domingo, 7 de junho de 2015

Como montar uma creche - PARTE 5


Eventos






A participação em feiras e eventos do setor proporcionará maior conhecimento e ampliará seus contatos, sendo também um meio de se atualizar e buscar tudo de mais recente e eficaz para o seu segmento.

Por se tratar de um empreendimento da área de educação é de suma importância que o aprendizado e a busca pelo conhecimento seja constante.

Segue alguns dos principais eventos do setor:

Congresso da Escola Particular - SINEPE
Website: http://www.sinepe-rs.org.br

Educar – Feira Internacional de Educação,
Educador – Congresso Internacional de Educação e
Educador Management – Seminário de Gestão em Educação.
Tel: (41) 3033-8100
Website: www.educador.com.br

Escolar – Feira Internacional de Produtos, Serviços e Tecnologia para Escolas, Escritórios e Papelarias.
Evento anual
Local: São Paulo-SP
(11) 6226-3100

Entidades em Geral
Entidades para eventuais consultas:
ASBREI – Associação Brasileira de Educação Infantil
Rua Conde Lages, 44/619 – Glória – Rio de Janeiro–RJ
CEP: 20241-900
(21) 2224-1804
abrei@asbrei.org.br
www.asbrei.org.br

Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Website: www.anvisa.gov.br

MEC – Ministério da Educação e Cultura
Secretaria de Educação Básica
Website: www.mec.gov.br


Procurar na localidade:

Conselho Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação


Dicas de Negócio






Faça um planejamento para o negócio visando o desenvolvimento e crescimento deste, para isso destacamos os seguintes pontos a serem trabalhados:

- Filosofia do projeto (o que é, missão, visão e valores, a quem se dirige), análise de concorrência, projeções de lucro e orçamento, obras necessárias, perfil de gestão, necessidades de recursos humanos e remodelações (dado que há várias especificações legais que devem ser atendidas na criação de uma creche).

- Invista na qualidade do atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente, além de comodidades adicionais com respeito a estacionamento no clima de conforto que deve estar presente no ambiente da escola.

- Procure fidelizar o cliente com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico para lembrar os eventos e atividades pedagógicas.

- A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento.

- O empreendedor deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes, em face das novas tendências que surgem dia-a-dia.

- Os empregados devem participar de cursos de aperfeiçoamento, congressos e seminários, para garantir a atualização da escola.

- Mesmo que aposte numa creche pequena, vale sempre a pena apostar em uma boa estratégia de marketing que inclua análise diagnóstico, análise SWOT, definição de objetivos, opções estratégicas, marketing-mix e plano financeiro.


Características
O empreendedor que deseja administrar uma creche precisa possuir características relacionadas às funções de educador e de gestor educacional. Dentre estas características destacamos:

- Ter equilíbrio pessoal e experiência anterior.

- Ser ético

- Identificar-se com o projeto político-pedagógico da escola, tanto na estrutura de funcionamento quanto na cultura organizacional.

- Ter projeto pessoal de auto-formação profissional.

- Capacidade de liderar e de trabalhar em equipe.

- Ter capacidade para planejar e gerenciar as atividades pedagógicas e administrativas da creche, garantindo um clima propício à aprendizagem, ter fortes compromissos com as dificuldades dos alunos e desenvolver empatia com a faixa etária de crianças até três anos de idade.

- Capacidade de estabelecer vínculos afetivos e de trabalho, buscando coerência entre o discurso e a prática.

- Saber ensinar de modo coerente, de acordo com a demanda da instituição: ter carisma pessoal, comunicar-se com clareza, demonstrar preocupação com as questões educacionais, saber agrupar os alunos, interagir com as características do grupo-classe e favorecer a produtividade entre eles.

- Capacidade de cumprir compromissos funcionais, como: assiduidade, pontualidade, compromisso com os prazos de tarefas, disponibilidade de tempo para reuniões, disposição para documentar seus trabalhos, saber elaborar planos de estudo e relatórios.


-Ser cordial com os pais dos alunos e manter uma parceria constante, visando ao melhor desenvolvimento do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário