13. Capital de Giro
![](http://img.olx.com.br/images/77/775511010143495.jpg)
Capital
de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para
garantir fluidez dos ciclos de caixa.
O
capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco)
da empresa para suportar as oscilações de caixa.
O
capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles:
prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME)
e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).
Quanto
maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior
será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos
regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a
necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.
Se o
prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão-de-obra, aluguel,
impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao
prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de
capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro
disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de
vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto,
o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para
complementar esta necessidade do caixa.
Se
ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem
maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes
para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso,
deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para
honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto,
retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a
ter problemas com seus pagamentos futuros.
Um
fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na
empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as
variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com
precisão. Estima-se em R$ 30 mil o capital de giro necessário para a abertura
de uma microempresa de aluguel de trajes para casamentos e festas.
14.
Custos
São
todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão
incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como:
aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas,
matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção.
O
cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra,
produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o
empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como
ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o
controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a
chance de ganhar no resultado final do negócio.
Os
custos para abrir uma loja de aluguel de trajes devem ser estimados
considerando os itens abaixo:· Salários, comissões e encargos;· Tributos,
impostos, contribuições e taxas;· Aluguel, taxa de condomínio, segurança;·
Água, luz, telefone e acesso a internet;· Produtos para higiene e limpeza da empresa
e funcionários;· Recursos para manutenções corretivas;· Assessoria contábil;·
Propaganda e publicidade da empresa;· Aquisição de matéria-prima e insumos;·
Despesas com vendas;· Despesas com armazenamento e transporte.
Seguem
algumas dicas para manter os custos controlados:· Comprar pelo menor preço;·
Negociar prazos mais extensos para pagamento de fornecedores;· Evitar gastos e
despesas desnecessárias;· Manter equipe de pessoal enxuta;· Reduzir a
inadimplência, através da utilização de cartões de crédito e débito.
15.
Diversificação/Agregação de Valor
Agregar
valor significa oferecer produtos e serviços complementares ao produto
principal, diferenciando-se da concorrência e atraindo o público-alvo. Não
basta possuir algo que os produtos concorrentes não oferecem. É necessário que
esse algo mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem competitiva e
aumente o seu nível de satisfação com o produto ou serviço prestado.
O
ramo de festas também segue a moda, portanto, estar atualizado e trazer
novidades faz toda a diferença. Viajar ao exterior, frequentar feiras e eventos
de moda, além de ficar atento às novelas e ouvir a opinião de estilistas
conceituados, ajuda a obter a noção do que será tendência em cada estação do
ano.
As
pesquisas quantitativas e qualitativas podem ajudar na identificação de
benefícios de valor agregado. No caso de uma loja de aluguel de trajes, há
várias oportunidades de diferenciação, tais como: - Oferta do primeiro aluguel
para vestidos de noivas, festa e trajes; - Participação em entidades
associativas do setor; ·Parceria com empresas de cerimonial e organização de
casamentos; - Parceria com confecções;· - Manutenção de uma equipe própria de
costureiras e passadeiras; - Melhoria no acabamento e customização das peças,
com bordados e outros adornos; - Consultoria sobre os trajes adequados para
cada festa ou cerimônia, dependendo do tipo de festa (black-tie, passeio
completo, passeio, esporte), horário e local de realização, bem como na escolha
do vestido que melhor se adapta ao tipo físico da cliente; - Parceria com
brechós para a desova de peças muito utilizadas; - Entregar trajes e acessórios
na residência do cliente, bem como recolhê-los após a utilização.
Sustentabilidade
A
incorporação dos princípios de sustentabilidade tornou-se um diferencial
importante, uma vez que, no Brasil, cresce o número de consumidores conscientes
que valorizam os serviços fornecidos com o mínimo (ou nenhum) impacto ao meio
ambiente e à saúde dos seres vivos, a partir de matérias-primas naturais
renováveis ou reaproveitáveis.
O
consumidor valoriza cada vez mais as questões ambientais em sua decisão de
compra. Ele espera das grandes empresas que, além de serem agentes produtivos,
sejam agentes sociais e ambientais, contribuindo ativamente para o
desenvolvimento da sociedade.
