sábado, 6 de junho de 2015

Como montar um serviço de aluguel de trajes para casamentos e festas - PARTE 3

7. Equipamentos





Os materiais básicos para a instalação de uma loja de aluguel de trajes são:· Balcão de atendimento;· Estantes para guardar volumes;· Araras;· Prateleiras;· Provadores com espelho;· Telefone;· Aparelho de fax;· Microcomputador;· Impressora.

A disposição das estantes, araras, prateleiras e provadores é importante para proporcionar conforto e facilitar aos clientes encontrarem as peças desejadas. Ao fazer o layout da loja, o empreendedor também deve levar em consideração a ambientação, decoração, circulação, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento.


8. Matéria Prima/Mercadoria

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:

Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.

Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento. Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa. A quantidade e qualidade das peças disponíveis para aluguel podem definir o sucesso ou o fracasso da loja.
O empreendedor deve conhecer o perfil de sua clientela e adquirir peças que satisfaçam os seus desejos de consumo. A moda para casamentos e festas, apesar de parecer ser estável, também segue tendências. Assim, o empresário no ramo deve estar sempre bem atualizado e em busca de novidades. Viajar ao exterior, ter noção do que será tendência em cada estação do ano, ouvir a opinião de estilistas conceituados, além de ficar atento às novelas, pode fazer a diferença.
Uma forma de minimizar o risco do negócio é oferecer uma ampla variedade de produtos: vestidos de noiva bordados, lisos, brancos, beges, curtos, longos, tradicionais, modernos, de renda, de seda, nacionais, importados, com e sem decote, rebuscados, básicos etc. Com o tempo, será possível identificar as preferências dos clientes e investir nas mercadorias com mais demanda.
O vestido bordado pode ser alugado, em média, três vezes. Os mais simples podem ser alugados em até cinco vezes. O preço de aluguel de roupas para eventos costuma variar de acordo com o número de locações pelas quais a peça já passou. A loja pode oferecer também o serviço de primeiro aluguel. Trata-se de um vestido encomendado para uma costureira ou confecção, de acordo com as medidas e preferências da cliente. Após a confecção e uso do vestido, a peça é devolvida para a loja e disponibilizada para locação. Este serviço custa, em média, 30% a mais do que o segundo ou terceiro aluguel. Porém, garante a satisfação de clientes que desejam um vestido confeccionado sob medida, mas não possuem condições de comprá-lo definitivamente. Neste caso, há preferência pela utilização de tecidos mais resistentes. Normalmente, depois de cinco aluguéis, os vestidos são vendidos para outras lojas em cidades menores ou para brechós.
O recurso proveniente da venda de vestidos deve ser reinvestido na renovação do estoque. A loja também pode trabalhar com acessórios sociais a rigor para homens e mulheres: véu, grinalda, e. buquê, sapatos, camisas, gravatas, chapéus, arranjos, almofadinhas, bolsas, colares, brincos, braceletes, entre outros. Além disso, deve disponibilizar trajes de noivos, padrinhos, madrinhas, pajens e damas de honra.
Para atender o segmento das formaturas, deve-se oferecer o modelo tradicional de becas que é confeccionado na tonalidade preta, variando a faixa com a tonalidade do curso em questão.
Por fim, a loja deve oferecer um espaço exclusivo para roupas de festas, com trajes a rigor e vestidos longos. Desta forma, a empresa amplia o campo de atuação para além das cerimônias de casamento, atendendo convidados de festas, formaturas e eventos de gala, e foge da sazonalidade das cerimônias de casamento.
Alguns fornecedores:

LightintheBox.com
http://www.lightinthebox.c om/pt/

O Melhor do Bom Retiro
http://www.o melhordobomretiro.com.br/index.asp

O Vestido Importado
http://www.ves tidoimportado.com.br/

Ploja.htm O melhor do Brás
http://www.omelho rdobras.com.br/index.asp

Vitrine 25 de Março
http://www.vit rine25demarco.com.br/index.php



9. Organização do Processo Produtivo





O processo produtivo de uma loja de aluguel de trajes pode ser agrupado em três grandes etapas:
1) Aquisição de peças: Para o setor de aluguel de trajes, “vender bem” significa, acima de tudo, “comprar bem”. O empreendedor deve ter perspicácia e sensibilidade para identificar oportunidades de aquisição com retorno garantido de aluguéis. A encomenda de peças deve ser bem planejada e irá variar de acordo com os hábitos de consumo da clientela.

2) Aluguel da peça: Os trajes prontos para a locação devem ser separados em setores, de preferência com etiquetas de preços e códigos de barra. A organização é fundamental para o cliente encontrar com rapidez o que procura. Divisão por cores e tamanhos também auxiliam na busca da roupa desejada.
Os trajes ou vestidos de primeiro aluguel requerem um atendimento diferenciado, já que o modelo deverá ser exclusivamente confeccionado para o cliente. O empresário poderá optar por oferecer confecção própria ou terceirizar o serviço.
A criação de um modelo original requer o desenho do croqui ou a oferta de revistas especializadas para consulta, além de mostruários com opções de tecidos e aviamentos.

