domingo, 7 de junho de 2015

Como montar uma creche - PARTE 3

Pessoal






O trabalho numa creche deve ser assegurado por profissionais qualificados e em número suficiente, de acordo com a dimensão da mesma. Além da formação de base mais diferenciada dos técnicos de educação, existem outros cursos certificados para Auxiliares de Educação Infantil.

A direção técnica deverá ser assegurada preferencialmente por um educador de infância, podendo ser, no entanto, assumida por outros profissionais com licenciatura em Ciências Sociais e Humanas ou em outras áreas das Ciências da Educação.

Existe a obrigatoriedade de que a direção das creches seja feita por profissionais técnicos na área de educação, assessorados por uma equipe técnica em que cada profissional será responsável pela respectiva área de atuação.

É necessário um Diretor Técnico responsável, que poderá exercer a função de Coordenador Pedagógico desde que possua as qualificações para tal. As creches, em geral contam com uma equipe técnico-administrativo-pedagógica com a seguinte configuração:

- Médico-pediatra;

- Técnico ou Auxiliar de Enfermagem;

- Nutricionista;

- Recreadores (deverão ter segundo grau e cursos específicos na área);

- Auxiliares (preferencialmente estagiários do curso de pedagogia);

- Funcionários administrativos;

- Diretor Técnico: Segundo o art. 62 da LDB, a direção da instituição de educação Infantil será exercida por profissional formado em Curso Normal Superior para o Magistério em Educação Infantil ou em nível de Pós-Graduação em educação;

- Docentes: Segundo o art. 62 da LDB, deverão possuir formação em “nível superior”, admitindo-se, como formação mínima, a oferecida em nível médio, na modalidade “Normal”;

- Educadores Assistentes. Segundo o art. 62 da LDB, deverão possuir formação em “nível superior”, admitindo-se, como formação mínima, a oferecida em nível médio, na modalidade “Normal”;

- Merendeiras e Auxiliares de serviços gerais (Serviços de Cozinha, Serviço de Limpeza, segurança).

Para as funções de Médico e Nutricionista a legislação brasileira prevê para estes profissionais, jornada reduzida, ou seja, eles podem ser contratados como autônomos. Contudo, a responsabilidade nestes casos deve ser individual, vedado a intermediação empresarial. Profissionais especializados como fonoaudiólogos, psicólogos, dentistas podem ser contratados por meio de convênios com instituições de saúde.

Os profissionais que atuam na creche e que têm contato direto com as crianças, precisam não só de um programa de aperfeiçoamento profissional contínuo, como também de treinamentos adequados. Eles precisam ter conhecimento da atividade, criatividade, paciência e habilidade no trato com os educandos, além de saber lidar com os pais, informando sobre o desenvolvimento dos filhos, ouvindo e respondendo de forma equilibrada quando interpelado a respeito das crianças.

Com vistas à emissão da Autorização de Funcionamento e posterior fiscalização da atividade, as Secretarias Municipais de Educação estabelecem os requisitos profissionais para o exercício do cargo de Diretor Técnico e da titulação e quantitativos mínimos de cada função dos membros da equipe técnico- administrativo- pedagógica, das creches na sua área de jurisdição, com base na Política Nacional de Educação Infantil.


Equipamentos
São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

- microcomputadores e impressoras de acordo com a estrutura da creche;

- linha telefônica;

- uma impressora de cupom fiscal;

- gaveteiro para guardar dinheiro, cheques e tickets de cartões de débito e crédito;

- equipamento para recebimento através de cartões de débito e crédito – decisão do empreendedor;

- móveis e equipamentos para o refeitório apropriados para crianças pequenas;

- cadeiras e mesas escolares, armários e estantes, de acordo com o dimensionamento das instalações;

- estantes, mesas, cadeiras, livros infantis e equipamentos para a sala multimeios;

- jogos e brinquedos pedagógicos, softwares educativos e material didático;

- TV e aparelho de DVD ou blu ray;

- Higienizadores de mamadeiras;

- Esterilizadores e umidificadores de ar;

- berços, colchões e colchonetes;

- Tela de proteção para janelas;

- equipamentos para cozinha;

- equipamentos, móveis e utensílios para a secretaria, etc.


Matéria Prima/Mercadoria






A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.
Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.

Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.

Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.

Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.

Trata-se de uma prestação de serviços, não envolvendo a manufatura ou comércio de bens. Contudo, o preparo da alimentação das crianças, as atividades administrativas e a higiene das instalações exigem a compra, de alimentos, materiais de limpeza e outros insumos que devem ser adquiridos pelo estabelecimento para complementar a prestação do serviço.


