domingo, 7 de junho de 2015

Como montar uma casa de artigos para churrasco - PARTE 2

Mercado






Atualmente o Brasil tem o segundo maior rebanho bovino do mundo, perdendo apenas para a Índia. Entretanto, o Brasil é o maior produtor de carne bovina do mundo. Isto porque na Índia não se abatem vacas, por motivos religiosos.

Segundo a ABIEC - Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, o mercado interno de carne está em franco crescimento. O consumo nacional de carne bovina oscila de acordo com o poder aquisitivo da população. Na média, o brasileiro come 40 quilos de carne bovina por ano, variando conforme o aumento de renda per capita do país. O Brasil ocupa a quarta posição entre os países que mais consomem carne bovina, com perspectivas de crescimento ancoradas nas previsões econômicas de aumento de renda.

O setor de churrasco em domicílio tem crescido, em média, 20% ao ano. Embora ocorra uma retração nos meses de janeiro e julho devido às férias escolares, a demanda mantém-se nos demais meses do ano, com destaque para o mês de dezembro, quando as confraternizações de fim de ano aumentam a demanda por essa opção culinária.

Todos os dados indicam crescimento nos hábitos dos brasileiros em consumir carnes, com tendência de aumento para o consumo de churrasco, porém, é aconselhável estar atento para as mudanças de hábitos alimentares das pessoas, buscando alimentação mais saudável, com redução do consumo de alimentos gordurosos. Da mesma forma, cresce permanentemente o consumo de alimentação fora do lar e por isso, novas churrascarias surgem oferendo serviços variados, com opções de pratos diversificados, inclusive, oferecendo comida japonesa, mais saudável e de baixo valor calórico.

O empreendedor deverá prestar muita atenção ao mercado concorrente para esse segmento de negócio, na localidade onde for instalar a casa de artigos para churrasco.

Esses artigos são ofertados em supermercados, hipermercados, lojas de utensílios para o lar, lojas de artigos para presentes, grandes magazines e lojas de eletroeletrônicos. Da mesma forma, ele deverá proceder ampla pesquisa na internet e verificar quais artigos contam com grande oferta através de lojas virtuais. Após esses levantamentos poderá decidir-se pelo mix de produtos que irá ofertar.

Por ocasião da elaboração do Plano de Negócio o novo empresário deverá levantar os fornecedores locais, regionais e nacionais para compor o seu estoque, avaliando os custos dos produtos e verificando sua capacidade de competir no mercado local e regional.

O empreendedor interessado em abrir uma casa de produtos para churrasco deverá tomar os cuidados habituais para a instalação do negócio, realizando pesquisas locais para conhecer os hábitos dos consumidores.


Localização
A localização de uma casa de artigos para churrasco é fundamental para o sucesso do empreendimento. Definir a localização e escolher o imóvel para a instalação da loja é uma das decisões mais importantes para o negócio.
Na localização da loja deve-se considerar o objetivo do negócio, o público-alvo que se quer atingir, a população dos arredores, a concorrência existente ou potencial nas redondezas, as condições do imóvel e as vias de acesso.
Uma loja dessa natureza deverá estar ancorada no mercado local, formado pelo público residente, ou que trabalha nas redondezas, ou ainda, que circula pelos arredores. Nesses casos, a localização é vital. Por isso, a instalação da casa de artigos para churrasco deve considerar bairros residenciais com alta densidade populacional e de fácil acesso. Deve considerar e dar preferência por locais próximos a áreas que atuam com vendas de produtos relacionados a alimentação, tais como distribuidora de bebidas, verdureiros, supermercados, padarias, conveniências, dentre outros.
Assim, o local definido deve aliar facilidade de identificação da casa de artigos para churrasco pelos clientes, devendo ainda ser oferecido estacionamento para os consumidores, seja próprio ou terceirizado.
O empreendedor deverá procurar o órgão específico da Prefeitura Municipal visando levantar a possibilidade de instalar esse tipo de empresa na localidade escolhida. Isto se faz necessário uma vez que normalmente todos os municípios brasileiros têm o Plano Diretor Urbano – PDU, no qual é definido que tipo de negócio pode ou não ser instalado em determinadas áreas, bairros etc..


Exigências Legais e Específicas






O empreendedor de uma casa de artigos para churrasco deverá cumprir algumas exigências iniciais, e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas, quais sejam:
a) Registro da empresa nos seguintes órgãos:
• Junta Comercial;
• Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
• Secretaria Estadual de Fazenda;
• Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
• Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
• Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
• Corpo de Bombeiros Militar.
b) Visita à prefeitura da cidade onde pretende montar a sua empresa para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.
c) Antes de iniciar suas atividades comerciais o empreendedor deverá obter o alvará de licença sanitária. Para obter essa licença o estabelecimento deve estar adequado às exigências do Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas).
O empreendedor deverá atentar que em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, já em âmbito estadual e municipal fica a cargo da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, respectivamente.
As empresas que fornecem serviços e produtos no mercado de consumo devem observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). O CDC, publicado em 11 de setembro de 1990, regula a relação de consumo em todo o território brasileiro, na busca de equilibrar a relação entre consumidores e fornecedores.
O CDC somente se aplica às operações comerciais em que estiver presente a relação de consumo, isto é, nos casos em que uma pessoa (física ou jurídica) adquire produtos ou serviços como destinatário final. Ou seja, é necessário que em uma negociação estejam presentes o fornecedor e o consumidor, e que o produto ou serviço adquirido satisfaça as necessidades próprias do consumidor, na condição de destinatário final.


