. Embora, seja possível
exercer maior controle sobre a cadeia produtiva, o empreendedor deve atentar
para os riscos desta estratégia. As competências exigidas para uma confecção de
roupas em tricô são significativamente distintas das habilidades necessárias
para um varejista de roupas.
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