sábado, 6 de junho de 2015

Como montar um serviço de aluguel de trajes para casamentos e festas - PARTE 4

13. Capital de Giro






Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa.
O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.

O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).
Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.
Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão-de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta necessidade do caixa.
Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.
Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão. Estima-se em R$ 30 mil o capital de giro necessário para a abertura de uma microempresa de aluguel de trajes para casamentos e festas.




14. Custos

São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção.

O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

Os custos para abrir uma loja de aluguel de trajes devem ser estimados considerando os itens abaixo:· Salários, comissões e encargos;· Tributos, impostos, contribuições e taxas;· Aluguel, taxa de condomínio, segurança;· Água, luz, telefone e acesso a internet;· Produtos para higiene e limpeza da empresa e funcionários;· Recursos para manutenções corretivas;· Assessoria contábil;· Propaganda e publicidade da empresa;· Aquisição de matéria-prima e insumos;· Despesas com vendas;· Despesas com armazenamento e transporte.


Seguem algumas dicas para manter os custos controlados:· Comprar pelo menor preço;· Negociar prazos mais extensos para pagamento de fornecedores;· Evitar gastos e despesas desnecessárias;· Manter equipe de pessoal enxuta;· Reduzir a inadimplência, através da utilização de cartões de crédito e débito.



15. Diversificação/Agregação de Valor

Agregar valor significa oferecer produtos e serviços complementares ao produto principal, diferenciando-se da concorrência e atraindo o público-alvo. Não basta possuir algo que os produtos concorrentes não oferecem. É necessário que esse algo mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem competitiva e aumente o seu nível de satisfação com o produto ou serviço prestado.
O ramo de festas também segue a moda, portanto, estar atualizado e trazer novidades faz toda a diferença. Viajar ao exterior, frequentar feiras e eventos de moda, além de ficar atento às novelas e ouvir a opinião de estilistas conceituados, ajuda a obter a noção do que será tendência em cada estação do ano.
As pesquisas quantitativas e qualitativas podem ajudar na identificação de benefícios de valor agregado. No caso de uma loja de aluguel de trajes, há várias oportunidades de diferenciação, tais como: - Oferta do primeiro aluguel para vestidos de noivas, festa e trajes; - Participação em entidades associativas do setor; ·Parceria com empresas de cerimonial e organização de casamentos; - Parceria com confecções;· - Manutenção de uma equipe própria de costureiras e passadeiras; - Melhoria no acabamento e customização das peças, com bordados e outros adornos; - Consultoria sobre os trajes adequados para cada festa ou cerimônia, dependendo do tipo de festa (black-tie, passeio completo, passeio, esporte), horário e local de realização, bem como na escolha do vestido que melhor se adapta ao tipo físico da cliente; - Parceria com brechós para a desova de peças muito utilizadas; - Entregar trajes e acessórios na residência do cliente, bem como recolhê-los após a utilização.
Sustentabilidade
A incorporação dos princípios de sustentabilidade tornou-se um diferencial importante, uma vez que, no Brasil, cresce o número de consumidores conscientes que valorizam os serviços fornecidos com o mínimo (ou nenhum) impacto ao meio ambiente e à saúde dos seres vivos, a partir de matérias-primas naturais renováveis ou reaproveitáveis.
O consumidor valoriza cada vez mais as questões ambientais em sua decisão de compra. Ele espera das grandes empresas que, além de serem agentes produtivos, sejam agentes sociais e ambientais, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da sociedade.
Uma das formas de se aplicar o conceito de sustentabilidade enviar para reciclagem papéis, papelões, plásticos, pilhas, baterias, lâmpadas, madeira de embalagem e metais.
Outras maneiras são: - Usar produtos que não agridam a natureza; - Utilizar equipamentos com baixos níveis de ruído e consumo de energia;;



16. Divulgação







Recomenda-se que o empreendedor elabore um plano de comunicação do negócio e o coloque em prática pelo menos três meses antes de começar a operar. Estratégias de comunicação dirigidas às redes sociais mostram-se muito adequadas nessa etapa. Por meio delas, o empreendedor poderá compartilhar conteúdos relacionados ao segmento em que irá atuar.
No Twitter, por exemplo, é possível esclarecer dúvidas e responder críticas dos consumidores em 140 caracteres. Vídeos postados no YouTube costumam provocar impacto nos internautas e têm enorme poder de disseminação. Fotografias publicadas no Flickr podem despertar o interesse por novos produtos e serviços. Caso seja interesse do empreendedor, um profissional de marketing e/ou comunicação poderá ser contratado para desenvolver campanhas de divulgação específicas. Abaixo, sugerem-se algumas ações mercadológicas acessíveis e eficientes:
- Oferecer brindes para clientes que indicam outras clientes;
- Publicar anúncios em jornais e revistas de bairro;
- Oferecer descontos e pacotes promocionais para aluguéis combinados (por exemplo, traje do noivo + traje da noiva, vestido +fraque);
- Montar um website com o portfólio de roupas, com a oferta de serviços e demais valores empresariais. - Anunciar em sites de busca, que geram maior volume de tráfego e vendas. O empreendedor deve sempre entregar o que foi prometido e, quando puder, superar as expectativas do cliente. Ao final, a melhor propaganda será feita pelos clientes satisfeitos e bem atendidos.

