Pessoal
O
trabalho numa creche deve ser assegurado por profissionais qualificados e em
número suficiente, de acordo com a dimensão da mesma. Além da formação de base
mais diferenciada dos técnicos de educação, existem outros cursos certificados
para Auxiliares de Educação Infantil.
A
direção técnica deverá ser assegurada preferencialmente por um educador de
infância, podendo ser, no entanto, assumida por outros profissionais com
licenciatura em Ciências Sociais e Humanas ou em outras áreas das Ciências da
Educação.
Existe
a obrigatoriedade de que a direção das creches seja feita por profissionais técnicos
na área de educação, assessorados por uma equipe técnica em que cada
profissional será responsável pela respectiva área de atuação.
É
necessário um Diretor Técnico responsável, que poderá exercer a função de
Coordenador Pedagógico desde que possua as qualificações para tal. As creches,
em geral contam com uma equipe técnico-administrativo-pedagógica com a seguinte
configuração:
-
Médico-pediatra;
-
Técnico ou Auxiliar de Enfermagem;
-
Nutricionista;
-
Recreadores (deverão ter segundo grau e cursos específicos na área);
-
Auxiliares (preferencialmente estagiários do curso de pedagogia);
-
Funcionários administrativos;
-
Diretor Técnico: Segundo o art. 62 da LDB, a direção da instituição de educação
Infantil será exercida por profissional formado em Curso Normal Superior para o
Magistério em Educação Infantil ou em nível de Pós-Graduação em educação;
-
Docentes: Segundo o art. 62 da LDB, deverão possuir formação em “nível
superior”, admitindo-se, como formação mínima, a oferecida em nível médio, na
modalidade “Normal”;
-
Educadores Assistentes. Segundo o art. 62 da LDB, deverão possuir formação em
“nível superior”, admitindo-se, como formação mínima, a oferecida em nível
médio, na modalidade “Normal”;
-
Merendeiras e Auxiliares de serviços gerais (Serviços de Cozinha, Serviço de
Limpeza, segurança).
Para
as funções de Médico e Nutricionista a legislação brasileira prevê para estes
profissionais, jornada reduzida, ou seja, eles podem ser contratados como
autônomos. Contudo, a responsabilidade nestes casos deve ser individual, vedado
a intermediação empresarial. Profissionais especializados como fonoaudiólogos,
psicólogos, dentistas podem ser contratados por meio de convênios com
instituições de saúde.
Os
profissionais que atuam na creche e que têm contato direto com as crianças,
precisam não só de um programa de aperfeiçoamento profissional contínuo, como
também de treinamentos adequados. Eles precisam ter conhecimento da atividade,
criatividade, paciência e habilidade no trato com os educandos, além de saber
lidar com os pais, informando sobre o desenvolvimento dos filhos, ouvindo e
respondendo de forma equilibrada quando interpelado a respeito das crianças.
Com
vistas à emissão da Autorização de Funcionamento e posterior fiscalização da
atividade, as Secretarias Municipais de Educação estabelecem os requisitos
profissionais para o exercício do cargo de Diretor Técnico e da titulação e
quantitativos mínimos de cada função dos membros da equipe técnico-
administrativo- pedagógica, das creches na sua área de jurisdição, com base na
Política Nacional de Educação Infantil.
Equipamentos
São
necessários os seguintes móveis e equipamentos:
-
microcomputadores e impressoras de acordo com a estrutura da creche;
-
linha telefônica;
-
uma impressora de cupom fiscal;
-
gaveteiro para guardar dinheiro, cheques e tickets de cartões de débito e
crédito;
-
equipamento para recebimento através de cartões de débito e crédito – decisão
do empreendedor;
-
móveis e equipamentos para o refeitório apropriados para crianças pequenas;
-
cadeiras e mesas escolares, armários e estantes, de acordo com o dimensionamento
das instalações;
-
estantes, mesas, cadeiras, livros infantis e equipamentos para a sala
multimeios;
-
jogos e brinquedos pedagógicos, softwares educativos e material didático;
- TV
e aparelho de DVD ou blu ray;
-
Higienizadores de mamadeiras;
-
Esterilizadores e umidificadores de ar;
-
berços, colchões e colchonetes;
-
Tela de proteção para janelas;
-
equipamentos para cozinha;
-
equipamentos, móveis e utensílios para a secretaria, etc.
Matéria Prima/Mercadoria
A
gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta
e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de,
entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro
dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o
capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é
medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no
passado.
Obs.:
Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em
menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de
índice de rotação de estoques.
Cobertura
dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de
tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras,
sem que haja suprimento.
Nível
de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o
ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que
o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha;
demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo
fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço
com prontidão.
Portanto,
o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na
alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em
conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na
sede da empresa.
Trata-se
de uma prestação de serviços, não envolvendo a manufatura ou comércio de bens.