Estrutura
A estrutura física de uma casa de artigos para churrasco deverá ser concebida considerando um espaço de aproximadamente 126m². Nesse espaço devem ser instaladas as áreas de vendas, guarda do estoque e administrativo-financeira.

Os espaços indicados acima devem ser dotados de layout adequado, respeitando a facilidade de movimentação, conforme segue:
a) VENDAS 80m² – nessa área deve estar o atendimento ao cliente, com balcão, caixa de recebimentos e as prateleiras e/ou gôndolas para disposição das mercadorias.
b) ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO 20m² – dispor nesse espaço o mobiliário e os microcomputadores, que serão utilizados na parte administrativa e financeira da empresa.
c) DEPÓSITO E ESTOQUES 20m² - nesse espaço deverão estar os produtos que compõem o estoque para reposição.
e) BANHEIROS 6m² - instalação de banheiros.


Pessoal
Considerando a estrutura física sugerida, entende-se que o quadro de funcionários fixos para o início das atividades deve ser na ordem de, pelo menos 03 (três) colaboradores, distribuídos conforme abaixo:
a) Atendimento e Vendas – duas pessoas com habilidade em vendas;
b) Auxiliar Administrativo - uma pessoa para executar as tarefas de auxiliar de escritório e atender o caixa.
É aconselhável que o empreendedor esteja presente na loja em tempo integral. Se isso ocorrer ele poderá ocupar o posto de Caixa e realizar as atividades administrativas.

Perfil e Competências das pessoas
- Atendimento e Vendas: Deve possuir experiência anterior em vendas e relacionamento com clientes. O empreendedor deve treiná-lo ou encaminhar para cursos externos visando um atendimento de ótima qualidade, para reter e fidelizar clientes.
- Auxiliar Administrativo: Deve possuir experiência anterior em rotinas administrativas, manuseio de valores, controles do desempenho do negócio, rotina com bancos, compras, controles de pagamentos e recebimentos e outras atividades correlatas. O Empreendedor deve encaminhar para cursos básicos de rotinas administrativas e outras atividades necessárias ao bom controle e acompanhamento do negócio.
  
Equipamentos
A definição do porte do empreendimento é fundamental para a aquisição dos equipamentos. A seguir apresenta-se um conjunto de equipamentos, móveis, máquinas e utensílios para um negócio de médio porte.

Área Operacional
01 Máquina de ECF (registradora eletrônica);
01 Microcomputador;
Prateleiras para expor os produtos;
01 Balcão de atendimento;
01 Balança;
01 Telefone.

Área Administrativa
02 Mesas;
04 Cadeiras;
01 Arquivo de aço;
01 Armário de 2 portas;
01 Computador completo;
01 Impressora multifuncional;
01 Telefone.


Matéria Prima/Mercadoria
A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.
Obs.: Quanto maior for a frequência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.
Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.
Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.

Apresentam-se abaixo alguns itens que compõem os produtos a serem comercializados numa casa de artigos para churrasco:
• Conservas variadas;
• Sal grosso;
• Temperos para churrasco;
• Kit´s para churrasco, composto de faca e chaira;
• Jogo de espetos, com cabo de madeira, com quantidades variadas;
• Jogo de churrasco, composto de espetos, facas variadas, garfo de prender carne e chaira;
• Maleta para churrasco com diversas peças;
• Tábua Trinchante;
• Conjuntos de churrasco completo, podendo ser montado vários modelos;
• Grelha Argentina;
• Grelha Moeda;
• Grelha Tradicional;
• Grelha Plana;
• Grelha Côncava;
• Grelha Universal;
• Grelha de ferro esmaltado, em tamanhos variados;
• Espeto espada;
• Espeto trident;
• Carrossel de espetinho;
• Espeto inox, em tamanhos e composição variada;
• Churrasqueiras para carvão, em tamanhos e formatos variados;
• Churrasqueiras elétricas, em tamanhos e formatos variados;
• Churrasqueira a gás, em tamanhos e formatos variados;
• Carvão para churrasco;
• Fogões de acampamento;
• Carrinhos para servir churrasco;
• Soprador manual para carvão;
• Disco de arado para grelhar carne;
• Baixelas e travessas;
• Pratos para couver;
• Copos de caipirinha;
• Avental;
• Pegadores e espátulas;
• Dentre outros itens.

Os itens descritos acima são apenas sugestões, sendo possível encontrar uma grande gama de outros produtos a serem comercializados em uma casa de artigos para churrasco.

 Organização do Processo Produtivo
A composição do processo produtivo de uma casa de artigos para churrasco, por se tratar de uma empresa comercial, deverá se basear na distribuição dos produtos em prateleiras ou gôndolas, facilitando o acesso e a visualização pelos clientes.

Assim a distribuição dos produtos deverá ocorrer por áreas sequenciadas, de forma que um produto complemente o outro, gerando “necessidades de compras” nos clientes naquele momento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário