Pessoal
A
necessidade de pessoal, assim como o tamanho da infraestrutura, depende
diretamente do segmento pelo qual o empreendedor optou. Geralmente é baseado no
volume de produtos ofertados e de serviços oferecidos.
Para
o segmento de animação de festas infantis, a qualificação dos profissionais é o
fator chave para o sucesso do empreendimento, onde a atuação dos artistas e
animadores, através de suas apresentações, dita o sucesso ou fracasso de uma
festa de aniversário.
A
tendência deste segmento é trabalhar com uma estrutura fixa mínima: o dono e um
contato comercial. Os artistas e animadores podem ser contratados sob demanda,
como free lancers. As atrações mais solicitadas são:?
•
Mágicos;
•
Palhaços;
•
Malabaristas;
•
Equilibristas;
•
Contorcionistas;?
•
Recreadores;?
•
Maquiadores;?
•
Cantores;?
•
Atores;?
•
Teatro de fantoches.
Algumas
características são fundamentais para estes profissionais, dentre as quais
podemos elencar:? paciência e satisfação em trabalhar com crianças;?
versatilidade para desempenhar números diferentes; capacidade de inovação;?
dinamismo;? capacidade de improviso; pontualidade;? assiduidade; animação;? bom
humor.
Os
profissionais devem seguir a programação de atividades recreativas com bastante
naturalidade e espontaneidade, evitando pausas e intervalos que “esfriem” a
criançada.
Como
o crescimento nesse segmento de negócio depende da indicação de clientes, o
atendimento exige uma atenção especial do empresário. A qualificação de
profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de
retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos
trabalhistas com a rotatividade de pessoal.
O
treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências: ?
capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;?
agilidade e presteza no atendimento;? capacidade de apresentar e vender os
serviços da empresa e;? motivação para crescer juntamente com o negócio.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa
área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações
trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O
empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao
seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências
do setor. O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as
orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.
Equipamentos
Os
materiais básicos para a instalação de uma empresa de animação de festas
infantis são:
•
Balcão ou mesa de recepção, com cadeiras;
•
Artigos para mágica;
•
Roupas e fantasias;
•
Utensílios para as apresentações de malabaristas, equilibristas e palhaços;
• Utensílios
para as brincadeiras e gincanas;
•
Telefone e aparelho de fax;
•
Microcomputador e impressora.
Além
desses itens, o empreendedor pode incluir em seu leque de produtos brinquedos
variados que são importantes em qualquer festa infantil nos dias de hoje.
Abaixo relacionamos alguns desses brinquedos, mas lembramos que o empreendedor
deve analisar a necessidade da oferta de artigos de acordo com o porte do
empreendimento e público-alvo da sua empresa:
-
cama elástica: rede ou tecido resistentes, bem esticados e presos a molas de
uma armação firme, formando uma superfície que impulsiona de volta para cima o
corpo que nela cai. Brinquedo que faz muito sucesso entre as crianças.
-
piscina de bolinhas: piscina contendo diversas bolinhas de plástico adaptada
pra crianças de até 6 anos.
-
Games/simuladores: com uma grande oferta hoje no mercado brasileiro os games e
simuladores estão presentes nas festas infantis, tais como: nintendo wii, xbox
360 e simuladores com diversos tipos de design.
-
brinquedos infláveis.
Matéria
Prima/Mercadoria
A
gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta
e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de,
entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro
dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o
capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é
medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no
passado.
Obs.:
Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em
menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de
índice de rotação de estoques.
Cobertura
dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de
tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras,
sem que haja suprimento.
Nível
de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o
ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que
o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha;
demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo
fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço
com prontidão.
Portanto,
o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na
alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em
conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na
sede da empresa.
Uma
empresa de animação de festas infantis é tipicamente uma prestadora de
serviços, na qual não há venda de mercadorias, somente a manutenção e limpeza
dos instrumentos e equipamentos.
Atualmente,
os produtos mais demandados são:?
•
Cama elástica;
•
Tobogã inflável;
•
Futebol de sabão;?
•
Fliperama;?
•
Pula-pula;?
•
Piscina de bolinhas;?