3) Recepção, vistoria, reparo e limpeza: O atendimento é um item que merece atenção especial do empresário, visto que nesse segmento de negócio há uma tendência ao relacionamento de longo prazo com a clientela e indicação de novos clientes.
Após a locação e devolução, as roupas devem passar por uma rigorosa vistoria. Caso tenha ocorrido algum dano que não seja grave, a empresa poderá se responsabilizar e cobrar somente os gastos necessários para recuperar a qualidade da roupa. Se o dano ocasionar a perda total da peça, pode-se exigir o ressarcimento total.
As roupas sem defeitos devem ser passar por um processo de higienização, limpeza e manutenção. Os calçados devem ser limpos e engraxados. Já os produtos que carecem de algum tipo de ajuste devem ser encaminhados para a oficina.
Alguns consertos simples como costuras, barras ou botões tornam o produto pronto para ser reutilizado, sem custos elevados de reparação. A oficina também pode ser solicitada a customizar produtos aos clientes, como por exemplo, o ajuste de cós, gancho ou barra.
É possível terceirizar as etapas de, higienização, costura e reparos. Para garantir a conservação das peças, a lavadeira selecionada deverá ser especializada em trajes de festa.
Deve-se apenas atentar para cumprir o prazo acordado com os clientes sem perder o controle de qualidade do serviço.


10. Automação

A automação comercial precisa ser entendida pelo empreendedor como um investimento necessário para aperfeiçoar sua gestão e obter eficiência e produtividade. Alguns benefícios proporcionados pela automação comercial: - rapidez na verificação de informações; - maior comodidade para o consumidor; - redução de tarefas manuais; - diminuição de erro nas vendas; - melhoria nos índices de satisfação dos clientes; - facilidade para apuração de resultados; - aumento da produtividade; - melhorias na gestão do negócio; - redução da burocracia; - agilidade na apuração dos impostos; - eficiência no processo de fiscalização.
No campo gerencial, a automação facilita o controle de diversos processos - administrativo, caixa, financeiro, entre outros. Por isso, é recomendável a adoção de um sistema informatizado para quem esteja abrindo um negócio, mesmo que pequeno.
Atualmente existem diversos softwares que podem auxiliar o empreendedor. Seguem algumas opções:
- AS Gestor empresarial 1.59; - Empresarial Master Plus 2.0 (gratuito); - Empresarial Master Sênior 2.0 (gratuito);
-Express Gestão de Tele-vendas (gratuito);
- Gestão de Clientes (CRM) 2.10;
- Hábil empresarial (gratuito);
- Praticus Gestão empresarial;
- Totus Free 70608 (gratuito). Além de fácil utilização, um software gerencial deve incorporar, dentre outros, itens como:
- Cadastro: clientes, funcionários, fornecedores; - Movimentos: orçamentos, vendas e serviços; - Relatórios: serviços a executar, vendas por cliente, vendas por período, vendas a receber, estoque, aniversariantes do mês; - Consultas: preços, recebimentos, pagamentos, vendas; - Gráficos: evolução das vendas, despesas, pagamentos; - Financeiro: controle de caixa, cheques recebidos, cheques emitidos, controle de despesa, contas a pagar, controle de funcionários, compras; - Segurança: backup dos dados.
O processo de automação consome, em média, entre 5% e 8% do investimento inicial do negócio. Antes de se decidir pelo sistema a ser utilizado, o empreendedor deve avaliar o preço cobrado, o serviço de manutenção, a conformidade em relação à legislação fiscal municipal e estadual, a facilidade de suporte e as atualizações oferecidas pelo fornecedor.

  
11. Canais de Distribuição

Como os produtos disponibilizados para locação exigem que o consumidor escolha, prove e confira a mercadoria, o canal preferencial de distribuição é a própria loja.


12. Investimento

O Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento em que ele se torna autossustentável. Pode ser caracterizado como:

- investimento fixo: engloba o capital empregado na compra de imóveis (se for o caso), equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas, veículos; - investimentos pré-operacionais: são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisa de mercado, registro da empresa, decoração, honorários profissionais e outros.
O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento. Uma loja de aluguel de roupas, estabelecida numa área de 100 m², exige um investimento inicial estimado em torno de R$ 150 mil, a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
- Balcão de atendimento: R$ 10.000,00 - Estantes para guardar volumes, araras e prateleiras: R$ 14.000,00 - Provadores com espelho: R$ 20.000,00 - Telefone, aparelho de fax, microcomputador e impressora: R$6.000,00· - Estoque inicial: R$ 70.000,00·
As informações aqui prestadas servem apenas como referência, a partir de um exemplo hipotético. Os valores acima podem variar conforme a região geográfica que a empresa irá se instalar, necessidade de reforma do imóvel, tipo de mobiliário, etc.
Existe também a possibilidade da franquia, interessante por ser mais fácil do que abrir o negócio por conta própria.
O sistema é indicado para aqueles que não têm experiência no setor e querem contar com treinamento e marketing especializados. O franqueado recebe apoio nas etapas de escolha do ponto, projeto de arquitetura e comunicação visual, assistência durante o processo de pré e pós-abertura da loja.
Também dispõe, contratualmente, de programa de treinamento inicial e reciclagens, suporte operacional e de marketing.
Se a opção for por uma franquia, recomenda-se consultar a Associação Brasileira de Franchising- www.portaldofranchising.com.br/site/content/home/index.asp


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