Uma
das formas de se aplicar o conceito de sustentabilidade enviar para reciclagem
papéis, papelões, plásticos, pilhas, baterias, lâmpadas, madeira de embalagem e
metais.
Outras
maneiras são: - Usar produtos que não agridam a natureza; - Utilizar
equipamentos com baixos níveis de ruído e consumo de energia;;
16. Divulgação
![](http://www.conceicaomaciel.com.br/files/fachada.png)
Recomenda-se
que o empreendedor elabore um plano de comunicação do negócio e o coloque em
prática pelo menos três meses antes de começar a operar. Estratégias de
comunicação dirigidas às redes sociais mostram-se muito adequadas nessa etapa.
Por meio delas, o empreendedor poderá compartilhar conteúdos relacionados ao
segmento em que irá atuar.
No
Twitter, por exemplo, é possível esclarecer dúvidas e responder críticas dos
consumidores em 140 caracteres. Vídeos postados no YouTube costumam provocar
impacto nos internautas e têm enorme poder de disseminação. Fotografias
publicadas no Flickr podem despertar o interesse por novos produtos e serviços.
Caso seja interesse do empreendedor, um profissional de marketing e/ou
comunicação poderá ser contratado para desenvolver campanhas de divulgação
específicas. Abaixo, sugerem-se algumas ações mercadológicas acessíveis e
eficientes:
-
Oferecer brindes para clientes que indicam outras clientes;
-
Publicar anúncios em jornais e revistas de bairro;
-
Oferecer descontos e pacotes promocionais para aluguéis combinados (por
exemplo, traje do noivo + traje da noiva, vestido +fraque);
-
Montar um website com o portfólio de roupas, com a oferta de serviços e demais
valores empresariais. - Anunciar em sites de busca, que geram maior volume de
tráfego e vendas. O empreendedor deve sempre entregar o que foi prometido e,
quando puder, superar as expectativas do cliente. Ao final, a melhor propaganda
será feita pelos clientes satisfeitos e bem atendidos.
17.
Informações Fiscais e Tributárias
O
segmento de ALUGUEL DE TRAJES PARA CASAMENTOS, assim entendido pela CNAE/IBGE
(Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7723-3/00 como a atividade de
aluguel de trajes para casamentos e festas, de objetos do vestuário, de jóias,
de calçados e de outros acessórios, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime
Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME
(Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei
Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não
ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa
R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno
porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.
Nesse
regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições,
por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do
Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional
(http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):
• IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
• CSLL (contribuição social sobre o lucro);
• PIS (programa de integração social);
• COFINS (contribuição para o financiamento da
seguridade social);
• INSS (contribuição para a Seguridade Social
relativa a parte patronal).
Conforme
a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse
ramo de atividade, variam de 4% a 12,42%, dependendo da receita bruta auferida
pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção
pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês
de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao
número de meses de atividade no período.
Se o
Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios
tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse
imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal
poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.
Se a
receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o
empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá
optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual) . Para se
enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme
a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII
(http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm
). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em
valores fixos mensais conforme abaixo:
I)
Sem empregado
• 5% do salário mínimo vigente - a título de
contribuição previdenciária do empreendedor;
• não farão recolhimento de ICMS e ISS por não
serem contribuintes destes tributos.
II)
Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de
um salário mínimo ou piso da categoria)
O
empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes
percentuais:
• Retém do empregado 8% de INSS sobre a
remuneração;
• Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a
remuneração do empregado.
Havendo
receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu
empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.
Para
este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será
muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura
do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.
Fundamentos
Legais:
Leis
Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs
127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples
Nacional nº 94/2011.
18.
Eventos
Casar
2011
Couromoda
– Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro
Expo
Casar São Paulo Expo For Wedding 2011 www.expoforwedding.com.br
Expo
Noivas & Festas
Fashion
Rio
http://www.fashionrio.org.br
Feira
da Noiva
Festas
& Noivas
Feninver
– Feira Brasileira de Confecções e Acessórias de Moda São Paulo
Noivas
Fest - Feira das Noivas do Litoral
Salão
Noiva Sul
São
Paulo Fashion Week
Workshop
Inesquecível Casamento
19.
