2. Mercado
Não
há informações disponíveis sobre o tamanho do mercado de aluguel de mesas e
utensílios para eventos, porém seu tamanho e oportunidades estão diretamente
ligados ao mercado de eventos no Brasil, que envolve vários segmentos
diversificados, que vão desde organizadores de eventos, bufês, recepcionistas,
montadoras, serviços gerais, locação de mão de obra temporária, locação de
equipamentos, iluminação, sonorização, fotografia, filmagens e etc.
Estima-se
que a organização de um grande evento envolva até 126 categorias profissionais
entre recepcionistas, eletricistas, designers, promotores, montadores e outros,
que fazem parte de diversos tipos de empresas.
Segundo
a Embratur – Empresa Brasileira de Turismo, a indústria de eventos movimentou
no Brasil R$ 209,2 bilhões em 2013, valor equivalente a 4,32% do PIB (Produto
Interno Brasileiro). Na comparação com 2001, quando a renda anual da indústria
de eventos foi de R$ 37 bilhões, houve um crescimento de 465%.
Os
dados são de uma pesquisa contratada pelo Sebrae em parceria com a ABEOC,
realizada pelo Observatório de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da
Universidade Federal Fluminense.
O
estudo Sebrae/Abeoc Brasil mostra que em 2013 o Brasil sediou 590 mil eventos,
95 deles nacionais e metade realizados nos Estados da região Sudeste (São
Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), a mais populosa do país.
No total, esses eventos contaram com a participação de 202,2 milhões de
pessoas, que gastaram, em média, R$ 161,80 por dia, somando gastos anuais de R$
99,3 bilhões.
A
renda total da indústria de eventos é composta pela soma dos gastos feitos
pelos participantes de feiras, congressos e outros eventos, pela receita gerada
com a locação dos espaços destinados a esses encontros e pelo faturamento das
organizadoras de eventos. De acordo com o estudo, a estrutura disponível no
Brasil para realização de eventos conta com 9.445 espaços para feiras,
congressos e eventos de diversas naturezas, totalizando uma área de 10,2
milhões de metros quadrados e 9,2 milhões de assentos.
Em
dez anos, o número de congressos e convenções de negócios internacionais
realizados no Brasil cresceu 408%. Entre 2003 e 2013, o total de eventos
internacionais passou de 62 para 315, conforme os dados do ICCA. No mesmo
período, o número de cidades que sediaram eventos internacionais subiu 145%,
passando de 22 para 54 e ainda há muito espaço para o crescimento do setor.
Crescimento que beneficiou o Brasil, mas ajudou também os países
latino-americanos. De 2003 a 2013, o número de eventos na região registrou alta
de 163%, passando de 459 para 1.209, já o crescimento global foi um pouco
menor: 98%. Na América do Norte, a alta foi de 45%.
No
continente Americano, como sede de eventos internacionais, o Brasil perde
apenas para os Estados Unidos, que recebeu 829 eventos em 2013, segundo dados
do ICCA. Os 315 eventos realizados em 2013 trouxeram ao país cerca de 126 mil
visitantes de outros países, gerando um movimento de US$ 137 milhões.
As
expectativas para os próximos anos em relação ao segmento são promissoras. Além
do trabalho desenvolvido pela Embratur nos últimos anos para captar esses
eventos para cidades brasileiras, os grandes eventos internacionais (Rio 2012,
Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo 2014 e
Olímpiada 2016) projetaram o Brasil no mundo e vão alavancar o mercado de
eventos.
Por
fim, os turistas de eventos estão entre os visitantes com maior nível
educacional: 97% deles têm nível superior, conforme pesquisa realizada pela
Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a Embratur. Ou seja, podem ajudar a ampliar
a boa experiência que tiveram durante sua permanência no Brasil, contribuindo
para divulgar o país como destino turístico internacional. Essa pesquisa mostra
ainda que 64% dos entrevistados informaram que o fato de o evento ter sido
realizado no país influenciou positivamente na sua decisão de participar. E, a
exemplo dos visitantes que aqui estiveram durante a Copa, a maioria pretende
retornar ao país.
Ranking
País - Nº de eventos (2013) 1 - Estados Unidos - 829
2 -
Brasil - 315
3 -
Canadá - 290
4 -
Argentina - 223
5 -
México - 158
6 -
Colombia - 139
7 -
Chile - 110
8 -
Perú - 64
9 -
Uruguay - 62
10 -
Panamá - 61
3.
Localização
Definir
a localização e escolher o imóvel para a instalação do negócio de Aluguel de
Mesas e Utensílios para Eventos é uma das decisões mais importantes para o
negócio. Para isso o empreendedor deve considerar a distância geográfica entre
os diversos bairros da cidade, para viabilizar o planejamento da melhor rota de
entrega dos móveis e utensílios no menor tempo possível e ao menor custo.
Para
os empreendedores que se especializam em grandes eventos a localização da
empresa deve considerar a maior proximidade dos centros de convenções, casas de
festas e outros locais onde se concentram, normalmente, a realização de
congressos, feiras e exposições.
Aluguel
de mesas e utensílios para eventos é uma compra planejada, ou seja, o cliente
pesquisa preço, atendimento, condições de entrega e qualidade, antes de
realizar o fechamento do negócio. Os fatores que pesam na decisão pela
contratação de uma empresa são: a qualidade do produto, a padronização, preço,
prazo de entrega e atendimento.
Por
outro lado, as condições de infra-estrutura existentes tais como: rua com
facilidade de acesso, disponibilidade de internet com alta velocidade, energia
elétrica estabilizada, serviços de água, esgoto e telefone, além de espaço
adequado para carga e descarga no local onde será instalada a empresa são
fatores fundamentais para essa atividade.
4. Exigências Legais e Específicas
É necessário contratar um contador profissional
para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:
-
Junta Comercial;
-
Secretaria da Receita Federal (CNPJ); - Secretaria Estadual de Fazenda;
- Prefeitura Municipal, para obter o alvará de
funcionamento;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em
que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição
Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de
janeiro de cada ano);
- Caixa Econômica Federal, para cadastramento no
sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- Corpo de Bombeiros Militar.
Além
do cumprimento das exigências anteriores, é necessário pesquisar na Prefeitura
Municipal se a Lei de Zoneamento permite a instalação de empresa de aluguel de
mesas e utensílios para eventos.
O
Sebrae local poderá ser consultado para orientação.
5.
Estrutura
A
estrutura de uma empresa de aluguel de mesas e utensílios para eventos é
bastante simples, composta basicamente pelas seguintes áreas:
- área de atendimento ao cliente – negociação e
venda;
- exposição dos produtos para demonstrações;
- depósito para móveis, utensílios e
equipamentos;
- escritório para a administração;
- operação e gestão dos serviços.
É
importante que a empresa tenha em suas instalações banheiros e uma copa para
refeições rápidas.
A
empresa deve ter espaço para estacionamento de caminhões, pois eles farão o
frete dos produtos contratados para levar ao local do evento e também a sua
devolução para a empresa.
6.
Pessoal
A
quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para
uma empresa de aluguel de mesas e utensílios para eventos de pequeno porte
pode-se começar com cinco empregados, sendo um atendente, um motorista, dois
entregadores e um auxiliar de escritório.
O
atendimento personalizado e qualificado é um item que deve merecer atenção
especial do empresário, direcionando esforços para a manutenção e fidelização
da clientela. Por essa razão o empresário deve contratar colaboradores que
possuam as seguintes competências:
- conhecimento das características essenciais
relacionadas ao negócio, tais como: ornamentação, arranjos, estilo das peças,
harmonia entre os componentes da estrutura do ambiente, tipos de eventos,
conhecimento sobre diversos temas e etc;
- cordialidade, paciência e atenção para
identificar as necessidades e desejos dos clientes, fornecendo orientações que
atendam essas expectativas;
- agilidade no atendimento e disponibilidade
para prestar informações e tirar dúvidas.
O
empreendedor deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados
ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as
tendências do setor.
Deve-se
estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores no
Comércio Varejista, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das
relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O
Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre
o perfil do pessoal e o treinamento adequado.
7.
Equipamentos
São
necessários os seguintes móveis e equipamentos:
Mobiliário
para a área administrativa:
- microcomputador completo 1 – R$ 1.600,00
- impressora 1 – R$ 350,00
- telefone 2 – R$ 180,00
- mesas 2 – R$ 630,00
- cadeiras 6 – R$ 660,00
- armário para o escritório 1 – R$ 450,00
- estante para o escritório 1 – R$ 590,00
- conjunto de sofá para recepção 1 – R$ 900,00
Total mobiliário: R$ 9.360,00
Equipamentos
para guarda e exposição de louças e utensílios
- balcão de atendimento em L 1 – R$ 495,00
- gôndolas de centro inicial c/5 prateleiras 02
– R$ 1.120,00
- gôndolas de centro continuação c/5 prateleiras
08 – R$ 4.480,00
- estantes 6 – R$ 1.800,00
- computador 1 – R$ 1.600,00
- impressora de cupom fiscal 1 – R$ 1.400,00
- kit de segurança com 4 câmeras 1 – R$ 538,00
- veiculo utilitário usado para entregas 1 – R$
23.000,00
Total
dos equipamentos: R$ 34.433,00
Sugere-se
que o empreendedor inicie com o investimento de R$ 30.000,00, selecionando
itens da relação abaixo, considerando seu mercado potencial. A decisão de
investir mais, ou menos, dependerá das condições do novo empresário e de sua
expectativa sobre a oportunidade identificada.
Itens
- aparadouro;
- artigos de decoração e iluminação;
- balde para gelo;
- balde para vinho;
- bandejas;
- baixelas e travessas;
- castiçais;
- cestos de lixo;
- cinzeiros;
- copos (água, cerveja, whisky, etc);
- guardanapos de pano;
- jarras;
- panelas;
- pirex;
- porta doces e bolos;
- pratos;
- pufs;
- rechauds;
- saladeiras;
- sopeiras;
- taças (vinho, champanhe, etc);
- talheres;
- tendas;
- tinas para gelo;
- toalhas de mesa;
- xícaras;
- poltronas;
- mesas (madeira, ferro e plástico);
- cadeiras (ferro e plástico);
- capas para cadeiras.
Observações
importantes:
- Neste quesito, considerando que a base da
empresa é o patrimônio material, móveis e objetos de locação, há de se prever a
realização de um seguro sobre os mesmos.
- A empresa deve estabelecer controle rígido com
a qualidade dos produtos que oferta, visto que será sempre solidário em
demandas judiciais ocorridas em virtude de acidentes por falta de segurança nos
itens locados.
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