  
17. Informações Fiscais e Tributárias

O segmento de ALUGUEL DE TRAJES PARA CASAMENTOS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7723-3/00 como a atividade de aluguel de trajes para casamentos e festas, de objetos do vestuário, de jóias, de calçados e de outros acessórios, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.

Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):

  
•  IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
•  CSLL (contribuição social sobre o lucro);
•  PIS (programa de integração social);
•  COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
•  INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).


Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 4% a 12,42%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual) . Para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII (http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm ). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores fixos mensais conforme abaixo:

I) Sem empregado
•  5% do salário mínimo vigente - a título de contribuição previdenciária do empreendedor;
•  não farão recolhimento de ICMS e ISS por não serem contribuintes destes tributos.

II) Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de um salário mínimo ou piso da categoria)

O empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:
•  Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;
•  Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do empregado.

Havendo receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.

Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

Fundamentos Legais:
Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.

  
18. Eventos

Casar 2011

Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro

Expo Casar São Paulo Expo For Wedding 2011 www.expoforwedding.com.br

Expo Noivas & Festas

Fashion Rio
http://www.fashionrio.org.br

Feira da Noiva

Festas & Noivas

Feninver – Feira Brasileira de Confecções e Acessórias de Moda São Paulo

Noivas Fest - Feira das Noivas do Litoral

Salão Noiva Sul

São Paulo Fashion Week

Workshop Inesquecível Casamento

  
19. Entidades em Geral

ABRAFESTA - Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais http://www.abrafesta.com.br/


20. Dicas de Negócio

Como o vestido de noiva, embora muito importante, representa apenas um item da longa lista de providências para uma cerimônia de casamento, o contato com outros fornecedores da indústria é vital para a sobrevivência do negócio.
Conservar uma boa relação com cerimoniais e outros profissionais do ramo pode render indicações e alavancar negócios. O mesmo vale para a participação da loja em feiras e exposições para noivas, anúncio em revistas especializadas e divulgação em buffets e casas de festas. Deve-se evitar, a todo custo, disponibilizar roupas com defeitos visíveis, mesmo que pouco perceptíveis. O cliente que identificar a falha dificilmente alugará um traje no local, podendo até divulgar negativamente a loja. Quem opta por alugar um traje, na maioria das vezes o faz por questões econômicas.
Portanto, a loja precisa manter preços competitivos, sem oferecer produtos de baixa qualidade. Investir em renovação do estoque e em treinamento para os funcionários garante a satisfação do cliente e a viabilidade financeira do negócio.
Pesquisas
O empreendedor precisa estar atento ao grau de satisfação dos clientes, buscando identificar qual a percepção que eles têm em relação à qualidade e diferencial dos serviços oferecidos. Para tanto, pode realizar pequenas pesquisas de satisfação, utilizando formulários objetivos (online ou impresso) que permitam extrair as informações desejadas. Ele também deve criar mecanismos que captem as ideias dos colaboradores e parceiros, além de manter uma postura aberta para receber qualquer observação que chegar à empresa.
Avaliar ou visitar concorrentes diretos ajuda na hora de adequar a estrutura do negócio com base em casos reais. Não é razoável utilizar todos os recursos financeiros na montagem da empresa.
Recomenda-se manter algumas reservas para garantir o capital de giro do empreendimento. Casar boas ideias com serviços e atendimento de qualidade pode levar uma empresa a se diferenciar das concorrentes.
Recrutar funcionários criativos pode ajudar a alavancar os negócios.

Tarifas bancárias
Cada vez mais as PMEs negociam com os bancos as tarifas cobradas pelos serviços, uma vez que estes valores apresentam enorme variação. Procure concentrar a movimentação bancária de sua empresa em apenas uma instituição. Desta forma, aumentam as chances de você conseguir reduzir os custos das transações ou até mesmo de obter isenção de algumas tarifas. De acordo com o Banco Central do Brasil, o custo para cada serviço deve ser previsto em contrato. Antes de alterar qualquer valor fixado, o banco deverá avisar o cliente com um mês de antecedência, no mínimo.
BNDES O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia de empresas de pequeno porte por meio do Cartão BNDES e do Programa de Sustentação do Investimento (PSI). Micros, pequenas e médias empresas foram as que mais receberam recursos do banco de janeiro a maio de 2011: as liberações somaram R$ 19 bilhões, 11% a mais que no mesmo período de 2010. Informações sobre as linhas de crédito disponíveis podem ser encontradas no site http://www.bndes.gov.br

  
21. Características

No segmento de aluguel de trajes, o empreendedor precisa estar atento às tendências da moda e hábitos dos clientes. Deve identificar os movimentos deste mercado e adaptá-los à sua oferta, reconhecendo as preferências dos clientes e renovando continuamente a oferta de produtos.

Outras características importantes, relacionadas ao risco do negócio, podem ajudar no sucesso do empreendimento:·

-  Busca constante de informações e oportunidades;·
-  Iniciativa e persistência;· Comprometimento;·
-  Qualidade e eficiência;·
-  Capacidade de estabelecer metas e assumir riscos;·
-  Planejamento e monitoramento sistemáticos;·
-  Independência e autoconfiança;·
-  Senso de oportunidade;·
-  Conhecimento do ramo;·

-  Liderança.

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