Entidades em Geral
ABRAFESTA
- Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais
http://www.abrafesta.com.br/
20. Dicas
de Negócio
Como
o vestido de noiva, embora muito importante, representa apenas um item da longa
lista de providências para uma cerimônia de casamento, o contato com outros fornecedores
da indústria é vital para a sobrevivência do negócio.
Conservar
uma boa relação com cerimoniais e outros profissionais do ramo pode render
indicações e alavancar negócios. O mesmo vale para a participação da loja em
feiras e exposições para noivas, anúncio em revistas especializadas e
divulgação em buffets e casas de festas. Deve-se evitar, a todo custo,
disponibilizar roupas com defeitos visíveis, mesmo que pouco perceptíveis. O
cliente que identificar a falha dificilmente alugará um traje no local, podendo
até divulgar negativamente a loja. Quem opta por alugar um traje, na maioria
das vezes o faz por questões econômicas.
Portanto,
a loja precisa manter preços competitivos, sem oferecer produtos de baixa
qualidade. Investir em renovação do estoque e em treinamento para os
funcionários garante a satisfação do cliente e a viabilidade financeira do
negócio.
Pesquisas
O
empreendedor precisa estar atento ao grau de satisfação dos clientes, buscando
identificar qual a percepção que eles têm em relação à qualidade e diferencial
dos serviços oferecidos. Para tanto, pode realizar pequenas pesquisas de
satisfação, utilizando formulários objetivos (online ou impresso) que permitam
extrair as informações desejadas. Ele também deve criar mecanismos que captem
as ideias dos colaboradores e parceiros, além de manter uma postura aberta para
receber qualquer observação que chegar à empresa.
Avaliar
ou visitar concorrentes diretos ajuda na hora de adequar a estrutura do negócio
com base em casos reais. Não é razoável utilizar todos os recursos financeiros
na montagem da empresa.
Recomenda-se
manter algumas reservas para garantir o capital de giro do empreendimento.
Casar boas ideias com serviços e atendimento de qualidade pode levar uma
empresa a se diferenciar das concorrentes.
Recrutar
funcionários criativos pode ajudar a alavancar os negócios.
Tarifas
bancárias
Cada
vez mais as PMEs negociam com os bancos as tarifas cobradas pelos serviços, uma
vez que estes valores apresentam enorme variação. Procure concentrar a
movimentação bancária de sua empresa em apenas uma instituição. Desta forma,
aumentam as chances de você conseguir reduzir os custos das transações ou até
mesmo de obter isenção de algumas tarifas. De acordo com o Banco Central do
Brasil, o custo para cada serviço deve ser previsto em contrato. Antes de
alterar qualquer valor fixado, o banco deverá avisar o cliente com um mês de
antecedência, no mínimo.
BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia de
empresas de pequeno porte por meio do Cartão BNDES e do Programa de Sustentação
do Investimento (PSI). Micros, pequenas e médias empresas foram as que mais
receberam recursos do banco de janeiro a maio de 2011: as liberações somaram R$
19 bilhões, 11% a mais que no mesmo período de 2010. Informações sobre as
linhas de crédito disponíveis podem ser encontradas no site http://www.bndes.gov.br
21.
Características
No
segmento de aluguel de trajes, o empreendedor precisa estar atento às
tendências da moda e hábitos dos clientes. Deve identificar os movimentos deste
mercado e adaptá-los à sua oferta, reconhecendo as preferências dos clientes e
renovando continuamente a oferta de produtos.
Outras
características importantes, relacionadas ao risco do negócio, podem ajudar no
sucesso do empreendimento:·
- Busca constante de informações e
oportunidades;·
- Iniciativa e persistência;· Comprometimento;·
- Qualidade e eficiência;·
- Capacidade de estabelecer metas e assumir
riscos;·
- Planejamento e monitoramento sistemáticos;·
- Independência e autoconfiança;·
- Senso de oportunidade;·
- Conhecimento do ramo;·
- Liderança.
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