Mercado
Atualmente
o Brasil tem o segundo maior rebanho bovino do mundo, perdendo apenas para a
Índia. Entretanto, o Brasil é o maior produtor de carne bovina do mundo. Isto
porque na Índia não se abatem vacas, por motivos religiosos.
Segundo
a ABIEC - Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, o mercado
interno de carne está em franco crescimento. O consumo nacional de carne bovina
oscila de acordo com o poder aquisitivo da população. Na média, o brasileiro
come 40 quilos de carne bovina por ano, variando conforme o aumento de renda
per capita do país. O Brasil ocupa a quarta posição entre os países que mais
consomem carne bovina, com perspectivas de crescimento ancoradas nas previsões
econômicas de aumento de renda.
O
setor de churrasco em domicílio tem crescido, em média, 20% ao ano. Embora
ocorra uma retração nos meses de janeiro e julho devido às férias escolares, a
demanda mantém-se nos demais meses do ano, com destaque para o mês de dezembro,
quando as confraternizações de fim de ano aumentam a demanda por essa opção
culinária.
Todos
os dados indicam crescimento nos hábitos dos brasileiros em consumir carnes,
com tendência de aumento para o consumo de churrasco, porém, é aconselhável
estar atento para as mudanças de hábitos alimentares das pessoas, buscando
alimentação mais saudável, com redução do consumo de alimentos gordurosos. Da
mesma forma, cresce permanentemente o consumo de alimentação fora do lar e por
isso, novas churrascarias surgem oferendo serviços variados, com opções de
pratos diversificados, inclusive, oferecendo comida japonesa, mais saudável e
de baixo valor calórico.
O
empreendedor deverá prestar muita atenção ao mercado concorrente para esse
segmento de negócio, na localidade onde for instalar a casa de artigos para
churrasco.
Esses
artigos são ofertados em supermercados, hipermercados, lojas de utensílios para
o lar, lojas de artigos para presentes, grandes magazines e lojas de
eletroeletrônicos. Da mesma forma, ele deverá proceder ampla pesquisa na
internet e verificar quais artigos contam com grande oferta através de lojas
virtuais. Após esses levantamentos poderá decidir-se pelo mix de produtos que
irá ofertar.
Por
ocasião da elaboração do Plano de Negócio o novo empresário deverá levantar os
fornecedores locais, regionais e nacionais para compor o seu estoque, avaliando
os custos dos produtos e verificando sua capacidade de competir no mercado
local e regional.
O
empreendedor interessado em abrir uma casa de produtos para churrasco deverá tomar
os cuidados habituais para a instalação do negócio, realizando pesquisas locais
para conhecer os hábitos dos consumidores.
Localização
A
localização de uma casa de artigos para churrasco é fundamental para o sucesso
do empreendimento. Definir a localização e escolher o imóvel para a instalação
da loja é uma das decisões mais importantes para o negócio.
Na
localização da loja deve-se considerar o objetivo do negócio, o público-alvo
que se quer atingir, a população dos arredores, a concorrência existente ou
potencial nas redondezas, as condições do imóvel e as vias de acesso.
Uma
loja dessa natureza deverá estar ancorada no mercado local, formado pelo
público residente, ou que trabalha nas redondezas, ou ainda, que circula pelos
arredores. Nesses casos, a localização é vital. Por isso, a instalação da casa
de artigos para churrasco deve considerar bairros residenciais com alta
densidade populacional e de fácil acesso. Deve considerar e dar preferência por
locais próximos a áreas que atuam com vendas de produtos relacionados a
alimentação, tais como distribuidora de bebidas, verdureiros, supermercados,
padarias, conveniências, dentre outros.
Assim,
o local definido deve aliar facilidade de identificação da casa de artigos para
churrasco pelos clientes, devendo ainda ser oferecido estacionamento para os
consumidores, seja próprio ou terceirizado.
O
empreendedor deverá procurar o órgão específico da Prefeitura Municipal visando
levantar a possibilidade de instalar esse tipo de empresa na localidade
escolhida. Isto se faz necessário uma vez que normalmente todos os municípios
brasileiros têm o Plano Diretor Urbano – PDU, no qual é definido que tipo de
negócio pode ou não ser instalado em determinadas áreas, bairros etc..
Exigências Legais e Específicas
O
empreendedor de uma casa de artigos para churrasco deverá cumprir algumas
exigências iniciais, e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas, quais
sejam:
a)
Registro da empresa nos seguintes órgãos:
•
Junta Comercial;
•
Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
•
Secretaria Estadual de Fazenda;
•
Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
•
Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher
por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a
Contribuição Sindical Patronal);
•
Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social
– INSS/FGTS”;
•
Corpo de Bombeiros Militar.
b)
Visita à prefeitura da cidade onde pretende montar a sua empresa para fazer a
consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.
c)
Antes de iniciar suas atividades comerciais o empreendedor deverá obter o
alvará de licença sanitária. Para obter essa licença o estabelecimento deve
estar adequado às exigências do Código Sanitário (especificações legais sobre
as condições físicas).
O
empreendedor deverá atentar que em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência
Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, já em âmbito estadual e municipal
fica a cargo da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde,
respectivamente.
As
empresas que fornecem serviços e produtos no mercado de consumo devem observar
as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do
Consumidor (CDC). O CDC, publicado em 11 de setembro de 1990, regula a relação
de consumo em todo o território brasileiro, na busca de equilibrar a relação
entre consumidores e fornecedores.
O
CDC somente se aplica às operações comerciais em que estiver presente a relação
de consumo, isto é, nos casos em que uma pessoa (física ou jurídica) adquire
produtos ou serviços como destinatário final. Ou seja, é necessário que em uma
negociação estejam presentes o fornecedor e o consumidor, e que o produto ou
serviço adquirido satisfaça as necessidades próprias do consumidor, na condição
de destinatário final.
Estrutura
A
estrutura física de uma casa de artigos para churrasco deverá ser concebida
considerando um espaço de aproximadamente 126m². Nesse espaço devem ser
instaladas as áreas de vendas, guarda do estoque e administrativo-financeira.
Os
espaços indicados acima devem ser dotados de layout adequado, respeitando a
facilidade de movimentação, conforme segue:
a)
VENDAS 80m² – nessa área deve estar o atendimento ao cliente, com balcão, caixa
de recebimentos e as prateleiras e/ou gôndolas para disposição das mercadorias.
b)
ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO 20m² – dispor nesse espaço o mobiliário e os
microcomputadores, que serão utilizados na parte administrativa e financeira da
empresa.
c)
DEPÓSITO E ESTOQUES 20m² - nesse espaço deverão estar os produtos que compõem o
estoque para reposição.
e)
BANHEIROS 6m² - instalação de banheiros.
Pessoal
Considerando
a estrutura física sugerida, entende-se que o quadro de funcionários fixos para
o início das atividades deve ser na ordem de, pelo menos 03 (três)
colaboradores, distribuídos conforme abaixo:
a)
Atendimento e Vendas – duas pessoas com habilidade em vendas;
b)
Auxiliar Administrativo - uma pessoa para executar as tarefas de auxiliar de
escritório e atender o caixa.
É
aconselhável que o empreendedor esteja presente na loja em tempo integral. Se
isso ocorrer ele poderá ocupar o posto de Caixa e realizar as atividades
administrativas.
Perfil
e Competências das pessoas
- Atendimento
e Vendas: Deve possuir experiência anterior em vendas e relacionamento com
clientes. O empreendedor deve treiná-lo ou encaminhar para cursos externos
visando um atendimento de ótima qualidade, para reter e fidelizar clientes.
-
Auxiliar Administrativo: Deve possuir experiência anterior em rotinas
administrativas, manuseio de valores, controles do desempenho do negócio,
rotina com bancos, compras, controles de pagamentos e recebimentos e outras
atividades correlatas. O Empreendedor deve encaminhar para cursos básicos de
rotinas administrativas e outras atividades necessárias ao bom controle e
acompanhamento do negócio.
Equipamentos
A
definição do porte do empreendimento é fundamental para a aquisição dos
equipamentos. A seguir apresenta-se um conjunto de equipamentos, móveis,
máquinas e utensílios para um negócio de médio porte.
Área
Operacional
01
Máquina de ECF (registradora eletrônica);
01
Microcomputador;
Prateleiras
para expor os produtos;
01
Balcão de atendimento;
01
Balança;
01
Telefone.
Área
Administrativa
02
Mesas;
04
Cadeiras;
01
Arquivo de aço;
01
Armário de 2 portas;
01
Computador completo;
01
Impressora multifuncional;
01
Telefone.
Matéria
Prima/Mercadoria
A
gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta
e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de,
entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro
dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o
capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é
medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no
passado.
Obs.:
Quanto maior for a frequência de entregas dos fornecedores, logicamente em
menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de
índice de rotação de estoques.
Cobertura
dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de
tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras,
sem que haja suprimento.
Nível
de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o
ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que
o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha;
demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo
fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço
com prontidão.
Portanto,
o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na
alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em
conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na
sede da empresa.
Apresentam-se
abaixo alguns itens que compõem os produtos a serem comercializados numa casa
de artigos para churrasco:
•
Conservas variadas;
•
Sal grosso;
•
Temperos para churrasco;
•
Kit´s para churrasco, composto de faca e chaira;
•
Jogo de espetos, com cabo de madeira, com quantidades variadas;
•
Jogo de churrasco, composto de espetos, facas variadas, garfo de prender carne
e chaira;
•
Maleta para churrasco com diversas peças;
•
Tábua Trinchante;
•
Conjuntos de churrasco completo, podendo ser montado vários modelos;
•
Grelha Argentina;
•
Grelha Moeda;
•
Grelha Tradicional;
•
Grelha Plana;
•
Grelha Côncava;
•
Grelha Universal;
•
Grelha de ferro esmaltado, em tamanhos variados;
•
Espeto espada;
•
Espeto trident;
•
Carrossel de espetinho;
•
Espeto inox, em tamanhos e composição variada;
•
Churrasqueiras para carvão, em tamanhos e formatos variados;
•
Churrasqueiras elétricas, em tamanhos e formatos variados;
•
Churrasqueira a gás, em tamanhos e formatos variados;
•
Carvão para churrasco;
•
Fogões de acampamento;
•
Carrinhos para servir churrasco;
•
Soprador manual para carvão;
•
Disco de arado para grelhar carne;
•
Baixelas e travessas;
•
Pratos para couver;
•
Copos de caipirinha;
•
Avental;
•
Pegadores e espátulas;
•
Dentre outros itens.
Os
itens descritos acima são apenas sugestões, sendo possível encontrar uma grande
gama de outros produtos a serem comercializados em uma casa de artigos para
churrasco.
Organização
do Processo Produtivo
A
composição do processo produtivo de uma casa de artigos para churrasco, por se
tratar de uma empresa comercial, deverá se basear na distribuição dos produtos
em prateleiras ou gôndolas, facilitando o acesso e a visualização pelos
clientes.
Assim
a distribuição dos produtos deverá ocorrer por áreas sequenciadas, de forma que
um produto complemente o outro, gerando “necessidades de compras” nos clientes
naquele momento.
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