•
Mesa de tênis de mesa;?
•
Pebolin;?
•
Videokê;?
•
Pernas de pau;?
•
Brinquedos eletrônicos;?
•
Discoteca.
Já
os serviços mais demandados são:?
•
Show de mágica;
•
Show de palhaços;
•
Malabarista;
•
Equilibrista;
•
Teatro;
•
Fantoche;
•
Gincanas;
•
Campeonatos esportivos;
•
Tatuagens temporárias;
•
Maquiagem;
•
Aulas de dança;
•
Personagens fantasiados.
A
aquisição de materiais deve ser bem criteriosa, já que alguns “brinquedos”
podem ter grande custo para o micro e pequeno empresário. Não é possível
oferecer tudo o que há no mercado. O empreendedor precisa definir bem o seu
negócio, o perfil de seus clientes e a sua linha de atuação, para investir em
produtos que melhor atendam a demanda identificada sem comprometer o seu
capital.
Como
há uma grande variedade de serviços, equipamentos, brinquedos e fantasias fica
complicado, inicialmente, estimar ou prever uma definição das atividades a
serem oferecidas. Essa definição só poderá ser realizada após uma detalhada
descrição da estrutura, dos equipamentos e da produção esperada.
Outros
insumos são necessários, como materiais para embalagens, máscaras descartáveis
e materiais para o serviço de animação. Portanto, é bom estar atento para todos
os tipos de novidades em brinquedos, materiais e produtos usados diretamente e
indiretamente nesse empreendimento.
Organização do Processo Produtivo
A
organização do processo produtivo do serviço de animação de festas infantis não
é considerada muito complicada ou sofisticada, mas sim trabalhosa, pois existem
diversas variáveis que podem influenciar um aniversário de uma criança.
Contudo, compreende diversas atividades e etapas que devem ser seguidas para
manter uma boa qualidade dos serviços e produtos ofertados.
O
processo produtivo de um animador de festas infantis dependerá da programação
de atividades do evento. O roteiro de atrações precisa ser bem elaborado,
considerando diversos fatores como sexo do aniversariante, número de
participantes, idade das crianças, local da festa, tempo disponível, tipo de
animação e sazonalidade (festa junina, carnaval, páscoa, natal).
As
principais etapas para se realizar com sucesso a atividade são:
Serviços
de atendimento ao cliente – O contato inicial com o cliente normalmente é
realizado pelo telefone ou website e o cliente se desloca para o local onde a
empresa está situada. Nesse momento é que são apresentados os produtos e
serviços oferecidos pela empresa, apresentados os materiais utilizados durante
a animação e todo o contexto preparado. Somente após a aprovação do cliente é
que serão iniciados os serviços de agendamento e preparação das equipes e dos
materiais e equipamentos.
Serviços
de montagem e estruturação do evento – Após definidas as data, segmentos,
produtos e serviços, e principalmente, a finalização do contratato com o
cliente, chega a hora das etapas de transporte de materiais e equipe, montagem,
testes, trocas de roupas e, após encerrado o evento, a desmontagem e guarda dos
materiais de volta à sede da empresa.
Os
períodos de maior movimento são sexta à noite, sábado à tarde e domingo à
tarde, quando normalmente as casas de festas ficam lotadas e solicitam os
serviços de animadores.
Independente
do tamanho, todas essas etapas devem ser cumpridas. A variação dependerá do
tamanho da produção e automação necessária e desejada para um serviço de melhor
qualidade. Cada etapa mencionada deve ser entendida e pensada antes de iniciar
a produção.
Além
disso, o empreendedor deverá atentar para as etapas de gestão da empresa, tais
como:
Compras
e controle de estoque
Para
implementar um serviço de animação de festas infantis o empreendedor deverá ter
controle dos produtos existentes na sua empresa. É preciso organizar um canal
de comunicação que viabilize a chegada de material de qualidade. Este trabalho
envolve a pesquisa de fornecedores e visitas à empresas especializadas. Em
especial, as compras neste segmento são bastante peculiares (dependem muito da
moda e tendências) e exigem habilidade do empreendedor. É necessário realizar
uma avaliação criteriosa do item, considerando os aspectos de comercialização
que, posteriormente, precisarão ser considerados na formulação do preço final.
Embora
oportunidades “imperdíveis” surjam, em algumas destas situações, estas
aquisições devem ser realizadas em sincronia com as vendas, evitando-se manter
elevado o estoque de produtos, o que comprometeria o capital de giro da
empresa.
O
controle do estoque de mercadorias também inclui as rotinas envolvidas no
recebimento e registro das mercadorias compradas, no controle de estoque da
empresa e o controle físico das mercadorias.
Gestão
administrativo-financeira
A
gestão administrativo-financeira inclui:
-
Controle sobre as vendas / faturamento;
-
Controle de caixa (incluindo controle de cheque pré-datado; controle de conta
bancária / extratos e saldos conciliados com o banco);
-
Controle de contas a receber e cobrança;
-
Controle das contas a pagar a fornecedores;
-
Relacionamento com o escritório de contabilidade, bancos, etc.;
-
Gestão de recursos humanos (admissão, rescisão, treinamento, pagamento de
funcionários);
-
Controle dos contratos com os clientes, atentando sempre aos prazos.
Geralmente,
trabalha-se além do horário de atendimento ao público, em tarefas como visita à
fornecedores e compras de mercadorias, prestadores de serviços, visita ao
banco, contador, etc.
Automação
A
automação das atividades industriais/comerciais é um dos principais requisitos
para uma participação mais competitiva de uma empresa no mercado local. Nesse
sentido, é necessário manter sob controle e decisão um número crescente de
aspectos relacionados com a produção e a venda, inclusive aqueles que estejam
vinculados com as áreas: comercial, suprimento, estocagem, manutenção e
logística.
Há
no mercado uma boa oferta de sistemas para gerenciamento de empresas dos mais
variados portes e tipos.
Esses
softwares possibilitam o controle do agendamento de clientes, cadastro e
histórico de serviços prestados a cada um, serviços de mala direta para
clientes e potenciais clientes, controle de estoque de produtos, cadastro de
equipamentos, gerenciamento de serviços dos empregados, controle de
comissionamento, controle de contas a pagar e a receber, fornecedores, folha de
pagamento, fluxo de caixa, fechamento de caixa, etc.
Também
é imprescindível a presença de computador, móveis e utensílios diversos.
Internet também é uma excelente ferramenta que pode gerar vários benefícios
como permanente atualização no setor através de pesquisas direcionadas para a
área que a empresa atua, possibilidade de agendamento de clientes quando for o
caso, facilidade de busca de alternativas de fornecedor e mesmo de efetivação de
encomendas e – até mesmo, eventualmente – se constituir em entretenimento para
clientes em espera. Além de ser a ferramenta de atualização do website da
empresa.
Portanto,
a automação a ser exigida irá depender diretamente do tamanho do empreendimento
a ser montado, e o uso de sistemas de automação mais complexos e sofisticados
só se justifica para empresas de maior porte.
O
mercado oferece diversos softwares (pacotes) que auxiliam o empreendedor na
gestão de sua empresa de animação de festas infantis - existem aplicações
integradas de controle de vendas, estoque, contas a pagar e receber, cadastro
de clientes, fornecedores, etc., próprios para o comércio varejista.
Seguem
algumas opções (vide http://www.baixaki.com.br ou
http://www.superdownloads.com.br):
Automatiza
Financeiro.
Sistema
CRGNET.
Financeiro.
Orçamento
Empresarial.
SIC
– Sistema Integrado Comercial.
PDV
Empresarial Professional.
Sintec-pro.
InstantCashBook.
Direct Control Standard.
Desktop Sales Manager.
SGCON – Sistema Gerencial Contábil.
Advanced Accounting Powered by CAS.
Contact
your Client Professional.
JFinanças
Empresa.
GPI
– Gerenciador Pessoal Integrado.
SGI
– Sistema Gerencial Integrado.
MaxControl.
Apexico VAT-Books.
Yosemite Backup Standard.
ERP Lite Free.
II Worklog.
Business
Reports
Fortuna
6.0
Terrasoft
CRM.
Plano
de Contas Gerencial.
Spk
Business.
Controle
de estoques.
Magic
Cash.
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