Organização do Processo Produtivo
O processo produtivo de uma creche pode ser dividido da seguinte forma:
1. Atendimento ao Responsável – é o processo responsável pelo ingresso das crianças na escola e pelo atendimento aos pais e/ou responsáveis.
2. Serviços pedagógicos e lazer – Compreendem as atividades relacionadas à elaboração e execução do Plano Pedagógico da creche.
3. Serviços administrativos – responsáveis pelas atividades de apoio administrativo, financeiro, marketing e de Recursos Humanos da creche. É realizado pela secretaria e pelo responsável pela administração geral.
4. Serviços de preparação de alimento – responsável pela preparação dos alimentos e da rotina alimentar.
5. Serviços de higiene e saúde – responsável pelas atividades de higiene e cuidados especiais na promoção da saúde física e mental das crianças atendidas pela escola.
6. Outros serviços de Apoio – Incluem as atividades de limpeza e higiene das instalações, cuidados com a horta, segurança, manutenção das instalações elétricas, hidráulicas, e demais atividades de apoio necessárias ao bom funcionamento da creche.

Ainda fazendo parte do processo produtivo, é preciso saber que, em uma creche as crianças podem ficar em período integral ou meio período.

É importante estabelecer critérios flexíveis na divisão dos grupos, que são feitos por idade ou faixa etária, já que cada criança tem um estilo e um ritmo próprio de desenvolvimento.? Alguns exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas na creche:?
- repouso (principalmente dos menores);?
- alimentação;?
- música;?
- leitura de histórias;
- atividades ao ar livre;

Automação
Existe no mercado sistemas para gerenciamento administrativo de creches. Os softwares possibilitam o acompanhamento pedagógico, controle automático e impressão de boletos de cobrança de mensalidades, cadastro de clientes, serviço de mala direta para clientes e potenciais clientes, cadastro de móveis e equipamentos, controle de contas a pagar e a receber, fornecedores, folha de pagamento, fluxo de caixa e movimento do caixa.

Esses softwares podem ser encontrados em empresas especializadas que dão assessoria desde sua instalação até treinamentos para os usuários.

Vale lembrar que é preciso fazer uma pesquisa de avaliação não só de preços dos softwares, mas do que ele oferece e o suporte que a empresa irá proporcionar a sua empresa.


Canais de Distribuição
O canal de distribuição deste serviço é a própria creche. É na propriedade que a creche está instalada que o serviço é realizado. Assim, os pais ou responsáveis levam as crianças até a creche e voltam para buscar.

A creche pode oferecer o serviço de transporte das crianças, que pode ser acrescido a parte no valor da mensalidade. Assim, um transporte com uma cuidadora busca a criança e a entrega ao final do período. Este transporte pode ser próprio ou terceirizado.

Além disso, a creche pode disponibilizar um site com informações a respeito das atividades que realiza, com fotos do ambiente, formas de contato (emails, chats, telefone). Um grande diferencial é disponibilizar câmeras nas salas de atividades onde os pais podem acompanhar seu filhos através de vídeos online em tempo real.

Investimento
De posse de uma pré-avaliação do mercado é hora de partir para a análise financeira para abrir a creche. Você deverá levantar o valor do investimento inicial (Levante todos os materiais, equipamentos, capital de giro necessário), os custos fixos mensais e a previsão de faturamento após abrir a creche.

Lembre-se de ter uma boa avaliação financeira ao abrir uma creche, você precisará manter reserva de fundos.

De acordo com a previsão de quantas crianças que se matricularão na creche, seus custos e preço dos serviços oferecidos você terá condições de descobrir qual será a previsão de lucro mensal e a partir daí saber em quanto tempo seu investimento total terá retorno.

Para referência do empreendedor, relacionamos abaixo alguns componentes do orçamento de investimento necessário à instalação de uma pequena creche cujos valores estimados somam cerca de R$ 214.000,00:

- Abertura da empresa – R$ 5.000,00
- Capital de giro inicial - R$ 12.000,00
- Equipamentos diversos – R$ 36.000,00
- Letreiro - R$ 1.500,00
- Mão de obra para adaptação do imóvel – R$ 50.000,00
- Marketing inicial - R$ 2.500,00
- Materiais para reforma e instalações – R$ 80.000,00
- Mobiliário - R$ 20.000,00
- Projeto arquitetônico – R$ 7.000,00

O Sebrae da localidade poderá ser consultado para mais orientações sobre investimentos e para a elaboração adequada do plano de negócio.


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