Contudo, o preparo da alimentação das crianças, as atividades administrativas e
a higiene das instalações exigem a compra, de alimentos, materiais de limpeza e
outros insumos que devem ser adquiridos pelo estabelecimento para complementar
a prestação do serviço.
Organização
do Processo Produtivo
O
processo produtivo de uma creche pode ser dividido da seguinte forma:
1.
Atendimento ao Responsável – é o processo responsável pelo ingresso das
crianças na escola e pelo atendimento aos pais e/ou responsáveis.
2.
Serviços pedagógicos e lazer – Compreendem as atividades relacionadas à
elaboração e execução do Plano Pedagógico da creche.
3.
Serviços administrativos – responsáveis pelas atividades de apoio
administrativo, financeiro, marketing e de Recursos Humanos da creche. É
realizado pela secretaria e pelo responsável pela administração geral.
4.
Serviços de preparação de alimento – responsável pela preparação dos alimentos
e da rotina alimentar.
5.
Serviços de higiene e saúde – responsável pelas atividades de higiene e
cuidados especiais na promoção da saúde física e mental das crianças atendidas
pela escola.
6.
Outros serviços de Apoio – Incluem as atividades de limpeza e higiene das
instalações, cuidados com a horta, segurança, manutenção das instalações
elétricas, hidráulicas, e demais atividades de apoio necessárias ao bom
funcionamento da creche.
Ainda
fazendo parte do processo produtivo, é preciso saber que, em uma creche as
crianças podem ficar em período integral ou meio período.
É
importante estabelecer critérios flexíveis na divisão dos grupos, que são
feitos por idade ou faixa etária, já que cada criança tem um estilo e um ritmo
próprio de desenvolvimento.? Alguns exemplos de atividades que podem ser
desenvolvidas na creche:?
-
repouso (principalmente dos menores);?
-
alimentação;?
-
música;?
-
leitura de histórias;
-
atividades ao ar livre;
Automação
Existe
no mercado sistemas para gerenciamento administrativo de creches. Os softwares
possibilitam o acompanhamento pedagógico, controle automático e impressão de
boletos de cobrança de mensalidades, cadastro de clientes, serviço de mala
direta para clientes e potenciais clientes, cadastro de móveis e equipamentos,
controle de contas a pagar e a receber, fornecedores, folha de pagamento, fluxo
de caixa e movimento do caixa.
Esses
softwares podem ser encontrados em empresas especializadas que dão assessoria
desde sua instalação até treinamentos para os usuários.
Vale
lembrar que é preciso fazer uma pesquisa de avaliação não só de preços dos
softwares, mas do que ele oferece e o suporte que a empresa irá proporcionar a
sua empresa.
Canais
de Distribuição
O
canal de distribuição deste serviço é a própria creche. É na propriedade que a
creche está instalada que o serviço é realizado. Assim, os pais ou responsáveis
levam as crianças até a creche e voltam para buscar.
A
creche pode oferecer o serviço de transporte das crianças, que pode ser
acrescido a parte no valor da mensalidade. Assim, um transporte com uma
cuidadora busca a criança e a entrega ao final do período. Este transporte pode
ser próprio ou terceirizado.
Além
disso, a creche pode disponibilizar um site com informações a respeito das
atividades que realiza, com fotos do ambiente, formas de contato (emails,
chats, telefone). Um grande diferencial é disponibilizar câmeras nas salas de
atividades onde os pais podem acompanhar seu filhos através de vídeos online em
tempo real.
Investimento
De
posse de uma pré-avaliação do mercado é hora de partir para a análise
financeira para abrir a creche. Você deverá levantar o valor do investimento
inicial (Levante todos os materiais, equipamentos, capital de giro necessário),
os custos fixos mensais e a previsão de faturamento após abrir a creche.
Lembre-se
de ter uma boa avaliação financeira ao abrir uma creche, você precisará manter
reserva de fundos.
De
acordo com a previsão de quantas crianças que se matricularão na creche, seus
custos e preço dos serviços oferecidos você terá condições de descobrir qual
será a previsão de lucro mensal e a partir daí saber em quanto tempo seu
investimento total terá retorno.
Para
referência do empreendedor, relacionamos abaixo alguns componentes do orçamento
de investimento necessário à instalação de uma pequena creche cujos valores
estimados somam cerca de R$ 214.000,00:
-
Abertura da empresa – R$ 5.000,00
-
Capital de giro inicial - R$ 12.000,00
-
Equipamentos diversos – R$ 36.000,00
-
Letreiro - R$ 1.500,00
-
Mão de obra para adaptação do imóvel – R$ 50.000,00
-
Marketing inicial - R$ 2.500,00
-
Materiais para reforma e instalações – R$ 80.000,00
-
Mobiliário - R$ 20.000,00
-
Projeto arquitetônico – R$ 7.000,00
O
Sebrae da localidade poderá ser consultado para mais orientações sobre
investimentos e para a elaboração adequada do plano de negócio.
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